32º ASC Awards: Roger Deakins, de Blade Runner 2049, é premiado pela American Society of Cinematographers

por: Cinevitor

bladevenceascDenis Villeneuve e Roger Deakins nos bastidores de Blade Runner 2049.

Foram anunciados neste sábado, 18/02, em cerimônia apresentada por Ben Mankiewicz, os vencedores do American Society of Cinematographers Awards, que elege a melhor direção de fotografia em TV e cinema.

Roger Deakins levou o prêmio de melhor fotografia em longa-metragem por seu trabalho em Blade Runner 2049, de Denis Villeneuve. O fotógrafo já foi premiado pela American Society of Cinematographers outras vezes por: Um Sonho de Liberdade, O Homem que Não Estava Lá, 007 – Operação Skyfall e em 2011 recebeu o Lifetime Achievement Award.

Entre os concorrentes desta 32ª edição, vale destacar a presença de Rachel Morrison na lista. Indicada por seu trabalho em Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi, ela se tornou a primeira mulher da história desta premiação a concorrer na categoria principal.

Além disso, prêmios especiais foram entregues ao longo da cerimônia: Russell Carpenter, vencedor do Oscar de melhor fotografia por Titanic, recebeu o Lifetime Achievement Award; Russell Boyd, premiado pela Academia por Mestre dos Mares – O Lado Mais Distante do Mundo, recebeu o International Award; a atriz e cineasta Angelina Jolie subiu ao palco para receber o Board of Governors Award; o Presidents Award foi entregue para Stephen Lighthill e Alan Caso foi homenageado com o Career Achievement in Television Award.

O brasileiro Adriano Goldman, diretor de fotografia de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, 360, Xingu, Trash: A Esperança Vem do Lixo e Pegando Fogo, foi premiado na categoria de melhor fotografia em um episódio de uma série não comercial por Smoke and Mirrors, do seriado The Crown, da Netflix; o prêmio Spotlight, criado para reconhecer a excepcional fotografia em longas-metragens que foram exibidos em poucos cinemas ou em festivais internacionais, foi entregue para Mart Taniel pelo drama November, do estoniano Rainer Sarnet.

Conheça os vencedores do 32º ASC Awards nas categorias de cinema:

MELHOR FOTOGRAFIA EM LONGA-METRAGEM:
Blade Runner 2049, por Roger Deakins

PRÊMIO SPOTLIGHT:
November, por Mart Taniel

ASC HASKELL WEXLER STUDENT DOCUMENTARY AWARD:
Forever Home, por Connor Ellmann

Foto: Divulgação.

Comentários