48º Festival de Cinema de Gramado anuncia longas gaúchos concorrentes

por: Cinevitor

longagaucho2020gramadoCena do filme Ten-Love, de Bruno de Oliveira.

Em 2019, o Festival de Cinema de Gramado transformou a mostra de longas-metragens gaúchos em mostra competitiva, que premia, entre cinco títulos selecionados, o melhor filme. O vencedor recebe o cobiçado kikito e um prêmio de 5 mil reais.

Neste ano, a seleção reúne ficção científica, documentários, romance e comédia e dá a dimensão da diversidade de gêneros e estilos produzidos no Estado. Os longas gaúchos serão exibidos por streaming entre os dias 19 e 23 de setembro. Para assistir é preciso ser assinante de TV cujo pacote contemple o Canal Brasil.

O curador da mostra, Leonardo Bomfim, programador da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, conta sobre o processo de seleção: “Procurei avaliar o que seria mais interessante exibir neste momento que vivemos. Há filmes que já foram realizados após o início da pandemia, refletindo sobre como produzir neste contexto. Ao mesmo tempo, há filmes produzidos num contexto de possibilidade de viagens e encontros. Acredito que este contraste será muito interessante”, comenta Bomfim.

Mais de 110 anos separam a exibição do primeiro filme gaúcho de ficção, o curta Ranchinho do Sertão, de 2020. Realizado pelo produtor e exibidor cinematográfico Eduardo Hirtz, a obra foi exibida publicamente pela primeira vez em 1909. Em um século, o cinema produzido no Rio Grande do Sul cresceu, se fortaleceu, formou e revelou muitos talentos, e ganhou projeção nacional como importante polo do audiovisual brasileiro.

O gerente de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do Festival de Cinema de Gramado, Diego Scariot, fala sobre a importância da mostra: “Em outras edições já exibimos a mostra gaúcha de longas, mas em 2019 ela passou a ser competitiva. Entendemos que o festival tem mais esse compromisso com o cinema gaúcho e nacional. Considerando que o conteúdo será transmitido pela plataforma on-line do Canal Brasil, os filmes terão uma janela ainda maior de visibilidade”, avalia.

E mais: entre os dias 19 e 26 de setembro, o espaço do Festival de Gramado dedicado ao mercado acontecerá de forma virtual e será transmitido pelos canais digitais do festival, entre 13h e 14h. A 4ª edição do Conexões Gramado Film Market contará com o HUB Universidades, em sinergia com as edições sul e nacional do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. Estarão presentes na programação, ainda, as tradicionais rodadas de negócios e a Mostra Universitária que, este ano, reunirá produções audiovisuais que abordam a diversidade.

As inscrições para as atividades, com vagas limitadas, iniciam no dia 1º de setembro e podem ser feitas pelo site (clique aqui). A programação completa será divulgada em breve.

Conheça os longas-metragens gaúchos selecionados:

Contos do Amanhã, de Pedro de Lima Marques (Porto Alegre)
Deborah! O Ato da Casa, de Luiz Alberto Cassol (Santa Maria)
Portuñol, de Thais Fernandes (Porto Alegre)
Ten-Love, de Bruno de Oliveira (Porto Alegre)
Trapaça, de Luke Schatzmann (Porto Alegre)

Foto: Divulgação.

Comentários