A Luta do Século

por: Cinevitor

lutaseculoposterDireção: Sérgio Machado

Elenco: Luciano Todo Duro Torres, Reginaldo Holyfield Andrade.

Ano: 2018

Sinopse: O documentário narra a trajetória dos pugilistas Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro, que encontraram no boxe uma maneira de escapar da miséria e tornaram-se dois dos maiores ídolos do esporte nordestino. A rivalidade entre eles colocou em pé de guerra Bahia e Pernambuco nos anos 1990. Durante mais de 20 anos, os dois se odiaram tanto que não podiam dividir o mesmo espaço sem se agredir. Eles se enfrentaram 6 vezes, com 3 vitórias para cada lado. Durante as filmagens, os inimigos, já com mais de 50 anos, resolveram se enfrentar pela última vez.

Crítica do CINEVITOR: Na década de 1990, os noticiários esportivos destacaram por muito tempo dois grandes nomes do boxe brasileiro: Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield. O pernambucano e o baiano somavam diversos títulos importantes, mas era a rivalidade entre eles que chamava mais atenção. Em A Luta do Século, documentário dirigido por Sérgio Machado e premiado no Festival do Rio, acompanhamos a trajetória dos pugilistas que encontraram no boxe uma maneira de escapar da miséria e tornaram-se dois dos maiores ídolos do esporte nordestino. Durante mais de vinte anos, esse pé de guerra entre eles causou tanto ódio que não podiam dividir o mesmo espaço sem se agredir. Com depoimentos de seus carismáticos protagonistas, imagens de arquivo e uma narração do próprio diretor, o documentário vai além da lendária rivalidade. Machado também presta uma homenagem aos boxeadores e os coloca, mais uma vez, em evidência. Hoje, fragilizados pelos obstáculos enfrentados ao longo da vida, Todo Duro e Holyfield prometem um novo duelo. Longe daquela realidade vivida em uma era de estrelato, marcada por provocações públicas onde se atracavam em programas de TV e viravam notícia, agora, os ídolos precisam lutar por sobrevivência. A Luta do Século destaca seus campeões em um documentário minucioso que honra o legado dessas lendas. (Vitor Búrigo)

*Crítica publicada na edição 102 (março/2018) da Revista Preview.

*Clique aqui e confira as entrevistas com Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield; e clique aqui para conferir o bate-papo com o diretor Sérgio Machado.

Nota do CINEVITOR:

nota-4-estrelas

Comentários