La Vérité, de Hirokazu Kore-eda, será o filme de abertura do Festival de Veneza 2019

por: Cinevitor

koreedavenezaaberturaDramas familiares e elenco talentoso: filme de abertura.

A diretoria da Biennale di Venezia, presidida por Paolo Baratta, anunciou nesta quinta-feira, 19/08, que o drama La Vérité (The Truth), dirigido pelo cineasta japonês Hirokazu Kore-eda, será o filme de abertura da 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro. O longa será exibido em competição e disputará o Leão de Ouro.

Em comunicado oficial, o diretor declarou: “É com grande alegria que informo que meu novo filme foi selecionado para abrir a Competição Oficial do Festival de Cinema de Veneza. Estou extremamente honrado. Gostaria de expressar minha sincera gratidão para toda a equipe do festival. Nós filmamos em dez semanas no outono passado em Paris. Como anunciado oficialmente, o elenco é prestigiado, mas o filme em si narra uma pequena história de família que ocorre principalmente dentro de uma casa. Tentei fazer meus personagens viverem neste pequeno universo, com suas mentiras, orgulho, arrependimentos, tristeza, alegria e reconciliação. Eu realmente espero que vocês gostem deste filme”.

O diretor do festival, Alberto Barbera, também comentou a escolha: “Para o primeiro filme que ele dirigiu no exterior, Kore-eda teve o privilégio de trabalhar com duas grandes estrelas do cinema francês. O encontro entre o universo do cineasta mais importante do Japão atualmente e duas atrizes queridas, como Catherine Deneuve e Juliette Binoche, trouxe à vida uma reflexão poética sobre a relação entre mãe e filha e a complexa profissão de ator. Será um prazer apresentar este longa como o filme de abertura do Festival de Cinema de Veneza deste ano”.

Na história, Fabienne, interpretada por Catherine Deneuve, é uma estrela do cinema francês. Ela reina entre os homens que a amam e a admiram. Quando publica suas memórias, sua filha Lumir, papel de Juliette Binoche, retorna de Nova York para Paris com seu marido, vivido por Ethan Hawke, e seu filho pequeno. O reencontro entre mãe e filha rapidamente se transforma em confronto: as verdades serão contadas, os relatos resolvidos, os amores e ressentimentos confessados. Ludivine Sagnier e Roger Van Hool completam o elenco do filme, que fará sua estreia no dia 28 de agosto na Sala Grande do Palazzo del Cinema.

O primeiro longa de ficção de Hirokazu Kore-eda, A Luz da Ilusão, foi exibido em Veneza, em 1995, disputou o Leão de Ouro e recebeu uma Menção Honrosa do OCIC Award. Em 2017, o cineasta voltou ao evento, na Competição Oficial, com O Terceiro Assassinato.

Foto: Divulgação.

Comentários