Que Horas Ela Volta? é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2016

por: Cinevitor

reginaoscarProtagonista: Regina Casé interpreta a emprega doméstica Val. 

O Ministério da Cultura divulgou na manhã desta quinta-feira, 10/09, o filme brasileiro que vai disputar uma vaga entre os cinco finalistas na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar do ano que vem. O escolhido foi Que Horas Ela Volta?, dirigido por Anna Muylaert, que tem feito muito sucesso nas salas de cinema.

O crítico Rodrigo Fonseca, membro da Comissão Julgadora, falou sobre a indicação: “O que este filme faz é mostrar como fica o afeto dessas classes [domésticas e empregadores]. Nesse ponto, ele é um filme muito singular. Uma das coisas ditas na reunião é que esse filme consegue discutir a questão econômica e política e falar desse arranjo social sem fazer discurso, sem fazer plenária. Ele não é um panfleto. O filme fala de afeto que também levanta os tópicos sociais”.

Lula Oliveira, representante do ministro da Cultura, Juca Ferreira, também falou sobre a escolha: “Entendemos que o filme tem uma importância no seu valor estético, artístico, na linguagem e no tema que ele aborda sobre uma realidade muito forte da sociedade brasileira e por ele ter buscado estratégias de comunicação para chegar aonde ele chegou. Estamos muito satisfeitos com a escolha, que foi muito boa e democrática”.

Também estavam na disputa: A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante; Alguém Qualquer, de Tristan Aronovich; Campo de Jogo, de Eryk Rocha; Casa Grande, de Fellipe Barbosa; Entrando Numa Roubada, de André Moraes; Estranhos, de Paulo Alcântara; e A Estrada 47, de Vicente Ferraz.

O representante brasileiro disputará uma vaga na premiação mais importante do cinema com produções de outros países. Antes do anúncio final, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood selecionará nove produções estrangeiras. Desse grupo, saem os cinco finalistas. A lista com os indicados ao Oscar 2016 sai no dia 14 de janeiro e a cerimônia está marcada para acontecer no dia 28 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Hollywood.

Vale lembrar que a última vez que o Brasil concorreu na categoria de melhor filme estrangeiro foi em 1999, com o filme Central do Brasil.

Que Horas Ela Volta? tem feito sucesso por onde passa. Já ganhou prêmios no Festival de Sundance e no Festival de Berlim e foi distribuído em mais de 20 países. No último final de semana, ganhou mais doze salas nos Estados Unidos, crescendo 132,5% nas bilheterias americanas.

O filme, que conta com Regina Casé, Camila Márdila, Karine Teles, Lourenço Mutarelli e Michel Joelsas no elenco, narra a história de Val, uma emprega doméstica pernambucana que se muda para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Após 13 anos como babá do menino Fabinho, ela convive com a culpa de não ter participado da criação da filha. Mas, as coisas mudam quando Jéssica resolve ir ao encontro da mãe, em busca de condições melhores de estudo. Esse reencontro fará com que Val precise encontrar um novo equilíbrio na sua vida.

Quer saber mais sobre o filme? Clique aqui e confira a matéria sobre a coletiva de imprensa que aconteceu no Festival de Gramado deste ano; e assista aqui ao programa com entrevistas com a diretora e elenco; tem também o Cinemão sobre o filme, com comentários dos críticos Edu Fernandes e Vitor Búrigo.

Comentários