Festival de Veneza 2022: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor
Ana de Armas interpreta Marilyn Monroe em Blonde, de Andrew Dominik.

A 79ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, acaba de anunciar a lista completa com os filmes selecionados para este ano.

Na Competição Internacional, onze cineastas participam pela primeira vez, como Alice Diop, Kôji Fukada, Joanna Hogg, Santiago Mitre, entre outros. A lista conta também com cinco diretores que já venceram o Leão de Ouro, prêmio máximo do evento: Gianni Amelio, Darren Aronofsky, Lav Diaz, Jafar Panahi e Gianfranco Rosi. A seleção, que apresenta filmes de 56 países, traz também seis vencedores do Oscar: Alejandro G. Iñárritu, Martin McDonagh, Laura Poitras, Oliver Stone, Frederick Wiseman e Florian Zeller.

Para esta edição, 3.659 títulos foram inscritos; 1.816 longas-metragens e 1.843 curtas. Ao total, 68,8% eram filmes dirigidos por homens, 30% por mulheres e 1,2% de outros gêneros.

Neste ano, o júri da Competição Internacional será presidido pela atriz Julianne Moore e contará também com Mariano Cohn, cineasta e roteirista argentino premiado em Veneza pela comédia dramática O Cidadão Ilustre; a atriz iraniana Leila Hatami; o diretor italiano Leonardo Di Costanzo, que recebeu diversos prêmios em Veneza pelo drama L’intervallo; Audrey Diwan, cineasta francesa que recebeu o Leão de Ouro na edição passada pelo drama O Acontecimento; o escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro, vencedor do Nobel de Literatura em 2017; e Rodrigo Sorogoyen, cineasta espanhol indicado ao Oscar pelo curta-metragem Madre.

Já na mostra Orizzonti, o júri será presidido pela cineasta espanhola Isabel Coixet, premiada em Veneza por A Vida Secreta das Palavras, e contará também com: Laura Bispuri, diretora e roteirista italiana, que se destacou no festival com Il paradiso del pavone; o produtor e diretor americano Antonio Campos; Sofia Djama, cineasta argelina premiada em Veneza com Les bienheureux; e o crítico de cinema Edouard Waintrop.

Para escolher o vencedor do Leão do Futuro, prêmio que elege o melhor filme de estreia da seleção, o júri será presidido pelo cineasta italiano Michelangelo Frammartino, que recebeu o Prêmio Especial do Júri no ano passado por Il Buco. O time completa-se com: Jan P. Matuszynski, produtor e diretor polonês, que passou por Veneza com Sem Deixar Rastros; Ana Rocha de Sousa, cineasta e atriz portuguesa, que foi premiada no festival com Listen; Tessa Thompson, atriz e cantora americana; e Rosalie Varda, produtora, atriz e figurinista francesa, indicada ao Oscar por Visages, Villages, documentário dirigido por sua mãe Agnès Varda ao lado de JR.

O filme de abertura deste ano será o suspense White Noise, de Noah Baumbach, que conta com Adam Driver, Greta Gerwig, Don Cheadle, Lars Eidinger, Jodie Turner-Smith, André 3000 e Mike Gassaway no elenco. A atriz francesa Catherine Deneuve e o cineasta e roteirista norte-americano Paul Schrader serão homenageados com o Leão de Ouro honorário.

O cinema brasileiro, que este ano não marcou presença na Seleção Oficial, aparece na sétima edição do Venice Production Bridge, um programa especial centralizado na apresentação e intercâmbio de projetos originais de filmes e obras em curso, com a propsta de fomentar seu desenvolvimento e produção. Os títulos nacionais foram selecionados para a mostra Immersive Projects, com Killing Philip, de Fabito Rychter e Amir Admoni; e para a Biennale College Cinema Immersive Projects com Queer Utopia, de Lui Avallos, uma coprodução com Portugal, e Deusa das Águas, do brasileiro João Paulo Miranda Maria, em uma produção francesa.

