CINEVITOR #399: Entrevista com Karim Aïnouz | Marinheiro das Montanhas | 45ª Mostra de São Paulo

por: Cinevitor
O cineasta no Festival de Cannes deste ano.

Depois de passar pelo Festival de Cannes deste ano, na mostra Sessões Especiais, o documentário Marinheiro das Montanhas, de Karim Aïnouz, teve sua primeira exibição no Brasil na 45ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

O longa, produzido pela VideoFilmes, é assumidamente biográfico. A trama é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o filme opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argélia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia.

O documentário é todo narrado por Karim, que lê uma carta para a sua mãe, já falecida, transformada em uma companheira imaginária de viagem. Enquanto relata e comenta episódios da jornada, ele reativa memórias familiares e revela os muitos sentimentos contraditórios que marcam o seu percurso.

Com roteiro de Karim e Murilo Hauser, a fotografia é assinada por Juan Sarmiento; a produção é de Walter Salles, João Moreira Salles e Maria Carlota Bruno em coprodução com a Globo Filmes, Globo News, em associação com MPM Film, Big Sister, Watchmen e Cinema Inflamável; a distribuição é da Gullane.

Vale lembrar que, em 2019, o cineasta passou por Cannes com A Vida Invisível, que foi eleito o melhor filme da mostra Un Certain Regard, que coloca em evidência filmes mais atípicos aos da Competição Oficial. A trajetória do diretor é marcada pelo evento, também responsável por sua estreia com Madame Satã e pela aplaudida sessão de O Abismo Prateado na Quinzena dos Realizadores.

Conversamos com Karim Aïnouz sobre a ideia de Marinheiro das Montanhas, material de arquivo pessoal, montagem de Ricardo Saraiva, família, trilha sonora, novas experiências cinematográficas, exibição em Cannes, A Vida Invisível, Cine Ceará (no qual será o filme de encerramento deste ano), Argélia e processo de criação.

Aperte o play e confira:

Foto: Kate Green/Getty Images Europe.

Comentários