Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, será o filme de encerramento do 48º Festival de Gramado

por: Cinevitor

byebyebrasilgramado2020Betty Faria em Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues.

A programação da 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que este ano acontecerá entre os dias 18 e 26 de setembro, será multi plataforma. As mostras competitivas serão transmitidas pelo Canal Brasil e por streaming, no Canal Brasil Play. Pela TV, os espectadores poderão acompanhar os longas-metragens brasileiros e estrangeiros e os curtas brasileiros.

A noite dedicada às homenagens, o filme de encerramento e a cerimônia de premiação, que será ao vivo direto do Palácio dos Festivais, também poderão ser acompanhados pela TV para os assinantes do canal. Já na plataforma de streaming, o Canal Brasil Play, serão transmitidos os longas e os curtas-metragens gaúchos em competição. A plataforma disponibiliza por 24 horas os curtas brasileiros e transmite, também, a cerimônia de premiação ao vivo.

Os tradicionais debates, o Educavídeo e o Gramado Film Market serão transmitidos pelas redes sociais e alguns conteúdos contam com a parceria da TVE, TV Educativa de Porto Alegre, e TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O longa-metragem estrangeiro Tu me manques não faz mais parte da mostra competitiva. A programação completa está disponível no site (clique aqui).

O filme de encerramento desta 48ª edição é uma reverência ao cinema nacional. Bye Bye Brasil, de 1979, reúne uma equipe ímpar. Dirigido por Cacá Diegues e produzido pelo casal Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto, o título conta com interpretações memoráveis de José Wilker, como Lorde Cigano; Betty Faria, como Salomé; Joffre Soares, como Zé da Luz; e do jovem ator Fábio Jr. A música que dá título ao filme e compõe a trilha é de Chico Buarque e Roberto Menescal. Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas mambembes que cruzam o país com a Caravana Rolidei para curtir o icônico Bye Bye Brasil. O longa será exibido na sexta-feira, dia 25, a partir das 20h, no Canal Brasil.

animalamareloteaserIsabél Zuaa em Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança: em competição.

Este ano, o espaço do Festival de Cinema de Gramado dedicado ao mercado também ocorrerá de maneira virtual. A quarta edição do Conexões Gramado Film Market mantém a Mostra Universitária que, este ano, também será transmitida pela TVE-RS e as tradicionais rodadas de negócios, com representantes da Disney Brasil, Telecine, Globosat/Globoplay e da uruguaia Circular Media.

Entre os convidados, Laís Bodanzky, homenageada com o troféu Eduardo Abelin, abordará os desafios vividos pelo setor audiovisual. O futuro dos festivais de cinema, igualdade de gênero na indústria e distribuição digital também são temas que serão tratados no evento, que ocorre entre os dias 19 e 26 de setembro, sempre das 13h às 14h. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no site (clique aqui); a programação completa pode ser conferida aqui.

Em 48 anos, o Festival de Cinema de Gramado nunca esteve tão conectado. Além dos canais oficiais do evento no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube, agora o festival também tem seu próprio podcast. Entrevistas com homenageados, realizadores, diretores, comissão de júri, atores e atrizes, repercussão da seleção e programação do evento são alguns dos conteúdos abordados a cada novo episódio, que vai ao ar todas as sextas-feiras.

Já são cinco episódios disponíveis em diferentes plataformas digitais. Durante o evento, os conteúdos serão diários, produzidos e gravados diretamente de Gramado. Esta é mais uma plataforma de conexão com o público para deixar o evento mais próximo de seus espectadores. O podcast fica disponível no Spotify, Anchor, Breaker, Overcast, PCA e Radiopublic.

Com o objetivo de marcar a data e também de receber e presentear os visitantes que circulam pela cidade, o projeto cenográfico do festival vai garantir a tematização de algumas áreas. A Rua Coberta vai receber o tapete vermelho e o kikito, símbolo maior da festa; o Palácio dos Festivais estará preparado para as transmissões. As praças Major Nicoletti e das Etnias também recebem elementos alusivos ao festival.

A arquiteta Daniela Corso, da Nowhere, responsável pela cenografia, comenta sobre o conceito, que incluiu características do momento: “A mensagem que queremos passar é que tudo vai ficar bem. Essa frase está presente no Palácio dos Festivais e em outros pontos da cidade. Trabalhei com peças transparentes para que as pessoas possam se enxergar e interagir, ainda que uma de cada lado e separadas por essa barreira. A ideia é que possam se fotografar, se ver e se ‘tocar’. São elementos urbanos voltados para a interatividade, ainda que através de telas ou janelas. Também trabalhei com elementos vazados, por onde é possível ver o outro lado”, comentou.

Clique aqui e relembre os filmes selecionados desta edição: longas e homenageados; curtas brasileiros; longas gaúchos; e curtas gaúchos.

Confira abaixo as datas e horários de exibições:

Longas brasileiros: Canal Brasil e streaming (exibição única a partir das 20h)
Curtas-metragens brasileiros: na TV e disponíveis por 24 horas através do serviço de streaming; das 23h59 do dia em que foi exibido na TV até às 23h59 do dia seguinte
Longas-metragens gaúchos: disponíveis da 0h de sábado, 19 de setembro, até as 23h59 de quarta-feira, 23 de setembro

Fotos: Divulgação.

Comentários