Festival do Rio 2017 divulga atrações internacionais: 250 filmes, diretores consagrados e premiados

por: Cinevitor

120batimentosrio120 Batimentos por Minuto: vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes.

De 5 a 15 de outubro, a 19ª edição do Festival do Rio vai exibir 250 filmes de mais de 60 países, espalhados por 15 mostras em cerca de 20 locais de exibição da cidade, além de receber profissionais do audiovisual para seminários e workshops, realizar debates, reunir música, cinema e realidade virtual.

Serão apresentados os novos trabalhos de diretores consagrados e premiados, como, Roman Polanski, Stephen Frears, Luca Guadagnino, Oliver Stone, Fatih Akin, Alexander Payne, Hong Sang-soo, Frederick Wiseman, Sally Potter, Jane Campion, Steven Soderbergh, Abel Ferrara, Joachim Trier, William Friedkin, Alexandra Dean, Kathryn Bigelow, Ildikó Enyedi, Lucrecia Martel, entre outros.

Além das mostras tradicionais, o Prêmio Felix vai eleger, pelo quarto ano, o melhor filme de temática LGBTQ de uma seleção de 32 longas e 4 curtas, escolhido por um júri oficial e vai exibir o programa Felix Apresenta: Clássicos do Queer Britânico, no ano em que comemora-se os 50 anos da descriminalização da homossexualidade no Reino Unido; no Foco Itália, o festival presta homenagem ao país, com exibição de 9 das mais recentes produções italianas.

Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com diretores e atores  internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.

Confira a lista com as atrações do Festival do Rio 2017:

PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL:

