American Society of Cinematographers anuncia os vencedores do 34º ASC Awards

por: Cinevitor

ascvencedores2020Roger Deakins recebe o prêmio ao lado da esposa, Isabella James Purefoy Ellis.

Fundada em 1919, a American Society of Cinematographers é uma organização, e não um sindicato, que reúne diretores de fotografia com a intenção de discutir técnicas e promover o cinema como uma forma de arte. Desde 1986 realiza um prêmio anual, o American Society of Cinematographers Awards, que elege a melhor direção de fotografia em TV e cinema.

Os vencedores desta 34ª edição foram anunciados no sábado, 25/01, em Hollywood. Roger Deakins foi premiado por seu trabalho em 1917, de Sam Mendes. Vale lembrar que o fotógrafo já foi consagrado diversas vezes pela ASC, como: em 1995, por Um Sonho de Liberdade; O Homem que Não Estava Lá, em 2002; em 2013, por 007 – Operação Skyfall; em 2018, por Blade Runner 2049; e em 2011 recebeu o Lifetime Achievement Award.

A noite contou também com homenagens: o diretor de fotografia Frederick Elmes, dos filmes Tempestade de Gelo, Uma Noite Sobre a Terra, Coração Selvagem e Veludo Azul, e premiado no Emmy Awards pela série The Night Of, recebeu o Lifetime Achievement Award pelo conjunto da obra; Donald A. Morgan foi homenageado com o Career Achievement in Television Award; o francês Bruno Delbonnel, indicado ao Oscar por O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Eterno Amor, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum e O Destino de uma Nação, recebeu o International Award; e Don McCuaig foi agraciado com o Presidents Award.

Além disso, há também o Prêmio Spotlight, criado para reconhecer a excepcional fotografia em longas-metragens que foram exibidos em poucos cinemas ou em festivais internacionais.

Conheça os vencedores do 34º ASC Awards nas categorias de cinema:

MELHOR FOTOGRAFIA EM LONGA-METRAGEM:
1917, por Roger Deakins

MELHOR FOTOGRAFIA EM LONGA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO:
Honeyland, por Fejmi Daut e Samir Ljuma

PRÊMIO SPOTLIGHT:
O Farol, por Jarin Blaschke

Foto: Divulgação/ASC.

Comentários