
Foram anunciados nesta terça-feira, 15/03, em uma coletiva de imprensa virtual, os filmes selecionados para a 27ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Neste ano, o evento acontecerá em formato híbrido.
O diretor-fundador do festival, Amir Labaki, apresentou o programa desta edição, que acontecerá entre os dias 31 de março e 10 de abril em quatro salas em São Paulo; e 1º a 10 de abril, em duas salas no Rio de Janeiro. A versão on-line acontecerá entre os dias 31 de março e 10 de abril nas plataformas É Tudo Verdade Play, Itaú Cultural Play e Sesc Digital.
Ao todo, o festival exibirá 77 produções entre longas, médias e curtas, inéditos no país, retrospectivas e clássicos; são filmes de 34 países. Além disso, o evento também contará com debates, conferências, masterclass, entre outras atividades.
Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas competições brasileiras e internacionais de longas/médias-metragens e de curtas-metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar do próximo ano. A cerimônia de premiação acontecerá às 18h, no dia 10 de abril, no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo.
“É um privilégio o retorno progressivo do festival às salas de cinema, respeitados os protocolos sanitários ainda exigidos frente à pandemia ainda vigente, como passe vacinal, uso de máscaras e lotação limitada. O respeito prioritário à segurança sanitária de todos, do público assim como das equipes dos filmes, das instituições parceiras e do festival, impõe ainda um formato híbrido, de transição, para um programa com o grau de excelência tradicional do É Tudo Verdade”, disse Amir Labaki.
Neste ano, o festival apresenta em salas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, as sessões de abertura e de encerramento, as mostras competitivas de longas, médias e curtas-metragens brasileiros, as estreias nacionais do ciclo informativo O Estado das Coisas, o Foco Latino-Americano, os Clássicos É Tudo Verdade e a Retrospectiva Ugo Giorgetti.
Em streaming, parte expressiva da programação será apresentada em uma plataforma exclusiva: É Tudo Verdade Play, que exibirá os filmes de abertura e de encerramento, as competições de longas e médias nacional e internacional, o Foco Latino-Americano, Sessões Especiais, o Estado das Coisas, Clássicos É Tudo Verdade e Retrospectiva Ana Carolina; o Itaú Cultural Play exibirá com exclusividade on-line a Competição Brasileira de curtas-metragens. Já o site e a página do YouTube do Itaú Cultural transmitem a 19ª Conferência Internacional do Documentário; o Sesc Digital apresentará com exclusividade a Competição Internacional de curtas.
Tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro, o festival começa com novos trabalhos do documentarista britânico Mark Cousins, distinguido em 2020 com a edição inaugural do Prêmio de Inovação Narrativa da European Film Academy. Sua série Women Make Film – Um Novo Road Movie Através do Cinema foi exibida com exclusividade pelo É Tudo Verdade, em 2020.
Em São Paulo, a sessão inaugural acontece para convidados no Espaço Itaú de Cinema Augusta, no dia 31 de março, a partir das 20h, com A História do Olhar (The Story of Looking), premiado no Festival de Sevilha de 2021. Às 21h, o filme ficará disponível por 24 horas, para todo o país, na plataforma É Tudo Verdade Play, com o limite de 1.500 visionamentos.
A edição do Rio de Janeiro começa no dia 1º de abril exibindo A História do Cinema: Uma Nova Geração (The Story of Film: A New Generation). O evento acontece no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, à partir das 20h. O filme ficará disponível, em território nacional, para ser assistido a partir das 21h na plataforma É Tudo Verdade Play, disponível por 24 horas, com o limite de 1500 visionamentos.
No encerramento do festival, será exibido o longa O Território (The Territory), dirigido pelo norte-americano Alex Pritz, uma coprodução entre Brasil, Dinamarca e EUA. Premiado no Festival de Sundance deste ano, o documentário acompanha um jovem líder indígena brasileiro que luta contra fazendeiros que ocupam uma área protegida da Floresta Amazônica. A sessão acontece no dia 10 de abril (domingo), a partir das 20h, nas salas Espaço Itaú de Cinema Augusta, em São Paulo, e Espaço Itaú de Cinema Botafogo, no Rio de Janeiro; às 21h estará disponível para streaming na plataforma É Tudo Verdade Play.
A 19ª Conferência Internacional do Documentário discute neste ano o patrimônio do cinema documental, que passa a ser destacado por um novo ciclo do festival, Clássicos É Tudo Verdade. Os quatro debates vão girar em torno dos 80 anos da filmagem no Brasil por Orson Welles do inacabado It’s All True; dos 40 anos das gravações por Eduardo Escorel de Chico Antônio, O Herói Com Caráter, com o cantador de coco descoberto por Mário de Andrade; e da reconstrução de um documentário considerado perdido do mestre soviético Dziga Vertov, História da Guerra Civil (1921).