12 Dias (12 jours), de Raymond Depardon (França)
120 Batimentos por Minuto (120 battements par minute), de Robin Campillo (França)
Anos Dourados (Nos années folles), de André Téchiné (França)
Barbara, de Mathieu Amalric (França)
D’après une histoire vraie (Based on a True Story), de Roman Polanski (França/Bélgica/Polônia)
Berenice Procura, de Allan Fiterman (Brasil)
Bom Comportamento (Good Time), de Josh Safdie e Ben Safdie (EUA)
Borg vs McEnroe, de Janus Metz (Suécia/Dinamarca/Finlândia)
A Câmera de Claire (Keul-le-eo-ui ka-me-la), de Hong Sang-soo (França/Coreia do Sul)
Uma Casa à Beira Mar (La Villa), de Robert Guédiguian (França)
Centauro (Centaur), de Aktan Arym Kubat (Quirguistão/França/Alemanha/Holanda)
A Comédia Divina, de Toni Venturi (Brasil)
Corpo e Alma (Testről és lélekről), de Ildikó Enyedi (Hungria)
Uma Criatura Gentil (Krotkaya), de Sergei Loznitsa (França)
Dalida, de Lisa Azuelos (França)
Depois Daquela Montanha (The Mountain Between Us), de Hany Abu-Assad (EUA)
Detroit em Rebelião (Detroit), de Kathryn Bigelow (EUA)
O Diabo e o Padre Amorth (The Devil and Father Amorth), de William Friedkin (EUA)
Direções (Posoki), de Stephan Komandarev (Bulgária/Alemanha)
Discreet, de Travis Matthews (EUA/Brasil)
Doentes de Amor (The Big Sick), de Michael Showalter (EUA)
Em Pedaços (Aus dem Nichts), de Fatih Akin (Alemanha)
As Entrevistas de Putin (The Putin Interviews), de Oliver Stone (EUA)
O Estado das Coisas (Brad’s Status), de Mike White (EUA)
Pequena Grande Vida (Downsizing), de Alexander Payne (EUA)
Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me by Your Name), de Luca Guadagnino (Itália/França)
Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha (Victoria and Abdul), de Stephen Frears (Reino Unido/EUA)
The Disaster Artist, de James Franco (EUA)
Top of the Lake: China Girl, de Jane Campion e Ariel Kleiman (Austrália/Nova Zelândia)
O Formidável (Le Redoutable), de Michel Hazanavicius (França/Myanmar)
Roubo em Família (Logan Lucky), de Steven Soderbergh (EUA)
The Florida Project, de Sean Baker (EUA)
Thelma, de Joachim Trier (Noruega/França/Dinamarca/Suécia)
Jeannette: A Infância de Joana D’Arc (Jeannette l’enfance de Jeanne d’Arc), de Bruno Dumont (França)
A Guerra dos Sexos (Battle of the Sexes), de Jonathan Dayton e Valerie Faris (Reino Unido/EUA)
Golden Exits, de Alex Ross Perry (EUA)
How to Talk to Girls at Parties, de John Cameron Mitchell (Reino Unido/EUA)
Marjorie Prime, de Michael Almereyda (EUA)
Ex Libris: Biblioteca Pública de Nova York (Ex Libris : New York Public Library), de Frederick Wiseman (EUA)
Titicut Follies, de Frederick Wiseman (EUA)
Senhora Fang (Fang Xiu Ying), de Wang Bing (China/França/Alemanha)
The Brawler (Mukkabaaz), de Anurag Kashyap (Índia)
Frost, de Sharunas Bartas (Lituânia/França/Ucrânia/Polônia)
O Venerável W. (Le vénérable W.), de Barbet Schroeder (França/Suíça)
Manifesto, de Julian Rosefeldt (Alemaha/Austrália)
A Festa (The Party), de Sally Potter (Reino Unido)
Rastros (Pokot), de Agnieszka Holland e Kasia Adamik (Polônia/Alemanha/República Checa/Suécia/Eslováquia)
Política, Manual de Instruções (Política, manual de instrucciones), de Fernando León de Aranoa (Espanha)
Tschick, de Fatih Akin (Alemanha)
Thirst Street, de Nathan Silver (França/EUA)
Tom of Finland, de Dome Karukoski (Finlândia/Suécia/Dinamarca/Islândia/EUA)
Lola Pater, de Nadir Moknèche (França/Bélgica)
Sua Pele Tão Macia (Ta peau si lisse), de Denis Côté (Canadá)
Maudie, de Aisling Walsh (Irlanda/Canadá)
O Que te Faz Mais Forte (Stronger), de David Gordon Green (EUA)
Pássaros Estão Cantando em Kigali (Ptaki spiewaja w Kigali), de Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze (Polônia)
Seguindo o Vento (Prendre le large), de Gaël Morel (França)
A Última Chance, de Paulo Thiago (Brasil)
Karingana – Licença para Contar, de Monica Monteiro (Moçambique/Brasil)
Yoga Arquitetura da paz (On Yoga the Architecture of Peace), de Heitor Dhalia (Brasil/Índia/China/EUA)

EXPECTATIVA:

Patti Cake$, de Geremy Jasper (EUA)
A Fábrica de Nada, de Pedro Pinho (Portugal)
Eu Não Sou uma Feiticeira (I Am Not a Witch), de Rungano Nyoni (Reino Unido/França)
God’s Own Country, de Francis Lee (Reino Unido)
Menashe, de Joshua Z. Weinstein (EUA)
Terra Selvagem (Wind River), de Taylor Sheridan (Reino Unido/Canadá/EUA)
They, de Anahita Ghazvinizadeh (EUA/Qatar)
Verão Danado, de Pedro Cabeleira (Portugal)
Anjos Vestem Branco (Angels Wear White), de Vivian Qu (China)
Brigsby Bear, de Dave McCary (EUA)
Chateau (La Vie de Château), de Modi Barry e Cédric Ido (França)
Milla, de Valérie Massadian (França)
Muitos Filhos, Um Macaco e Um Castelo (Muchos hijos, un mono y un castillo), de Gustavo Salmerón (Espanha)
Novitiate, de Maggie Betts (EUA)
Dina, de Antonio Santini e Dan Sickles (EUA)
Ensiriados (Insyriated), de Philippe Van Leeuw (Bélgica/França/Líbano)
Hema Hema: Cante Para Mim Enquanto Eu Espero (Hema Hema: padainuok man, kol laukiu), de Khyentse Norbu (Butão/Hong Kong)
Lobisomem (Werewolf), de Ashley McKenzie (Canadá)
O Céu de Tóquio à noite é Sempre do Mais Denso Tom de Azul (Yozora ha itsu demo saikou mitsudo no aoiro da), de Yuya Ishii (Japão)
A Natureza do Tempo (En attendant les hirondelles), de Karim Moussaoui (França/Algéria)
Ar Sagrado (Hawa Moqaddas), de Shady Srour (Israel)
Autocrítica de Um Cão Burguês (Selbstkritik eines bürgerlichen Hundes), de Julian Radlmaier (Alemanha/Itália)
Barrage, de Laura Schroeder (Luxemburgo/Bélgica/França)
A Aliança (Zin’naariya!), de Rahmatou Keïta (Burkina Faso/Nigéria/França)
Bombástica: A História de Hedy Lamarr (Bombshell: The Hedy Lamarr Story), de Alexandra Dean (EUA)
Cinquenta Primaveras (Aurore), de Blandine Lenoir (França)
Conversa Fiada (Ri Chang Dui Hua), de Hui-chen Huang (Taiwan)
Crown Heights, de Matt Ruskin (EUA)
Luz no Fim do Túnel (Light Thereafter), de Konstantin Bojanov (Búlgaria/Bélgica)
Ocidental (Occidental), de Neïl Beloufa (França)
Pop Aye, de Kirsten Tan (Tailândia/Singapura)
Sexy Durga, de Sanal Kumar Sasidharan (Índia)
Um Segredo em Paris (Drôles d’oiseaux), de Élise Girard (França)
Verão 1993 (Estiu 1993), de Carla Simón (Espanha)
Todas as Razões para Esquecer, de Pedro Coutinho (Brasil)

PREMIÈRE LATINA:

A Liberdade do Diabo (La libertad del diablo), de Everardo González (México)
A Vendedora de Fósforos (La vendedora de fósforos), de Alejo Moguillansky (Argentina)
Adeus Entusiasmo (Adiós entusiasmo), de Vladimir Durán (Colômbia/Argentina)
Alanis, de Anahí Berneri (Argentina)
As Ondas (Las olas), de Adrián Biniez (Uruguai/Argentina)
Atrás Há Relâmpagos (Atrás hay relámpagos), de Julio Hernández Cordón (Costa Rica/México)
Batalhas Íntimas (Batallas Íntimas), de Lucía Gaja (México)
Casa Roshell, de Camila José Donoso (México/Chile)
Exercícios de Memória (Ejercicios de memoria), de Paz Encina (Paraguai)
Invisível (Invisible), de Pablo Giorgelli (Argentina/França)
Los territorios, de Iván Granovsky (Argentina/Brasil/Palestina)
Mamãe Saiu de Férias (Mamá se fue de viaje), de Ariel Winograd (Argentina)
Más Influências (Mala junta), de Claudia Huaiquimilla (Chile)
Matar Jesus (Matar a Jesús), de Laura Mora Ortega (Colômbia)
Medéia (Medea), de Alexandra Latishev Salazar (Argentina/Costa Rica/Chile)
Ninguém Está Olhando (Nadie Nos Mira), de Julia Solomonoff (Argentina/Espanha/Colômbia/Brasil/EUA)
No Deserto (Al Desierto), de Ulises Rosell (Argentina)
O Futuro Adiante (El futuro que viene), de Constanza Novick (Argentina)
Santa e Andrés (Santa y Andrés), de Carlos Lechuga (Cuba/Colômbia/França)
Vida em Família (Vida de Familia), de Alicia Scherson e Cristian Jimenez (Chile)
O Gato de Havana, de Dacio Malta (Brasil)
Severina, de Felipe Hirsch (Brasil/Uruguai)
Vergel, de Kris Niklison (Argentina/Brasil)

MIDNIGHT MOVIES:

