Marina Meliande apresenta Mormaço no 46º Festival de Cinema de Gramado

por: Cinevitor

mormacogramadoEquipe do filme reunida antes da exibição.

Primeiro longa-metragem solo de Marina Meliande, Mormaço foi exibido na mostra competitiva de longas brasileiros do 46º Festival de Cinema de Gramado, no domingo, 19/08. Roteirizado pela própria Marina, em parceria com Felipe Bragança, o longa traz Marina Provenzzano como protagonista.

Ana é uma jovem advogada carioca que se divide entre seu trabalho em uma comunidade prestes a ser despejada por conta dos Jogos Olímpicos do Rio, um novo amor e uma doença misteriosa. O longa teve estreia mundial na competição oficial do Festival Internacional de Cinema de Roterdã no início do ano.

A dupla de roteiristas já trabalhou junta em outros projetos e assina a direção de longas como A Fuga da Mulher Gorila, que estreou no Festival de Locarno, em 2009, e A Alegria, que esteve na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes, em 2010. Além de Marina Provenzzano, o elenco conta com o estreante Pedro Gracindo, Diego de Abreu, Analu Prestes, Igor Angelkorte e Sandra Souza.

A história se passa no Rio de Janeiro, em 2016, num verão escaldante. A cidade está se preparando para os Jogos Olímpicos. Ana, uma defensora pública de 32 anos, trabalha na defesa de uma comunidade ameaçada de remoção pelas obras do Parque Olímpico. Enquanto isso, misteriosas manchas roxas, similares a fungos, aparecem em seu corpo. Coisas estranhas começam a acontecer na cidade e no corpo de Ana. A temperatura sobe, criando uma atmosfera úmida e sufocante. O mormaço acumula, abrindo caminho para uma forte chuva.

No palco do Palácio dos Festivais, a diretora subiu acompanhada por sua equipe e fez um discurso importante e reflexivo: “Estou muito feliz e honrada de estar aqui. É a primeira exibição do filme no Brasil e isso é muito importante. Mormaço é sobre resistência, filmado em 2016 e alguns meses antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro. É um filme que fala bastante sobre a relação das pessoas com a cidade em transformação e de como nossos corpos resistem a essas transformações, que muitas vezes são bastante violentas e agressivas”, disse.

Aperte o play e confira na íntegra o discurso de Marina Meliande em Gramado:

*O CINEVITOR está em Gramado e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Fabio Winter/Pressphoto.

Comentários