Assunto de Família

por: Cinevitor

assuntofamiliaposter1Manbiki kazoku
Shoplifters

Direção: Hirokazu Kore-eda

Elenco: Kirin Kiki, Lily Franky, Sakura Andô, Sôsuke Ikematsu, Mayu Matsuoka, Moemi Katayama, Yôko Moriguchi, Yûki Yamada, Jyo Kairi, Akira Emoto, Miyu Sasaki, Kengo Kôra, Chizuru Ikewaki, Naoto Ogata.

Ano: 2018

Sinopse: Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber dos abusos que ela sofre de seus pais. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.

Crítica do CINEVITOR: O novo filme do cineasta japonês Hirokazu Kore-eda, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, apresenta características típicas do diretor que imprimem sua marca registrada na telona. Acostumado a narrar situações familiares, ele repete sua fórmula com maestria e, inicialmente, passeia com naturalidade pelo cotidiano de suas personagens, até acrescentar uma reviravolta tensa, dramática e ainda mais potente. Assunto de Família arranca as máscaras de seus protagonistas, delata um lado sombrio do clã, retalha laços afetivos e exibe conflitos comoventes e reveladores. (Vitor Búrigo)

*Crítica publicada na edição 110 (novembro e dezembro/2018) da Revista Preview.

*Filme assistido na 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Nota do CINEVITOR:

nota-4-estrelas

Comentários