Brawl in Cell Block 99, de S. Craig Zahler (EUA)
Cadáveres Bronzeados (Laissez bronzer les cadavres), de Hélène Cattet e Bruno Forzani (França/Bélgica)
The Villainess (Ak-nyeo), de Jung Byoung-Gil (Coreia do Sul)
Doce Virginia (Sweet Virginia), de Jamie M. Dagg (EUA/Canadá)
Fuga! (Jailbreak), de Jimmy Henderson (Camboja)
Lake Bodom, de Taneli Mustonen (Finlândia/Estônia)
Prevenge, de Alice Lowe (Reino Unido)
As Misândricas (The Misandrists), de Bruce LaBruce (Alemanha)
Meu Colégio Inteiro Afundando no Mar (My Entire High School Sinking Into the Sea), de Dash Shaw (EUA)
Sal, de Diego Freitas (Brasil)

MIDNIGHT MÚSICA:
Grace Jones: Bloodlight and bami, de Sophie Fiennes (Irlanda/Reino Unido)
Long Strange Trip: A viagem do Grateful Dead (Long Strange Trip), de Amir Bar-Lev (EUA)
Tangerine Dream: A Revolução do Som (Revolution of Sound. Tangerine Dream), de Margarete Kreuzer (Alemanha)
Ao Vivo na França (Alive in France), de Abel Ferrara (França)
Serguei O Último Psicodélico, de Ching Lee e Zahy Tata Pur’gte (Brasil)

MIDNIGHT MOVIES APRESENTA: PORNOCHANCHADA À JAPONESA:

Crepúsculo dos Felinos (Mesunekotachi), de Kazuya Shiraishi
Mulher Molhada ao Vento (Kaze ni nureta onna), de Akihiko Shiota
Antipornô (Anchiporuno), de Sion Sono
Amantes são Molhados (Koibito-tachi wa nureta), de Tatsumi Kumashiro
Noite dos Felinos (Mesunekotachi no yoru), de Noboru Tanaka
O Voyeur do Telhado (Edogawa Ranpo ryôki-kan: Yaneura no sanposha), de Noboru Tanaka
Uma Mulher Chamada Sada Abe (Jitsuroku Abe Sada), de Noboru Tanaka
Tripas de Anjo: Sala Vermelha (Tenshi no harawata: Akai kyôshitsu), de Chûsei Sone

FOCO ITÁLIA:

A Ciambra, de Jonas Carpignano
Hannah, de Andrea Pallaoro
Piazza Vittorio, de Abel Ferrara
Uma Família (Una Famiglia), de Sebastiano Riso
Depois da Guerra (Dopo la Guerra), de Annarita Zambrano
La vita in comune, de Edoardo Winspeare
Livrai-me (Liberami), de Federica Di Giacomo
Histórias de Amor que Não Pertencem a Este Mundo (Amori che non sanno stare al mondo), de Francesca Comencini
Tudo o que Você quer (Tutto quello che vuoi), de Francesco Bruni

MEIO AMBIENTE:

Earth: One Amazing Day, de Peter Webber, Richard Dale e Lixin Fan (Reino Unido)
Jane, de Brett Morgen (EUA)
Bosque de Névoa (Bosque de niebla), de Mónica Álvarez Franco (México)
Furusato, de Thorsten Trimpop (Alemanha/Japão/EUA)
Obrigado pela Chuva (Thank You for the Rain), de Julia Dahr (Noruega/Reino Unido)
Sociedade do Almoço Grátis (Free Lunch Society), de Christian Tod (Áustria/Alemanha)

ITINERÁRIOS ÚNICOS:

