Festivais de Cinema de Veneza e Toronto são confirmados para setembro

por: Cinevitor

veneza2020Juliette Binoche no tapete vermelho de Veneza no ano passado.

A pandemia mundial de Covid-19, até agora, 25/04, soma 2,84 milhões de casos confirmados no mundo. No Brasil, são mais de 52 mil, sendo 27.655 recuperados. O surto da doença causada pelo novo coronavírus é analisado pela OMS, Organização Mundial da Saúde, com o mais alto nível de alerta.

A situação também trouxe muitas consequências na rotina das pessoas e afetou diversos setores, entre eles, o cinema. Recentemente, a Quinzena dos Realizadores, Semana da Crítica e ACID, Association du cinéma indépendant pour sa diffusion, mostras paralelas ao Festival de Cannes, cancelaram suas edições por conta da pandemia. A incerteza assombra também a 73ª edição do grande evento, que estava marcada para acontecer entre os dias 12 e 23 de maioThierry Frémaux, diretor geral do Festival de Cannes, já descartou uma edição on-line e declarou que será difícil realizar em sua forma original.

No Brasil, a situação não está diferente. A 25ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, que aconteceria entre os dias 26 de março e 5 de abril, em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi adiada para setembro, porém já disponibilizou alguns filmes na internet. Entre os adiamentos, também estão: Mostra Tiradentes SP, Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, Sesc Melhores Filmes, Festival de Cinema de Vitória, Curta Caicó, entre outros que devem anunciar novas datas em breve.

Ainda por aqui, na última semana a Gramadotur, autarquia responsável pela realização do Festival de Cinema de Gramado, confirmou a 48ª edição do evento nas mesmas datas previstas, de 14 a 22 de agosto, porém, sem descartar adaptações no formato e no regulamento.

jokerTIFF2020Joaquin Phoenix na pré-estreia de Coringa, em Toronto.

A organização do Festival Internacional de Cinema de Toronto, um dos mais importantes do mundo, também confirmou a realização de sua 45ª edição para setembro, data prevista anteriormente. “Reconhecemos que, ao planejar o festival agora, ainda há incerteza sobre como será para reunir as pessoas em setembro. É por isso que estamos de olho em inovações digitais para oferecer opções para o nosso público e apoiar cineastas e parceiros que fortalecem o setor”, diz o comunicado oficial no site.

O anúncio, assinado por Joana Vicente, diretora executiva do TIFF, e Cameron Bailey, diretor artístico do festival, também diz: “Em tempos como esses, a comunidade é importante. A arte importa. O filme é importante. Eles têm a capacidade de nos dar esperança e destacar as semelhanças de nossa experiência global como seres humanos. Saiba que estamos todos unidos nisso e somente juntos podemos trazer mudanças positivas. Nossas portas se abrirão novamente e esperamos recebê-los de volta. Até lá, fique seguro e tome cuidado”.

Em entrevista recente à Variety, Joana revelou que a equipe está comprometida em oferecer alguma opção para o público, mesmo que isso signifique menos salas de exibição e um número menor de espectadores: “Adiar definitivamente não é uma possibilidade agora”, disse. Bailey completou: “Todos estão sendo realmente comprometidos em garantir a exibição dos filmes. Sabemos que muitos profissionais da indústria não poderão viajar para Toronto, por isso, será uma versão modificada do festival”. E finalizou: “Qualquer que seja o primeiro grande festival capaz de acontecer, precisará unir as pessoas. Se tivermos sorte de realizar o festival em setembro, vamos celebrar os filmes, os cineastas, apoiar a indústria e trazer o público de volta”.

barbarapazvenezapremioBárbara Paz: premiada em Veneza com documentário sobre Hector Babenco.

A pandemia também afetou a 77ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, marcada para acontecer entre os dias 2 e 12 de setembro. Mesmo confirmada para a data prevista, Roberto Cicutto, diretor geral da Biennale di Venezia, disse, em entrevista ao site da revista The Hollywood Reporter, que o evento sofrerá consequências, como um número menor de público e realizadores. Além disso, descartou uma possível aliança com o Festival de Cannes, sugerida por Thierry Frémaux: “Estamos trabalhando com o nosso programa e não há diálogo com Cannes”.

Mesmo com a Itália sendo um dos países mais afetados pela pandemia, com 195 mil casos confirmados e mais de 26 mil mortes, Cicutto disse estar confiante sobre a realização do evento e revelou que pensa em uma alternativa digital para os jornalistas estrangeiros que não conseguirão viajar até Veneza. Porém, uma versão on-line para o público já foi descartada.

Em janeiro deste ano, o Conselho Administrativo da Biennale di Venezia, até então presidido por Paolo Baratta, anunciou a atriz australiana Cate Blanchett como presidente do Júri Internacional da 77ª edição do Festival de Cinema de Veneza. O nome da atriz, recomendado por Alberto Barbera, diretor do festival, segue confirmado.

Fotos: Getty Images Europe/Nathan Denette/AP.

Comentários