Conheça os filmes selecionados para o 79º Festival de Veneza:

VENEZIA 79 | COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

All the Beauty and the Bloodshed, de Laura Poitras (EUA)
Argentina, 1985, de Santiago Mitre (Argentina/EUA)
Athena, de Romain Gavras (França)
Bardo, falsa crónica de unas cuantas verdades, de Alejandro G. Iñárritu (México)
Blonde, de Andrew Dominik (EUA)
Bones and All, de Luca Guadagnino (EUA)
Chiara, de Susanna Nicchiarelli (Itália/Bélgica)
Il signore delle formiche, de Gianni Amelio (Itália)
Khers nist (No bears), de Jafar Panahi (Irã)
L’immensità, de Emanuele Crialese (Itália/França)
Les enfants des autres, de Rebecca Zlotowski (França)
Les miens, de Roschdy Zem (França)
Love Life, de Koji Fukada (Japão/França)
Monica, de Andrea Pallaoro (EUA/Itália)
Saint Omer, de Alice Diop (França)
Shab, Dakheli, Divar (Beyond the Wall), de Vahid Jalilvand (Irã)
Tár, de Todd Field (EUA)
The Banshees of Inisherin, de Martin McDonagh (Irlanda/Reino Unido/EUA)
The Eternal Daughter, de Joanna Hogg (Reino Unido/EUA)
The Son, de Florian Zeller (Reino Unido)
The Whale, de Darren Aronofsky (EUA)
Un couple, de Frederick Wiseman (França/EUA)
White Noise, de Noah Baumbach (EUA)

ORIZZONTI | COMPETIÇÃO

A Noiva (The Bride), de Sérgio Tréfaut (Portugal)
Aru otoko (A man), de Kei Ishikawa (Japão)
Autobiography, de Makbul Mubarak (Indonésia/França/Alemanha/Polônia/Singapura/Filipinas/Qatar)
Blanquita, de Fernando Guzzoni (Chile/México)
Chleb i sól (Bread and Salt), de Damian Kocur (Polônia)
Innocence, de Guy Davidi (Dinamarca/Israel/Finlândia/Islândia)
Jang-e jahani sevom (World War III), de Houman Seyedi (Irã)
La syndicaliste, de Jean-Paul Salomé (França/Alemanha)
Luxembourg, Luxembourg, de Antonio Lukich (Ucrânia)
Najsrekniot čovek na svetot/Najsretniji čovjek (The happiest man in the world), de Teona Strugar Mitevska (Macedônia do Norte/Bósnia e Herzegovina/Bélgica/Croácia/Dinamarca/Eslovênia)
Obet’ (Victim), de Michal Blaško (Eslováquia/República Checa/Alemanha)
On the Fringe (En los márgenes), de Juan Diego Botto (Espanha/Reino Unido)
Pour la France, de Rachid Hami (França/Taipei)
Princess, de Roberto De Paolis (Itália)
Ti mangio il cuore, de Pippo Mezzapesa (Itália)
To the North, de Mihai Mincan (Romênia/França/Grécia/Bulgária/República Checa)
Trenque Lauquen, de Laura Citarella (Argentina/Alemanha)
Vera, de Tizza Covi e Rainer Frimmel (Áustria)

ORIZZONTI | CURTA-METRAGEM | COMPETIÇÃO

Alt på en gang (Everything at Once), de Henrik Dyb Zwart (Noruega)
Christopher at Sea, de Tom CJ Brown (França/EUA)
III, de Salomé Villeneuve (Canadá)
Love Forever, de Clare Young (Austrália)
Manuale di cinematografia per dilettanti – Vol. I, de Federico Di Corato (Itália)
My Girlfriend, de Kawthar Younis (Egito)
Nocomodo, de Lola Halifa-Legrand (França)
Please Hold the Line, de Ce Ding TAN (Malásia)
Rutubet, de Turan Haste (Turquia)
Snow in September, de Lkhagvadulam Purev-Ochir (França/Mongólia)
The Fruit Tree, de Isabelle Tollenaere (Bélgica)
Tria – del sentimento del tradire, de Giulia Grandinetti (Itália)

ORIZZONTI EXTRA

Amanda, de Carolina Cavalli (Itália)
Bi roya (Without her), de Arian Vazirdaftari (Irã)
Goliath, de Adilkhan Yerzhanov (Cazaquistão/Rússia)
Janain mualaqa (Hanging Gardens), de Ahmed Yassin Al Daradji (Iraque/Palestina/Arábia Saudita/Egito/Reino Unido)
L’origine du mal, de Sébastien Marnier (França/Canadá)
Nezouh, de Soudade Kaadan (Reino Unido/Síria/França)
Notte Fantasma, de Fulvio Risuleo (Itália)
Valeria mithatenet (Valeria is getting married), de Michal Vinik (Israel/Ucrânia)
Zapatos rojos, de Carlos Eichelmann Kaiser (México/Itália)