Kim Dotcom: Agarrado na Web (Kim Dotcom: Caught in the Web), de Annie Goldson (Nova Zelândia/Alemanha/Hong Kong/EUA)
Beuys, de Andres Veiel (Alemanha)
Roberto Bolaño: A Batalha Futura Chile (Roberto Bolaño: La batalla futura Chile), de Ricardo House (Chile/México/Espanha)
Paula Rego, Histórias e Segredos (Paula Rego, Secrets and Stories), de Nick Willing (Reino Unido)
Cicciolina – Madrinha do Escândalo (La Cicciolina. Göttliche Skandalnudel), de Alessandro Melazzini (Alemanha/França)
Queercore: How to Punk a Revolution, de Yony Leyser (Alemanha)
Marcelo Gomes – Anatomia de um Dançarino (Anatomy of a Male Ballet Dancer), de David Barba e James Pellerito (EUA/Brasil/Grécia/Japão/Rúsisa/Ucrânia)
João de Deus – O Silêncio é uma Prece, de Candé Salles (Brasil)
Tudo é Projeto, de Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano (Brasil)
Maria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos, de Francisco C. Martins (Brasil)
Geografia da Arte, de Guto Barra e Tatiana Issa (Brasil)

FRONTEIRAS:

Avisem que Estamos Chegando: A História dos Colégios e Universidades Negras (Tell Them We Are Rising: The Story of Black Colleges and Universities), de Stanley Nelson (EUA)
Contos da Birmânia (Burma Storybook), de Petr Lom (Holanda/Noruega)
Crânios do Meu Povo (Skulls of My People), de Vincent Moloi (África do Sul)
Desculpe, me afoguei (Sorry I Drowned), de Hussein Nakhal e David Habchy (Líbano)
Encriptado (Black Code), de Nick de Pencier (Canadá)
Estado de Exceção (State of Exception), de Jason O’Hara (Brasil/Canadá)
Investigando o Paraíso (Tahqiq fel djenna), de Merzak Allouache (França)
Mamãe Coronel (Maman Colonelle), de Dieudo Hamadi (Congo/França)
Terra-mãe (Motherland), de Ramona S. Diaz (EUA/Filipinas)
Últimos Homens em Aleppo (Last Men in Aleppo), de Firas Fayyad (Dinamarca/Síria)
Limpam com Fogo, de César Vieira, Conrado Ferrato e Rafael Crespo (Brasil)
Livres, de Patrick Granja (Brasil)

FELIX APRESENTA: CLÁSSICOS DO QUEER BRITÂNICO:

Orlando – A Mulher Imortal (Orlando), de Sally Potter (Reino Unido/Rússia/Itália/França/Holanda)
Eduardo II, de Derek Jarman (Reino Unido/Japão)
Minha Adorável Lavanderia (My Beautiful Laundrette), de Stephen Frears (Reino Unido)

VR – REALIDADE VIRTUAL:

Altération, de Jérôme Blanquet
Sergeant James, de Alexandre Perez
I, Philip, de Pierre Zandrowicz
Notes on Blindness: Into Darkness, de Arnaud Colinart, Amaury La Burthe, Peter Middleton e James Spinney
I Am Rohingya, de Zahra Rasool
Oil In Our Creeks, de Zahra Rasool
Angest, de Black River Studios

MOSTRA GERAÇÃO:

Altas Expectativas, de Pedro Antonio Paes e Alvaro Campos (Brasil)
Encolhi a Professora (Hilfe, ich hab meine Lehrerin geschrumpft), de Sven Unterwaldt Jr. (Alemanha/Áustria)
Historietas Assombradas – O Filme, de Victor-Hugo Borges (Brasil)
Que Língua Você Fala?, de Elisa Bracher (Brasil)
Sobre Rodas, de Mauro D’Addio (Brasil)
Yonlu, de Hique Montanari (Brasil)
Cabelo Bom, de Swahili Vidal e Claudia Alves
Caminho dos Gigantes, de Alois Di Leo
Em Busca da Terra Sem Males, de Anna Azevedo (Brasil)

CLÁSSICOS & CULTS:

Memórias do Subdesenvolvimento (Memorias del subdesarrollo), de Tomás Gutiérrez Alea (Cuba)

Clique aqui e confira os filmes brasileiros selecionados para a Première Brasil, anunciados anteriormente.

Foto: Céline Nieszawer.

Comentários