Conheça os filmes selecionados para o É Tudo Verdade 2022:
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS BRASILEIROS | COMPETIÇÃO
*Sete produções nacionais serão exibidas em sessões presenciais (SP e RJ), às 20h, e, na plataforma É Tudo Verdade Play, no mesmo dia da sessão em cinemas, às 21h, com reprise no dia seguinte, às 13h. Depois dessa exibição, as equipes do filmes participam de um debate, às 15h, transmitido pelo YouTube do É Tudo Verdade.
Adeus, Capitão, de Vincent Carelli e Tita
Belchior – Apenas um Coração Selvagem, de Camilo Cavalcanti e Natália Dias
Eneida, de Heloisa Passos
Pele, de Marcos Pimentel
Quando Falta o Ar, de Ana Petta e Helena Petta
Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto, de Pedro Rossi
Sinfonia de um Homem Comum, de José Joffily
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS INTERNACIONAIS | COMPETIÇÃO
*Doze títulos internacionais serão exibidos na plataforma É Tudo Verdade Play.
Assassinos Sem Punição (Getting Away with Murder(s)), de David Nicholas Wilkinson (Reino Unido)
Batata, de Noura Kevorkian (Líbano/Canadá/Qatar)
Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca (Portugal)
Kurt Vonnegut: Desprendido no Tempo (Kurt Vonnegut: Unstuck in Time), de Robert B. Weide e Don Argott (EUA)
Navalny, de Daniel Roher (EUA)
O Filme da Sacada (Film Balkonowy/The Balcony Movie), de Pawel Lozinski (Polônia)
O Processo Praga 1952 (Le Procès – Prague 1952/The Trial), de Ruth Zylberman (França)
Os Caras do Estreito (The Strait Guys), de Rick Minnich (Alemanha/Finlândia/Canadá)
Retratos do Futuro (Retratos del Futuro), de Virna Molina (Argentina)
Riotsville, EUA (Riotsville, U.S.A.), de Sierra Pettengill (EUA)
Tantura, de Alon Schwarz (Israel)
Ultravioleta e as Gangues Cuspidoras de Sangue (Ultraviolette et le Gang des Cracheuses de Sang), de Robin Hunzinger (França)
CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS | COMPETIÇÃO
*Nove curtas-metragens brasileiros serão exibidos em sessões presenciais no Instituto Moreira Salles (SP e RJ) e na plataforma Itaú Cultural Play. Debates com cineastas serão exibidos no canal do É Tudo Verdade, nos dias 3, 4 e 5, às 16h.
A Ordem Reina, de Fernanda Pessoa
Alágbedé, de Safira Moreira
Cadê Heleny?, de Esther Vital
Cantos de um Livro Sagrado, de Cesar Gananian e Cassiana Der Haroutiounian
Carta para Glauber, de Gregory Baltz
Meio Ano-Luz, de Leonardo Mouramateus
Quem de Direito, de Ana Galizia
Solmatalua, de Rodrigo Ribeiro-Andrade
Tekoha, de Carlos Adriano
CURTAS-METRAGENS INTERNACIONAIS | COMPETIÇÃO
*Nove curtas-metragens internacionais serão exibidos na plataforma Sesc Digital.
Ali e Sua Ovelha Milagrosa (Ali and his Miracle Sheep), de Maythem Ridha (Iraque/Reino Unido)
Cartaz de Festa (Party Poster), de Rishi Chandna (Índia)
Como se Mede um Ano? (How Do You Measure A Year?), de Jay Rosenblatt (EUA)
Descartes (Descartes/Outtakes), de Concha Barquero e Alejandro Alvarado (Espanha)
Fruto do Vosso Ventre (Fruit of Thy Womb), de Fábio Silva (Portugal)
Heroínas (Heroines), de Marina Herrera (Peru)
Manual (Handbuch/Handbook), de Pavel Mozhar (Alemanha)
Síndrome dos Quietos (Síndrome de los quietos), de León Siminiani (Espanha)
Voz Virtual (Virtual Voice), de Suzannah Mirghani (Qatar/Sudão)
SESSÕES ESPECIAIS
*Os filmes internacionais longas e curtas serão exibidos na plataforma É Tudo Verdade Play. Os curtas especiais brasileiros e internacionais também terão sessões em sala de cinema no IMS.
