Paulina García será homenageada no 50º Festival de Cinema de Gramado

por: Cinevitor
Paulina García em Gloria: a atriz acumula mais de 70 trabalhos entre teatro, TV e cinema.

Depois de anunciar os homenageados com os troféus Eduardo Abelin, Joel Zito Araújo, Cidade de Gramado, Araci Esteves, e Oscarito, Marcos Palmeira, o Festival de Cinema de Gramado completa a lista de personalidades homenageadas de sua 50ª edição com o Kikito de Cristal à atriz chilena Paulina García.

Grande dama chilena do cinema, da televisão e do teatro, Paulina é formada em atuação teatral pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e pós-graduada em direção teatral e em dramaturgia. Suas atuações renderam reconhecimento nos principais festivais de cinema do mundo, recebendo quatro indicações para o Prêmio Altazor de las Artes Nacionales, três para os Prêmios APES, além de ter sido consagrada com o Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Berlim pela comédia dramática Gloria.

Paulina estreou no cinema com o longa Tres Noches de un Sábado (2002), de Joaquín Eyzaguirre, destaque no Festival de Cartagena e Viña del Mar. Atuou em filmes como Cachimba (2004), de Silvio Caiozzi; Casa de Remolienda (2007), de Joaquín Eyzaguirre; A Noiva do Deserto (2017), de Cecilia Atán e Valeria Pivato, exibido na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes; Segredos em Família (2019), de Jorge Riquelme Serrano; Os 33 (2015), de Patricia Riggen; A Cordilheira (2017), de Santiago Mitre; entre outros. Também se destacou na série Narcos, da Netflix, no papel de Hermilda Gaviria.

Dirigido por Sebastián Lelio, Gloria foi seu mais célebre trabalho de acordo com a crítica especializada, rendendo seu reconhecimento internacional. Além do Urso de Prata, foi consagrada também no Prêmio Platino e no Festival de Lima. Em Gramado, recebeu o kikito de melhor atriz por sua atuação no longa Las analfabetas, de Moisés Sepúlveda, durante a 42ª edição, em 2014.

O Troféu Kikito de Cristal é dedicado a grandes expoentes do cinema latino-americano. A honraria, que completa 15 anos em 2022, foi entregue pela primeira vez em 2007 ao cineasta Eduardo Coutinho. O cineasta Ruy Guerra, os atores Jean Pierre Noher, César Troncoso e Leonardo Sbaraglia e as atrizes Cecilia Roth, Soledad Villamil e Natalia Oreiro foram outros nomes homenageados.

Foto: Divulgação/Imovision.

Comentários