9ª Mostra Ecofalante de Cinema: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor

acquamovieecofalanteAlessandra Negrini em Acqua Movie, do cineasta pernambucano Lírio Ferreira.

A 9ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, que acontecerá entre os dias 12 de agosto e 20 de setembro, de forma inteiramente on-line por conta da pandemia de Covid-19, anunciou nesta sexta-feira, 10/07, os selecionados para seus dois programas competitivos: a Competição Latino-Americana e o Concurso Curta Ecofalante.

Totalmente gratuito, o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais promove uma programação com a exibição de mais de 90 títulos de diversos países, além de debates que discutirão temas como ativismo, consumo, economia, emergência climática, povos e lugares, tecnologia e trabalho. A Mostra Ecofalante de Cinema já havia organizado em junho uma programação virtual de aquecimento celebrando a Semana do Meio Ambiente, com sessões de filmes e debates.

Presente na Mostra Ecofalante desde 2014, a Competição Latino-Americana premia os melhores filmes de temática socioambiental da América Latina. Dos mais de 500 inscritos, foram selecionadas 25 produções, entre longas e curtas-metragens. Com títulos produzidos na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, a mostra reúne obras assinadas por cineastas consagrados.

O Concurso Curta Ecofalante, competição voltada para curtas-metragens produzidos por estudantes, traz uma novidade nesta edição. Para participar, os filmes inscritos precisavam abordar temáticas relacionadas a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, propostos pela ONU na Agenda 2030; são 17 objetivos que abrangem temas como erradicação da pobreza, saúde de qualidade, combate às mudanças climáticas e igualdade de gênero.

O Concurso Curta, que nesta edição tem apoio da WWF-Brasil, atingiu seu recorde de inscrições em 2020: foram 134 filmes submetidos por estudantes de 77 instituições de ensino em 16 estados, representando todas as regiões do Brasil. Dentre eles, 24 foram selecionados.

[ATUALIZADO – 05/08 | 16h14]:

A programação do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais reúne 98 títulos, de 24 países, muitos deles inéditos no Brasil. A grade de programação prevê novidades diárias, com até onze diferentes sessões por dia. Ao longo das seis semanas do evento, os títulos ficarão disponíveis sempre às 15h no período de 24 horas, com até cinco dias de exibições cada um.

Com 31 produções, sendo 16 inéditas no pais, o Panorama Internacional Contemporâneo é dividido em sete temáticas: Ativismo, Consumo, Economia, Emergência Climática, Povos e Lugares, Tecnologia e Trabalho; e traz representantes de 16 países.

tomatesmolhoswagnerCena do filme grego Tomates, Molho e Wagner, de Marianna Economou.

Entre as produções que serão exibidas pela primeira vez no Brasil, destacam-se: Botando pra Quebrar, de Lech Kowalski, selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; Jawline: Ascensão e Queda de Austyn Tester, de Liza Mandelup, premiado no Festival de Sundance; Tomates, Molho e Wagner, de Marianna Economou, representante da Grécia no Oscar de melhor filme internacional; Beleza Tóxica, de Phyllis Ellis, eleito o melhor documentário canadense no Festival de Calgary; Ma’Ohi Nui, de Annick Ghijzelings, selecionado para o Festival de Berlim deste ano; entre outros.

Os Clássicos e Premiados é o novo programa da Mostra Ecofalante de Cinema. São 18 filmes considerados clássicos do cinema socioambiental brasileiro ou que foram premiados em eventos no Brasil e no exterior. O cineasta Jorge Bodanzky está presente com oito obras. O programa também traz produções assinadas por Vincent Carelli, Silvio Tendler, Hermano Penna, entre outros.

Uma série de dez entrevistas com diretores internacionais com filmes nesta edição da Mostra Ecofalante será disponibilizada ao longo da programação, com mediação da jornalista Flavia Guerra. Também serão realizados debates virtuais, reunindo ativistas, cientistas e especialistas que discutem, entre outros temas, ativismo, consumo, economia, emergência climática, povos e lugares, tecnologia e trabalho. Entre os convidados estão: a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik; Ailton Krenak (liderança indígena); a ativista e jornalista Rebeca Lerer; o sociólogo Ricardo Antunes; Eduardo Santos, ativista vegano (Vegano Periférico), Rita Von Hunty (do canal no YouTube Tempero Drag); entre outros.

