A Qualquer Custo

por: Cinevitor

aqualquercustoHell or High Water

Diretor: David Mackenzie

Elenco: Ben Foster, Chris Pine, Jeff Bridges, Gil Birmingham, Dale Dickey, William Sterchi, Buck Taylor, Kristin Berg, Jackamoe Buzzell, Katy Mixon, Keith Meriweather, Amber Midthunder, Joe Berryman, Howard Ferguson Jr., Debrianna Mansini, Taylor Sheridan, Paul Howard Smith, Nathaniel Augustson, Jim Burleson, Gregory Cruz, Alma Sisneros, Kevin Rankin, Margaret Bowman, Marin Ireland, John-Paul Howard, Kevin Wiggins, Dylan Kenin, Richard Christie, Richard Beal, Melanie Papalia.

Ano: 2016

Sinopse: Irmãos texanos, Toby e Tannar se reúnem após anos de separação para roubar agências do banco que ameaça a falência das terras da família. Para eles, os assaltos são apenas parte de um estratagema que é o último esforço para retomar um futuro que lhes foi roubado. A vingança parece estar próxima, até que eles se encontram na mira de Marcus, um Texas Ranger que procura por uma última grande perseguição nas vésperas de sua aposentadoria, e seu parceiro comanche, Alberto. Enquanto os irmãos bolam um último golpe para completar o plano, e com os perseguidores em seus calcanhares, uma sombra agiganta-se na encruzilhada onde valores de Novo e do Velho Oeste colidem mortalmente.

Crítica do CINEVITOR: O faroeste é um clássico do cinema americano, que também se consolidou em filmografias de outros países. Seriam necessárias muitas linhas para falar sobre os filmes deste gênero que marcaram épocas e apresentaram grandes estrelas. Porém, as referências continuam por aí. Em A Qualquer Custo, podemos dizer que estamos diante de um faroeste moderno. Dirigido por David Mackenzie e escrito por Taylor Sheridan, roteirista de Sicario: Terra de Ninguém, o longa nos coloca em meio a peripécias de dois irmão texanos especialistas em roubar agências bancárias. Aqui, temos um elenco talentoso que realiza um brilhante trabalho em cena. Ben Foster se destaca como protagonista, porém, Chris Pine também merece elogios por desvincular-se de seu lado galã, sem deixar rastros do Capitão James T. Kirk, da franquia Star Trek. Além disso, há também a presença de nada mais, nada menos do que Jeff Bridges, vencedor do Oscar de melhor ator por Coração Louco. A Qualquer Custo é bem americanizado e consegue entreter o espectador com suas sequências de ação muito bem fotografadas com as cores fortes do deserto. O roteiro, que cresce ao poucos, consegue fazer um equilíbrio entre a tensão das ações e o emocional de seus personagens, acertando ao destacar não só as artimanhas de seus vilões, mas também esse lado mais afetivo entre eles. Ainda que não apresente uma narrativa tão original, o filme se mantém empolgante pelo elenco, que conduz a história com segurança. A Qualquer Custo traz uma nostalgia dos antigos faroestes com uma adaptação moderna e bem realizada. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-4-estrelas

Comentários