FORA DE COMPETIÇÃO | FICÇÃO

Dead for a Dollar, de Walter Hill (EUA/Canadá)
Dreamin’ Wild, de Bill Polhad (EUA)
Kapag wala nang mga alon (When the waves are gone), de Lav Diaz (Filipinas/França/Portugal/Dinamarca)
Köne taevast (Call of God), de KIM Ki-duk (Estônia/Quirguistão/Letônia)
Living, de Oliver Hermanus (Reino Unido)
Master Gardener, de Paul Schrader (EUA)
Não se Preocupe, Querida (Don’t worry darling), de Olivia Wilde (EUA)
Pearl, de Ti West (EUA)
Siccità, de Paolo Virzì (Itália)
The Hanging Sun, de Francesco Carrozzini (Itália/Reino Unido)

FORA DE COMPETIÇÃO | DOCUMENTÁRIO

A Compassionate Spy, de Steve James (EUA)
Bobi Wine Ghetto President, de Christopher Sharp e Moses Bwayo (Uganda/Reino Unido/EUA)
Freedom on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom, de Evgeny Afineevsky e Alex Kashpur (Ucrânia/Reino Unido/EUA)
Gli ultimi giorni dell’umanità, de Enrico Ghezzi e Alessandro Gagliardo (Itália)
In viaggio, de Gianfranco Rosi (Itália)
Music for Black Pigeons, de Jørgen Leth e Andreas Koefoed (Dinamarca)
Nuclear, de Oliver Stone (EUA)
The Kiev Trial, de Sergei Loznitsa (Holanda/Ucrânia)
The Matchmaker, de Benedetta Argenteri (Itália)

FORA DE COMPETIÇÃO | CURTAS-METRAGENS

A Guerra Finita, de Simone Massi (Itália)
Camarera de piso, de Lucrecia Martel (Argentina/México)
In quanto a noi, de Simone Massi (Itália)
Look at Me, de Sally Potter (Reino Unido/EUA)

FORA DE COMPETIÇÃO | SÉRIES

Copenhagen Cowboy, de Nicolas Winding Refn (Dinamarca)
Riget Exodus, de Lars von Trier (Dinamarca)

BIENNALE COLLEGE CINEMA

Banu, de Tahmina Rafaella (Azerbaijão/Itália/França/Irã)
Come le tartarughe, de Monica Dugo (Itália)
Gornyi Luk (Mountain Onion), de Eldar Shibanov (Cazaquistão)
Palimpsest, de Hanna Västinsalo (Finlândia)

VENICE CLASSICS | FILMES RESTAURADOS

A Marca do Assassino (Koroshi no rakuin), de Seijun Suzuki (1967)
A Marcha sobre Roma (La marcia su Roma), de Dino Risi (1962)
Bratan (Brother), de Bakhtyar Khudojnazarov (1991)
Cavalgada (Cavalcade), de Frank Lloyd (1933)
Meus Pequenos Amores (Mes petites amoureuses), de Jean Eustache (1974)
O Cabo Ardiloso (Le caporal épinglé), de Jean Renoir (1962)
O Contrato do Amor (The Draughtman’s Contract), de Peter Greenaway (1982)
O Gato Preto (The Black Cat), de Edgar G. Ulmer (1934)
O Profundo Desejo dos Deuses (Kamigami no fukaki yokubô), de Shôhei Imamura (1968)
Orelha (Ucho), de Karel Kachyňa (1970)
Os Jogadores do Fracasso (Shatranj Ke Khilari), de Satyajit Ray (1977)
Paixão Selvagem (Canyon Passage), de Jacques Tourneur (1946)
Teorema, de Pier Paolo Pasolini (1968)
Teresa la ladra, de Carlo Di Palma (1973)
Therese and Isabelle, de Radley Metzger (1968)
Um Pedaço de Mau Caminho (La voglia matta), de Luciano Salce (1962)
Uma Confusão Confuciana (Duli shidai), de Edward Yang (1994)
Uma Galinha no Vento (Kaze no naka no mendori), de Yasujirô Ozu (1948)

VENICE CLASSICS | DOCUMENTÁRIO

Bonnie, de Simon Wallon (EUA)
Desperate Souls, Dark City and the Legend of Midnight Cowboy, de Nancy Buirski (EUA)
Fragments of Paradise, de KD Davison (EUA)
Franco Zeffirelli conformista ribelle, de Anselma Dell’Olio (Itália)
Godard seul le cinéma, de Cyril Leuthy (França)
Jerry Schatzberg, portrait paysage, de Pierre Filmon (França)
Ragtag, de Giuseppe Boccassini (Itália)
Sergio Leone: L’italiano che inventò l’America, de Francesco Zippel (Itália)
The Ghost of Richard Harris, de Adrian Sibley (Reino Unido)

Foto: Divulgação/Netflix.

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