Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, será o filme de abertura do 47º Festival de Gramado

por: Cinevitor

bacurauaberturagramadoDepois de Cannes, Sydney e Munique, o filme será exibido em Gramado.

A 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado acaba de anunciar seu filme de abertura: Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O longa, que será exibido na sexta-feira, 16/08, no Palácio dos Festivais, fora de competição, foi consagrado recentemente no Festival de Cannes com o Prêmio do Júri, dividido com o francês Les misérables, de Ladj Ly.

Na descrição de seus diretores, Bacurau é um filme de aventura ambientado no Brasil daqui a alguns anos. O longa foi rodado no Sertão do Seridó, divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, exatamente um ano atrás. As locações foram encontradas depois da equipe percorrer mais de dez mil quilômetros em Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. As filmagens duraram dois meses e três dias, com uma equipe de 150 pessoas. As cidades de Parelhas e Acari serviram de base para a produção.

Kleber Mendonça Filho retorna ao evento gaúcho depois do sucesso internacional de Aquarius, em 2016, que também teve sua estreia mundial na principal mostra do Festival de Cannes e foi o filme de abertura de Gramado naquele ano. Além disso, o diretor também exibiu O Som ao Redor, em 2012, e acabou premiado com quatro kikitos.

Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho colaboraram em curtas metragens premiados no Brasil e exterior, como: Eletrodoméstica e Recife Frio; e nos longas também aclamados internacionalmente: O Som ao Redor e Aquarius, filmes dirigidos por Kleber Mendonça Filho e com direção de arte de Juliano Dornelles. Como realizador, Juliano fez o curta Mens Sana in Corpore Sano, premiado no Festival de Locarno, em 2011, e o longa O Ateliê da Rua do Brum, que está em pós-produção. Na equipe de Bacurau a parceria estabelecida em projetos anteriores também se repete na fotografia, assinada por Pedro Sotero, no som de Nicolas Hallet e na direção de arte de Thales Junqueira.

A sinopse oficial de Bacurau diz: um western brasileiro, um filme de aventura e ficção científica. Daqui a alguns anos… Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, dá adeus a Dona Carmelita, mulher forte e querida, falecida aos 94 anos. Dias depois, os moradores de Bacurau percebem que a comunidade não consta mais nos mapas. Sonia Braga, o alemão Udo Kier e Karine Teles fazem parte de um elenco composto por dezenas de atores, como Bárbara Colen, Silvero Pereira, Thomás Aquino, Antonio Saboia, Rubens Santos e Lia de Itamaracá.

Além de Cannes, Bacurau foi exibido recentemente no Sydney Film Festival e também fará parte da programação do Filmfest München, na Alemanha, no final de junho. O longa chega aos cinemas brasileiros no dia 29 de agosto com distribuição da Vitrine Filmes.

A 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado acontecerá entre os dias 16 e 24 de agosto.

Foto: Victor Jucá.

Comentários