Exibição de Legalidade, de Zeca Brito, e homenagem ao ator Leonardo Machado emocionam o público do 47º Festival de Gramado

por: Cinevitor

legalidadegramado2O diretor Zeca Brito com os pais do ator Leonardo Machado.

A sessão especial do filme Legalidade, de Zeca Brito, exibido na noite de domingo, 18/08, na 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado foi marcada por muita emoção por conta da homenagem ao ator Leonardo Machado, protagonista do filme. Leo, que faleceu em setembro do ano passado, foi também um dos apresentadores do festival por oito anos.

No telão, a imagem do ator com o kikito na mão pelo filme Em Teu Nome, de Paulo Nascimento, cantando Gracias a La vida emocionou a plateia. Seus pais, Loureni e Sandra, os padrinhos Joel e Rejane, e a mulher Ane receberam uma placa de homenagem e foram saudados pelo presidente da Gramadotur, Edson Néspolo. “Não tem nada maior do que o exemplo da simplicidade que eles nos deixou. O Leo tinha um coração enorme e o festival é muito grato pelo que ele fez por nós”, disse.

O pai do ator agradeceu por tudo o que o festival fez pelo filho: “Quero agradecer a quantidade de amigos que ele fez aqui e que nos ajudam a viver”. A mãe completou: “Esses amigos têm nos ajudado a ficar de pé”.

legalidadegramado3Os atores com o diretor no palco.

Depois da homenagem, o cineasta Zeca Brito subiu ao palco do Palácio dos Festivais para apresentar o filme Legalidade, exibido fora de competição. No longa, Leonardo Machado interpreta uma das mais emblemáticas figuras políticas que o Brasil já teve, Leonel Brizola, que liderou a Campanha da Legalidade, em 1961. O movimento, sem precedentes na história do país, foi uma mobilização civil e de alguns setores militares para garantir a posse do vice-presidente João Goulart após a renúncia do presidente Jânio Quadros, a fim de assegurar que a Constituição Federal fosse respeitada e impedir o golpe militar.

Acompanhado por diversos integrantes da equipe e dos atores Fernando Alves Pinto, Cleo e Letícia Sabatella, o diretor cantou o tema do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, e entregou o prêmio de melhor ator, recebido no Festival Guarnicê de Cinema, para os pais de Leonardo Machado. “Que essa fonte nunca seque. E essa fonte é o cinema brasileiro”, finalizou Zeca Brito.

Aperte o play e confira os melhores momentos da homenagem e da apresentação do filme no Palácio dos Festivais:

*O CINEVITOR está em Gramado e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Fotos: Edison Vara/Agência Pressphoto.

Comentários