Filmes brasileiros são selecionados para o Festival de Sundance 2018

por: Cinevitor

ferrugem2sundanceTifanny Dopke e Giovanni De Lorenzi em Ferrugem, de Aly Muritiba: filme selecionado.

A 40ª edição do Festival Sundance de Cinema, um dos eventos mais importantes do cinema independente, que acontecerá entre os dias 18 e 28 de janeiro de 2018, anunciou, nesta quarta-feira, 29/11, sua seleção oficial.

Neste ano, 110 longas-metragens de 29 países foram selecionados entre 13.468 inscrições, incluindo 3.901 longas e 8.740 curtas-metragens. Das produções apresentadas, 1.799 eram americanas e 2.102 eram internacionais.

Na Competição Americana, destacam-se ficções e documentários inéditos de novos nomes do cinema independente americano; na Competição Internacional, produções dirigidas por talentos emergentes do cinema mundial oferecem novas perspectivas e estilos inventivos; na Mostra Next, filmes americanos considerados ousados e criativos completam a programação; na seção Premieres, destacam-se algumas das estreias mais esperadas para o próximo ano; em Midnight, uma seleção que vai do horror à comédia, com obras que desafiam a classificação de gênero; em Spotlight, é possível rever alguns filmes consagrados no ano anterior; e na seção Kids, uma programação dedicada aos espectadores mais jovens.

Neste ano, o cinema brasileiro marca presença na Competição Internacional com dois filmes: Benzinho, de Gustavo Pizzi, estrelado por Karine Teles, Adriana Esteves e Otávio Müller; e Ferrugem, de Aly Muritiba (confira o teaser no final do post), que conta com Giovanni De Lorenzi, Tifanny Dopke, Enrique Diaz, Clarissa Kiste, Duda Azevedo e Pedro Inoue no elenco. Além disso, o documentário The Cleaners, uma coprodução entre Alemanha e Brasil, dirigido por Moritz Riesewieck e Hans Block, também foi selecionado.

benzinhosundance1Cena de Benzinho, de Gustavo Pizzi: filme brasileiro selecionado.

Em comunicado oficial, Robert Redford, presidente e fundador do Sundance Institute, disse: “O trabalho dos contadores de histórias independentes pode desafiar e possivelmente mudar a cultura, iluminando as imperfeições e possibilidades do nosso mundo. O Festival deste ano está cheio de histórias que provocam pensamentos, impulsionam a empatia e permitem ao público uma conexão, de maneira profundamente pessoal, à experiência humana universal”.

Conheça os filmes selecionados para o Festival de Sundance 2018:

COMPETIÇÃO AMERICANA | DRAMA:

American Animals, de Bart Layton
Blaze, de Ethan Hawke
Blindspotting, de Carlos Lopez Estrada
Burden, de Andrew Heckler
Eighth Grade, de Bo Burnham
I Think We’re Alone Now, de Reed Morano
The Kindergarten Teacher, de Sara Colangelo
Lizzie, de Craig William Macneill
The Miseducation of Cameron Post, de Desiree Akhavan
Monster, de Anthony Mandler
Monsters and Men, de Reinaldo Marcus Green
Nancy, de Christina Choe
Sorry to Bother You, de Boots Riley
The Tale, de Jennifer Fox
Tyrel, de Sebastian Silva
Wildlife, de Paul Dano

COMPETIÇÃO AMERICANA | DOCUMENTÁRIO:

Bisbee ’17, de Robert Greene
Crime + Punishment, de Stephen Maing
Dark Money, de Kimberly Reed
The Devil We Know, de Stephanie Soechtig
Hal, de Amy Scott
Hale County This Morning, This Evening, de RaMell Ross
Inventing Tomorrow, de Laura Nix
Kailash, de Derek Doneen
Kusama – Infinity, de Heather Lenz
The Last Race, de Michael Dweck
Minding the Gap, de Bing Liu
On Her Shoulders, de Alexandria Bombach
The Price of Everything, de Nathaniel Kahn
Seeing Allred, de Sophie Sartain e Roberta Grossman
The Sentence, de Rudy Valdez
Three Identical Strangers, de Tim Wardle

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | DRAMA:

And Breathe Normally (Andið eðlilega), de Ísold Uggadóttir (Islândia)
Butterflies (Kelebekler), de Tolga Karaçelik (Turquia)
Dead Pigs, de Cathy Yan (China)
The Guilty (Den skyldige), de Gustav Möller (Dinamarca)
Holiday, de Isabella Eklöf (Dinamarca)
Benzinho (Loveling), de Gustavo Pizzi (Brasil/Uruguai)
Pity, de Babis Makridis (Grécia/Polônia)
The Queen of Fear, de Valeria Bertuccelli e Fabiana Tiscornia (Argentina/Dinamarca)
Ferrugem (Rust), de Aly Muritiba (Brasil)
Time Share (Tiempo Compartido), de Sebastián Hofmann (México/Holanda)
Un Traductor, de Rodrigo Barriuso e Sebastián Barriuso (Canadá/Cuba)
Yardie, de Idris Elba (Reino Unido)

