Carlos Saldanha recebe o Troféu Eduardo Abelin no 46º Festival de Gramado

por: Cinevitor

saldanhatrofeugramadoHomenageado: reconhecimento no exterior e no Brasil.

O primeiro homenageado da 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado subiu ao palco do Palácio dos Festivais no sábado, 18/07: o cineasta Carlos Saldanha, mestre da animação brasileira e indicado duas vezes ao Oscar, recebeu o Troféu Eduardo Abelin, que destaca a trajetória e a contribuição de diretores brasileiros.

Nascido no Rio de Janeiro e morador de Nova Iorque desde os anos 1990, Carlos Saldanha é um dos principais nomes da Blue Sky Studios, responsável por animações como A Era do Gelo, Robôs, Rio e O Touro Ferdinando, que foi indicado recentemente ao Oscar de melhor animação. A obra é dirigida por Saldanha, que exerceu a mesma função em Rio, de 2011, filme que ele criou para ser uma carta de amor para sua cidade natal e que se tornou um sucesso mundial.

Na trilogia de A Era do Gelo, dividiu a direção do primeiro filme e depois assumiu integralmente a condução das duas sequências, sendo que a última, A Era do Gelo 3, se tornou um dos maiores filmes de animação de todos os tempos, arrecadando quase 900 milhões de dólares em todo o mundo.

No palco do Palácio dos Festivais, o cineasta gaúcho Otto Guerra, que recebeu este mesmo troféu no ano passado e também é conhecido por suas animações, preparou uma sequência especial com imagens de seus filmes que foram projetadas no telão e brincavam com Saldanha. Depois, entregou o troféu ao homenageado: “Fiz minha carreira praticamente lá fora, mas ganhar um prêmio no Brasil tem um gostinho muito especial”, disse Carlos. E completou: “Todos nós queremos contar boas histórias, criar bons personagens e não importa como. O que importa é estar na telona para que possa ser apreciado“.

Aperte o play e confira os melhores momentos da homenagem:

*O CINEVITOR está em Gramado e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Edison Vara/Pressphoto.

Comentários