A programação inclui ainda uma masterclass com Cristina Amaral, responsável pela montagem de filmes de diretores como Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach, Edgard Navarro Filho, Carlos Adriano, Guilherme de Almeida Prado, Lina Chamie, Denoy de Oliveira, Joel Yamaji e Raquel Gerber. Já uma atividade de formação será ministrada pelo cineasta e curador Francisco Cesar Filho, diretor dos longas-metragens AugustasFuturo do Pretérito: Tropicalismo Now! e organizador de diversos eventos.

Conheça os filmes selecionados para a 9ª Mostra Ecofalante de Cinema:

COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA | LONGAS

A Jangada de Welles, de Firo Holanda e Petrus Cariry (Brasil)
Acqua Movie, de Lírio Ferreira (Brasil)
Amazônia Sociedade Anônima, de Estevão Ciavatta (Brasil)
Deus, de Christopher Murray, Josefina Buschmann e Israel Pimentel (Chile)
Estou me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes (Brasil)
Indianara, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa (Brasil)
Soldados da Borracha, de Wolney Oliveira (Brasil)
Suspensão, de Simón Uribe (Colômbia)

COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA | MÉDIAS E CURTAS

Caranguejo Rei, de Enock Carvalho e Matheus Farias (Brasil)
C.I.T.A. (Cooperativa Industrial Têxtil Argentina), de Lucas Molina, Tadeo Suarez e Marcos Pretti (Argentina)
Guaxuma, de Nara Normande (Brasil)
Liberdade, de Pedro Nishi e Vinícius Silva (Brasil)
Mamapara, de Alberto Flores Vilca (Peru/Argentina/Bolívia)
Mitos Indígenas em Travessia, de Julia Vellutini e Wesley Rodrigues (Brasil)
Nova Iorque, mais uma cidade, de André Lopes e Joana Brandão (Brasil/EUA)
Nove Águas, de Gabriel Martins e Quilombo dos Marques (Brasil)
O Delegado, de Samuel Moreno Alvarez (Colômbia)
O Fim da Eternidade, de Pablo Radice (Argentina/Peru)
O Fogo que Vimos, de Pilar Condomí e Candelaria Gutierrez (Argentina)
O Levante dos Andes: A Cidade-tampão que se Reinventa Através da Arquitetura, de Bernardo Villagra Meruvia (Alemanha/Bolívia)
Por Trás da Cortina Verde, de Caio Silva Ferraz e Paulo Plá (Brasil)
Resplendor, de Claudia Nunes e Erico Rassi (Brasil)
Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra, de Jorge Bodanzky (Brasil)
Suquía, de Ezequiel Salinas (Argentina)
Tuã Ingugu, de Daniela Thomas (Brasil)

CONCURSO CURTA ECOFALANTE

Ângelo, de Mariana Machado
Beat é protesto: O funk pela ótica feminina, de Mayara Efe
Cancha – Domingo é dia de jogo, de Welyton Crestani
Cantos de Origem, de Marcella Ferrari, Brenda Zacharias, Paulina Meza, Chico Sales e Gislene Nogueira
Cerrado de Volta: A Restauração na Chapada dos Veadeiros, de Cleisyane Quintino
Cidade de Quem Corre, de Fernando Martins
Como Se Fossem Máquinas, de João de Mari
Contratempos, de Matheus Santos
Cor de Pele, de Larissa Barbosa
Correntes, de Charles dos Santos
De Canto Em Canto, de Júlia Maria
Desculpe Interromper o Silêncio de Sua Viagem, de Maiara Astarte
Elemento Suspeito, de Gustavo Paixão
Entre Mães, de Nicoly Cruvinel
Estado de Neblina, de Bruno Ramos
Hoje Eu Não Fico no Vestiário, de Nicole Lopes
Hoje sou Felicidade, de João Luís e Tiago Aguiar
Nem Puta Nem Santa, de Alana Ferreira
O Garoto do Fim do Mundo, de Antônio Victor e Lailson Brito
O verbo se fez carne, de Ziel Karapotó
Perpétuo, de Lorran Dias
Território: nosso corpo, nosso espírito, de Clea Torres e João Paulo Fernandes
Vidas que Correm, de Coletivo de Alunos
Vivi Lobo e o Quarto Mágico, de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | ATIVISMO