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | DOCUMENTÁRIO:

A Polar Year, de Samuel Collardey (França)
Anote’s Ark, de Matthieu Rytz (Canadá)
The Cleaners, de Moritz Riesewieck e Hans Block (Alemanha/Brasil)
Genesis 2.0, de Christian Frei e Maxim Arbugaev (Suíça)
MATANGI/MAYA/M.I.A., de Stephen Loveridge (Sri Lanka/Reino Unido/EUA)
Of Fathers and Sons, de Talal Derki (Alemanha/Síria/Líbano)
The Oslo Diaries, de Mor Loushy e Daniel Sivan (Israel/Canadá)
Our New President, de Maxim Pozdorovkin (Rússia/EUA)
Shirkers, de Sandi Tan (EUA)
This is Home, de Alexandra Shiva (EUA/Jordânia)
Westwood, de Lorna Tucker (Reino Unido)
A Woman Captured, de Bernadett Tuza-Ritter (Hungria)

NEXT:

306 Hollywood, de Elan Bogarín e Jonathan Bogarín (EUA/Hungria)
A Boy, A Girl, A Dream., de Qasim Basir (EUA)
An Evening With Beverly Luff Linn, de Jim Hosking (Reino Unido/EUA)
Clara’s Ghost, de Bridey Elliott (EUA)
Madeline’s Madeline, de Josephine Decker (EUA)
Night Comes On, de Jordana Spiro (EUA)
Search, de Aneesh Chaganty (EUA)
Skate Kitchen, de Crystal Moselle (EUA)
We The Animals, de Jeremiah Zagar (EUA)
White Rabbit, de Daryl Wein (EUA)

PREMIERES:

A Kid Like Jake, de Silas Howard (EUA)
Beirut, de Brad Anderson (EUA)
The Catcher Was a Spy, de Ben Lewin (EUA)
Colette, de Wash Westmoreland (Reino Unido)
Come Sunday, de Joshua Marston (EUA)
Damsel, de David Zellner e Nathan Zellner (EUA)
Don’t Worry, He Won’t Get Far On Foot, de Gus Van Sant (EUA)
Futile and Stupid Gesture, de David Wain (EUA)
The Happy Prince, de Rupert Everett (Alemanha/Bélgica/Itália)
Hearts Beat Loud, de Brett Haley (EUA)
Juliet, Naked, de Jesse Peretz (Reino Unido)
Ophelia, de Claire McCarthy (Reino Unido)
Puzzle, de Marc Turtletaub (EUA)
Untitled Debra Granik Project, de Debra Granik (EUA)
What They Had, de Elizabeth Chomko (EUA)

PREMIERES | DOCUMENTÁRIO:

Bad Reputation, de Kevin Kerslake (EUA)
Believer, de Don Argott (EUA)
Chef Flynn, de Cameron Yates (EUA)
The Game Changers, de Louie Psihoyos (EUA)
Generation Wealth, de Lauren Greenfield (EUA)
Half The Picture, de Amy Adrion (EUA)
Jane Fonda in Five Acts, de Susan Lacy (EUA)
King In The Wilderness, de Peter Kunhardt (EUA)
Quiet Heroes, de Jenny Mackenzie (EUA)
RBG, de Betsy West e Julie Cohen (EUA)
Robin Williams: Come Inside My Mind, de Marina Zenovich (EUA)
Studio 54, de Matt Tyrnauer (EUA)
Won’t You Be My Neighbor?, de Morgan Neville (EUA)

MIDNIGHT:

Arizona, de Jonathan Watson (EUA)
Assassination Nation, de Sam Levinson (EUA)
Mandy, de Panos Cosmatos (Bélgica/EUA)
Never Goin’ Back, de Augustine Frizzell (EUA)
Piercing, de Nicolas Pesce (EUA)
Revenge, de Coralie Fargeat (França)
Summer of ’84, de Francois Simard, Anouk Whissell e Yoann Whissell (Canadá/EUA)

SPOTLIGHT:

Beast, de Michael Pearce (Reino Unido)
The Death of Stalin, de Armando Iannucci (França/Reino Unido/Bélgica)
Foxtrot, de Samuel Maoz (Israel)
I Am Not a Witch, de Rungano Nyoni (Reino Unido)
The Rider, de Chloé Zhao (EUA)
Super Size Me 2: Holy Chicken!, de Morgan Spurlock (EUA)

KIDS:

Lu Over the Wall (Yoake tsugeru Rû no uta), de Masaaki Yuasa (Japão)
Science Fair, de Cristina Costantini e Darren Foster (EUA)
White Fang, de Alexandre Espigares (EUA)

[ATUALIZADO – 19/01/18 – 13h22]: confira o teaser de Ferrugem, dirigido por Aly Muritiba:

Fotos: Bianca Aun/Divulgação.

Comentários