Festival de Berlim 2022 anuncia os primeiros filmes; produções brasileiras são selecionadas

por: Cinevitor
Cena do filme My Father’s Truck, do cineasta brasileiro Mauricio Osaki.

A 72ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 10 e 20 de fevereiro de 2022, acaba de anunciar os primeiros filmes selecionados para as mostras Panorama, Forum, Generation e Berlinale Special. Neste ano, o cineasta M. Night Shyamalan presidirá o Júri Internacional e a atriz francesa Isabelle Huppert será homenageada com o Urso de Ouro honorário.

Nesta edição, o cinema brasileiro ganha destaque com alguns títulos, entre eles: O Dente do Dragão, de Rafael Castanheira Parrode, na mostra Forum Expanded, que contou com a curadoria de Ala Younis, Ulrich Ziemons, Karina Griffith, Shai Heredia e Maha Maamoun. O longa faz referência à contaminação radioativa acidental de Goiânia, em 1988, berço do cineasta. Usando imagens tratadas de fontes múltiplas, o filme é uma jornada meticulosa aos sentimentos de curiosidade e horror desencadeados por um dispositivo nuclear que apareceu em um espaço doméstico.

Ainda na mesma mostra, outra produção brasileira: a instalação Se hace camino al andar, de Paula Gaitán, artista plástica, fotógrafa, poeta e cineasta franco-colombiana, que mudou-se para o Brasil em 1977 e logo ingressou na sétima arte. O título já tinha sido selecionado para a edição passada, porém, por conta da pandemia de Covid-19, não ganhou exibição presencial. Por conta disso, todos os selecionados desta mostra voltam para o evento este ano.

Enquanto isso, na mostra Generation, o cineasta brasileiro Mauricio Osaki aparece com My Father’s Truck, longa derivado do premiado curta-metragem O Caminhão do Meu Pai, exibido em Berlim, em 2013. Aqui, o diretor realiza uma sensível observação de uma difícil relação entre pai e filha em um road movie pelo Vietnã, no qual eles buscam uma reconciliação.

Sobre a mostra Panorama, que destaca títulos estreantes e de diretores renomados, o curador Michael Stütz disse: “Os filmes confirmados até agora anunciam um cinema contemporâneo, implacável, mas também conciliador na Panorama 2022”.

Conheça os primeiros filmes selecionados para o Festival de Berlim 2022:

PANORAMA

A Love Song, de Max Walker-Silverman (EUA)
Alle reden übers Wetter (Talking About the Weather), de Annika Pinske (Alemanha)
Brainwashed: Sex-Camera-Power, de Nina Menkes (EUA)
Calcinculo (Swing Ride), de Chiara Bellosi (Itália/Suíça)
Dreaming Walls, de Amélie van Elmbt e Maya Duverdier (Bélgica/França/EUA/Holanda/Suécia)
Klondike, de Maryna Er Gorbach (Ucrânia/Turquia)
Myanmar Diaries, de The Myanmar Film Collective (Holanda/Mianmar/Noruega)
Nel mio nome (Into My Name), de Nicolò Bassetti (Itália)
Nelly & Nadine, de Magnus Gertten (Suécia/Bélgica/Noruega)
Nous, étudiants ! (We, Students!), de Rafiki Fariala (República Centro-Africana/França/República Democrática do Congo/Arábia Saudita)
Ta farda (Until Tomorrow), de Ali Asgari (Irã/França/Qatar)
Taurus, de Tim Sutton (EUA)
The Apartment with Two Women, de Kim Se-in (Coreia do Sul)

FORUM

Afterwater, de Dane Komljen (Alemanha/Espanha/Coreia do Sul/Sérvia)
Akyn (Poet), de Darezhan Omirbayev (Cazaquistão)
La edad media (The Middle Ages), de Alejo Moguillansky e Luciana Acuña (Argentina)
Europe, de Philip Scheffner (Alemanha/França)
Une Fleur à la bouche (A Flower in the Mouth), de Éric Baudelaire (França/Alemanha/Coreia do Sul)
Miền ký ức (Memoryland), de Kim Quy Bui (Vietnã/Alemanha)
Mis dos voces (My Two Voices), de Lina Rodriguez (Canadá)
Nuclear Family, de Erin Wilkerson e Travis Wilkerson (EUA/Singapura)
Super Natural, de Jorge Jácome (Portugal)
The United States of America, de James Benning (EUA)

