Cinquenta Tons de Cinza

por: Cinevitor

cinquentatonspostersiteFifty Shades of Grey

Diretora: Sam Taylor-Johnson

Elenco: Dakota Johnson, Jamie Dornan, Jennifer Ehle, Eloise Mumford, Victor Rasuk, Luke Grimes, Marcia Gay Harden, Rita Ora, Max Martini, Callum Keith Rennie, Andrew Airlie, Dylan Neal, Rachel Skarsten, Emily Fonda, Anthony Konechny, Elliat Albrecht, Bruce Dawson, Tom Butler, Christine Willes, Julia Dominczak, Anna Louise Sargeant, Megan Danso, Jason Cermak.

Ano: 2015

Sinopse: Anastasia Steele é uma jovem estudante que acaba substituindo sua melhor amiga Kate, que está gripada, em uma entrevista para a faculdade com o bem sucedido empresário Christian Grey. Ao chegar na empresa, ela logo se encanta pelo jovem milionário. Depois da conversa, eles se encontram novamente e começam a se envolver. Mas, aos poucos, Christian vai conquistando a garota e acaba revelando seus desejos eróticos. Em uma complexa relação envolvendo a descoberta amorosa e sexual, Anastasia terá que decidir se vai se submeter aos prazeres do sadomasoquismo.

Comentários do CINEVITOR: Antes dos chicotes, das vendas e das gravatas amarradas nos punhos, vale lembrar que o filme Cinquenta Tons de Cinza fala de amor. A relação entre Anastasia Steele e Christian Grey é cheia de altos e baixos, já que duas pessoas com personalidades (e mundos) tão diferentes se aproximam e se permitem vivenciar novos sentimentos. O longa, que é baseado no livro homônimo escrito por E.L. James e que sumiu rapidamente das prateleiras das livrarias, deve repetir o sucesso nas telonas. Por se tratar de uma adaptação, as comparações são inevitáveis. A curiosidade é geral, até mesmo para aqueles que se quer leram uma linha do livro. Como levar para o cinema, sem apelação, uma história considerada erótica e transformá-la num grande sucesso de bilheteria? Simples. Escale um elenco com atuações medianas, misture músicas conhecidas de artistas famosos (leia-se Beyoncé) nas cenas mais picantes, escolha belas locações e preocupe-se em destacar alguns elementos importantes da história, como o quarto secreto de Christian Grey, através de planos bem detalhistas. E claro, faça uma boa divulgação do filme. O sucesso de Cinquenta Tons de Cinza já é mais do que certo, mas não é uma bilheteria arrebatadora que faz um filme ser considerado excelente. Sob a direção de Sam Taylor-Johnson, o longa concentra-se em não se tornar vulgar e, com isso, acaba atrapalhando as cenas mais quentes (e talvez as mais esperadas pelo público). Mesmo com nudez, muito mais de Dakota Johnson do que de Jamie Dornan, o sexo entre os personagens, em alguns momentos, parece ensaiado, com direito a trilha sonora acompanhando os movimentos, e Grey, que se diz tão dominador ao longo da história, esquece de exercer seu poder diante de sua parceira, já que é adepto ao sadomasoquismo. Se analisarmos tantos outros filmes que também falam de amor, Cinquenta Tons de Cinza mostra-se, de vez em quando, um pouco comportado, mas também ousado por ser um filme feito com padrões hollywoodianos. Entre os protagonistas, a atuação de Dakota Johnson é a que mais chama a atenção, ainda que mordendo os lábios constantemente de uma maneira artificial. Ao interpretar uma garota sem graça, consegue segurar a personagem em meio aos seus questionamentos e às novidades apresentadas pelo seu companheiro. Já Jamie Dornan apenas cumpre sua função: ser um cara bonito, bem sucedido e que arranque suspiros de alguns espectadores. Cinquenta Tons de Cinza não é um filme ruim, apesar dos deslizes. Sem a intenção de contar uma história diferente para o público, mas, sim, com o propósito de quebrar a curiosidade daqueles que tanto esperaram para conhecer o mundo de Christian e Anastasia além das páginas dos livros, o filme funciona. Mesmo repleto de clichês, ostentação e alguns tapinhas (de amor?), o tal romance erótico (e não pornô) chega aos cinemas transpirando sensualidade, contudo, com um certo limite. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-3-estrelas

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