Homem com H, filme sobre Ney Matogrosso, será dirigido por Esmir Filho

por: Cinevitor
Em breve: vida e obra nas telonas!

A Paris Entretenimento, uma das produtoras de cinema mais atuantes do mercado nacional, anunciou nesta semana um novo projeto: Homem com H, longa-metragem sobre a vida e a obra de Ney Matogrosso. Figura icônica do cenário cultural brasileiro, o cantor coleciona fãs, sucessos e polêmicas desde a década de 1970 quando surgiu como vocalista do revolucionário grupo musical Secos & Molhados.

Mais do que relembrar as diversas fases da carreira do cantor, o roteiro de Homem com H pretende alternar as linhas narrativas da infância, adolescência, vida adulta e maturidade de Ney para que o espectador tenha uma visão ampla do ser humano por trás do artista.

O escolhido para levar a vida de Ney Matogrosso às telonas do cinema foi o premiado cineasta Esmir Filho, responsável por filmes como Os Famosos e os Duendes da Morte, Alguma Coisa Assim, Verlust e a série Boca a Boca, da Netflix: “Além de admirar Ney como pessoa e artista, me identifico muito com sua história de vida, sua postura frente ao mundo e seus pensamentos. Meu desafio agora é traduzir a poesia de Ney para a linguagem do cinema, criando uma jornada sobre liberdade e afeto. Fiquei muito feliz quando o projeto chegou até mim por convite e iluminou meus últimos meses isolados, em que estive imerso nos discos de Ney e livros que contam sua trajetória. Ri, chorei, dancei”, revelou Esmir.

Com o roteiro em fase de desenvolvimento, a Paris Entretenimento falou sobre a escolha do ator que viverá Ney Matogrosso nas telonas: “Representar um artista vivo é um grande desafio tanto para o ator quanto para a equipe técnica que precisa ter ainda mais atenção aos detalhes. Temos nomes em mente, estamos estudando a melhor opção para trazer esse presente para o espectador”, disse Mariana Marcondes, que assina a produção executiva em parceria com Jatir Eiró.

Ney Matogrosso, que completa 80 anos no próximo domingo, 01/08, já participou de diversos filmes, entre eles: Olho Nu, de Joel Pizzini, documentário que retrata sua vida e obra; Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha, de Helena Ignez e Ícaro Martins; Primeiro Dia de um Ano Qualquer, de Domingos Oliveira; Caminhos Magnétykos, de Edgar Pêra; Boni Bonita, de Daniel Barosa; o documentário De Gravata e Unha Vermelha, de Miriam Chnaiderman; Ralé, de Helena Ignez; Sol Alegria, de Tavinho Teixeira; Sonho de Valsa, de Ana Carolina; Não Devore Meu Coração, de Felipe Bragança; entre outros.

Além disso, também atuou em curtas-metragens, como Dá Licença de Contar, de Pedro Soffer Serrano; Homem-Ave, de Rafael Saar; e Poder dos Afetos, de Helena Ignez; e nos inéditos longas Gosto de Fel, de Beto Besant, e Peixe, de Rafael Saar.

Homem com H é autorizado por Ney Matogrosso, que participa ativamente do desenvolvimento e das decisões artísticas do projeto. O longa deve ser rodado em 2022 e tem estreia prevista para 2023.

Foto: Marcia Hack.

Comentários