Flavia Castro apresenta Deslembro na 42ª Mostra de São Paulo

por: Cinevitor

flaviacastromostraA diretora participou de um debate com o público depois da exibição do longa.

Deslembro, primeiro longa-metragem de ficção da cineasta Flavia Castro, integra a Competição Novos Diretores da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Exibido recentemente na mostra Orizzonti do Festival de Veneza, o filme também foi selecionado para a Première Brasil do Festival do Rio.

Na história, Joana é uma adolescente que se alimenta de literatura e rock. Ela mora em Paris com a família, quando a anistia é decretada no Brasil. De um dia para o outro, e a sua revelia, organiza-se a volta para o país do qual mal se lembra. No Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS, seu passado ressurge. Nem tudo é real, nem tudo é imaginação, mas ao “lembrar”, Joana inscreve sua própria história no presente, na primeira pessoa.

Foi durante a montagem do documentário Diário de uma Busca, no qual retratou a trajetória de seu pai, um militante e exilado político nos anos 1970, que Flavia pensou em Deslembro. Para ir mais longe em questões como exílio, fugas, lutas e luto, a diretora se interessou em mostrar a subjetividade da adolescente Joana; como ela sente, busca, sobrevive e se reinventa.

Produzido por Walter Salles, Gisela B. Camara e Flavia Castro, o longa ganhou o Prêmio da Crítica no Festival de Biarritz, na França, e conta com Jeanne Boudier, Sara Antunes, Eliane Giardini, Hugo Abranches, Arthur Raynaud, Jesuita Barbosa, Antonio Carrara e Marcio Vito no elenco.

Exibido pela primeira vez na Mostra de São Paulo no sábado, 20/10, a exibição contou com a presença da equipe no Reserva Cultural. Depois da projeção, a diretora Flavia Castro participou de um debate com o público ao lado da diretora de fotografia, Heloísa Passos.

Aperte o play e confira:

Foto: Mario Miranda Filho.

Comentários