FORUM EXPANDED

Home When You Return, de Carl Elsaesser (EUA)
Jail Bird in a Peacock Chair, de James Gregory Atkinson (Alemanha/EUA)
O Dente do Dragão, de Rafael Castanheira Parrode (Brasil)
Sol in the Dark, de Mawena Yehouessi (França)
vs, de Lydia Nsiah (Áustria)

FORUM EXPANDED | INSTALLATIONS

All of Your Stars are But Dust on My Shoes, de Haig Aivazian (Líbano)
Black Beauty: For a Shamanic Cinema, de Grace Ndiritu (Reino Unido/Bélgica/Espanha)
Jole Dobe Na (Those Who Do Not Drown), de Naeem Mohaiemen (Índia/EUA/Japão/Suécia)
Medicine and Magic, de Thirza Cuthand (Canadá)
Onder het witte masker: de film die Haesaerts had kunnen maken (Under the White Mask: The Film That Haesaerts Could Have Made), de Matthias De Groof (Bélgica)
Se Hace Camino al Andar, de Paula Gaitán (Brasil)
The Song of the Shirt, de Kerstin Schroedinger (Alemanha)
Voices and Shells, de Maya Schweizer (Alemanha)
The Wake, de The Living and the Dead Ensemble (Haiti/França/Reino Unido)
The Zama Zama Project, de Rosalind Morris (EUA/África do Sul/Canadá)

GENERATION | LONGA-METRAGEM

Allons enfants (Rookies), de Thierry Demaizière e Alban Teurlai (França)
Beba, de Rebeca Huntt (EUA/México)
An Cailín Ciúin (The Quiet Girl), de Colm Bairéad (Irlanda)
Comedy Queen, de Sanna Lenken (Suécia)
Kind Hearts, de Olivia Rochette e Gerard-Jan Claes (Bélgica)
Knor (Oink), de Mascha Halberstad (Holanda)
Millie Lies Low, de Michelle Savill (Nova Zelândia)
My Father’s Truck, de Mauricio Osaki (Vietnã/EUA)
Sublime, de Mariano Biasin (Argentina)
Tytöt tytöt tytöt (Girl Picture), de Alli Haapasalo (Finlândia)

GENERATION | CURTA-METRAGEM

Au revoir Jérôme!, de Adam Sillard, Gabrielle Selnet e Chloé Farr (França)
Blaues Rauschen (Blue Noise), de Simon Maria Kubiena (Alemanha/Áustria)
Gavazn (Deer), de Hadi Babaeifar (Irã)
Ich habe keine Angst! (I’m Not Afraid!), de Marita Mayer (Alemanha/Noruega)
Nada para ver aqui, de Nicolas Bouchez (Portugal/Bélgica/Hungria)
Una aprendiz invisible, de Emilia Herbst (Argentina)
Vlekkeloos (Spotless), de Emma Branderhorst (Holanda)

BERLINALE SPECIAL GALA

Against the Ice, de Peter Flinth (Islândia/EUA/Dinamarca)
À propos de Joan (About Joan), de Laurent Larivière (França/Alemanha/Irlanda)
Gangubai Kathiawadi, de Sanjay Leela Bhansali (Índia)
Der Passfälscher (The Forger), de Maggie Peren (Alemanha/Luxemburgo)

BERLINALE SPECIAL

1341 Framim Mehamatzlema Shel Micha Bar-Am (1341 Frames of Love and War), de Ran Tal (Israel/Reino Unido/EUA)
Le chêne (Heart of Oak), de Laurent Charbonnier e Michel Seydoux (França)
Nothing Lasts Forever, de Jason Kohn (EUA)

Foto: Divulgação.

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