A Última Praga de Mojica, de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira (Brasil)
Duke Ellington em Isfahan (Duke Ellington in Isfahan), de Ehsan Khoshbakht (Reino Unido)
JFK Revisitado: Através do Espelho (JFK Revisited: Through the Looking Glass), de Oliver Stone (EUA)
Joyce Carol Oates: Um Corpo a Serviço da Mente (Joyce Carol Oates: A Body in the Service of Mind), de Stig Björkman (Suécia)
Montand é Nosso (Montand est à nous), de Yves Jeuland (França)
Quando Fazíamos Bullying (When We Were Bullies), de Jay Rosenblatt (EUA/Alemanha)
Relações Próximas (Close Relations), de Vitaly Mansky (Letônia/Alemanha/Estônia/Ucrânia)
Sem Título #8: Vai Sobreviver, de Carlos Adriano (Brasil)
O ESTADO DAS COISAS
*Mostra não competitiva de documentários brasileiros e internacionais do É Tudo Verdade dedicada a obras de viés informativo e jornalístico. Os filmes serão exibidos no É Tudo Verdade Play e os títulos brasileiros serão exibidos também em sessões presenciais no Sesc 24 de Maio e no IMS RJ.
A Apropriação (The Taking), de Alexandre O. Philippe (Espanha/Reino Unido)
Diários de Mianmar (Myanmar Diaries), de Coletivo Cinematográfico de Mianmar (Mianmar)
Oscar Micheaux: O Super-Herói do Cinema Negro (Oscar Micheaux: The Superhero of Black Filmmaking), de Francesco Zippel (Itália)
Prisma (Prisme/Prism), de Rosine Mbakam, An van. Dienderen e Eléonore Yameogo (Bélgica/Camarões)
Quando uma Cidade se Levanta (When a City Rises), de Iris Kwong, Ip Kar Man, Cathy Chu, Han Yan Yuen, Huang Yuk-kwok, Jenn Lee e Evie Cheung (Hong Kong/Reino Unido)
Quem Tem Medo?, de Ricardo Alves Jr, Dellani Lima e Henrique Zanoni (Brasil)
Um Jóquei Cearense na Coreia (Smiling Jockey), de Guto Parente e Mi-Kying Oh (Brasil/Coreia do Sul)
Vento na Fronteira, de Marina Weis e Laura Faerman (Brasil)
FOCO LATINO-AMERICANO
*Filmes que serão exibidos em sessões presenciais no Sesc 24 de Maio e na plataforma É Tudo Verdade Play.
O Kaiser de Atlântida (El Kaiser de la Atlántida), de Sebastián Alfie (Argentina/Espanha/República Tcheca)
Mafifa, de Daniela Muñoz Barroso (Cuba)
O Silêncio do Infiltrado (El Silencio del Topo), de Anaïs Taracena (Guatemala)
O Vento nos Deixará (El Viento nos Dejará), de Pablo Martínez Pessi (Uruguai)
CLÁSSICOS É TUDO VERDADE
*A nova seção do festival destaca obras-primas do patrimônio do cinema documentário brasileiro e internacional, que serão exibidos em sessões presenciais no Instituto Moreira Salles (SP e RJ) e na plataforma É Tudo Verdade Play (exceto É Tudo Verdade, apenas presencial).
A História da Guerra Civil (The History of the Civil War), de Dziga Vertov e Nikolai Izvolov (Rússia/Israel) (1922-2022)
Chico Antônio, O Herói Com Caráter, de Eduardo Escorel (Brasil) (1983)
É Tudo Verdade (It’s All True), de Orson Welles, Bill Krohn e Myron Meisel (EUA) (1993)
HOMENAGEM ANA CAROLINA
*Mais conhecida por sua produção ficcional, a cineasta Ana Carolina também destaca-se em seu período inicial como documentarista. O festival apresenta três curtas-metragens e um longa, produzidos entre 1969 e 1975. Exibidos na plataforma É Tudo Verdade Play.
Anatomia do Espectador, de Ana Carolina (1979)
Getúlio Vargas, de Ana Carolina (1974)
Indústria, de Ana Carolina (1969)
Lavra Dor, de Paulo Rufino (1968)
RETROSPECTIVA UGO GIORGETTI
*O cineasta paulistano Ugo Giorgetti ganha um retrospectiva de sua obra documental com exibição de curtas, médias e longas produzidos entre 1973 e 2021. Os filmes serão exibidos apenas em sessões presenciais na sala Spcine Centro Cultural São Paulo e no Instituto Moreira Salles RJ.
Campos Elíseos (1973)
Comercial F.C. a Equipe Fantasma (2014)
Em Busca da Pátria Perdida (2008)
México 1968 – A Última Olimpíada Livre (2011)
Paul Singer, Uma Utopia Militante (2021)
Pizza (2005)
Quebrando a Cara (1986)
R. São Bento 405 (1976)
Uma Outra Cidade (2000)
Variações Sobre um Quarteto de Cordas (2004)
Foto: Acervo UH/Folhapress.