Dolores, de Peter Bratt (EUA)
Patrimônio, de Lisa F. Jackson e Sarah Teale (México/EUA)
Sufocado (Breathless), de Daniel Lambo (Bélgica)
Triste Oceano (Blue), de Karina Holden (Austrália)
Vulcão de Lama: A Luta Contra a Injustiça (Grit), de Cynthia Wade e Sasha Friedlander (EUA)

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | CONSUMO

Beleza Tóxica (Toxic Beauty), de Phyllis Ellis (Canadá)
O Custo do Vício Digital (Death By Design), de Sue Williams (EUA)
O Fim da Carne (The End of Meat), de Marc Pierschel (Alemanha)
Superalimentos (The Superfood Chain), de Ann Shin (Canadá)

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | ECONOMIA

Golpe Corporativo (The Corporate Coup d’État), de Fred Peabody (Canadá/EUA)
O Custo do Transporte Global (Freightened: The Real Price of Shipping), de Denis Delestrac (Espanha/França)
Os Despossuídos (The Dispossessed), de Mathieu Roy (Canadá/Suíça)
Os Senhores da Água (Lords of Water), de Jérôme Fritel (França)
Push: Ordem de Despejo, de Fredrik Gertten (Suécia)
Tomates, Molho e Wagner (When Tomatoes Met Wagner), de Marianna Economou (Grécia)

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

A Era das Consequências (The Age of Consequences), de Jared P. Scott (EUA)
A Nova Era do Petróleo (Blowout), de Zach Toombs (EUA)
Breakpoint: Uma Outra História do Progresso (Breakpoint: A Counter-History of Progress), de Jean-Robert Viallet (França)
O Mês Mais Quente (The Hottest August), de Brett Story (Canadá)

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | POVOS E LUGARES

A Baleia de Lorino (The Whale from Lorino), de Maciej Cuske (Polônia)
Exodus, de Bahman Kiarostami (Irã)
Ma’Ohi Nui (Ma’Ohi Nui, In the Heart of the Ocean my Country Lies), de Annick Ghijzelings (Bélgica)
Memórias do Oriente (Eastern Memories), de Niklas Kullström e Marti Kaartinen (Finlândia)

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | TECNOLOGIA

Bebês do Futuro (Future Baby), de Maria Arlamovsky (Áustria)
Jawline: Ascensão e Queda de Austyn Tester, de Liza Mandelup (EUA)
O Futuro do Trabalho e da Morte (The Future of Work and Death), de Sean Blacknell e Wayne Walsh (Reino Unido)
Olá, IA (Hi, AI), de Isa Willinger (Alemanha)

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | TRABALHO

Botando pra Quebrar (Blow It to Bits), de Lech Kowalski (França)
Indústria Russa (The Russian Job), de Petr Horky (República Tcheca)
Ladrões do Tempo (Time Thieves), de Cosima Dannoritzer (Espanha/França)
Ouro da Morte (Dying for Gold), de Catherine Meyburgh e Richard Pakleppa (África do Sul)

CLÁSSICOS E PREMIADOS

Brasil S/A, de Marcelo Pedroso (2014)
Corumbiara, de Vincent Carelli (2009)
Era Uma Vez Iracema, de Jorge Bodanzky (2005)
Dedo na Ferida, de Silvio Tendler (2017)
Fronteira das Almas, de Hermano Penna (1988)
Iracema – Uma Transa Amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna (1974)
Jari, de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer (1979)
Mário, de Hermano Penna (1999)
Martírio, de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida (2016)
Não Respire – Contém Amianto, de André Campos, Carlos Juliano Barros e Caue Angeli (2017)
Navegaramazônia – Uma Viagem com Jorge Mautner, de Jorge Bodanzky e Evaldo Mocarzel (2006)
No Meio do Rio, Entre as Árvores, de Jorge Bodanzky (2009)
No Rio das Amazonas, de Ricardo Dias (1995)
O Cineasta da Selva, de Aurélio Michiles (1997)
O Terceiro Milênio, de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer (1981)
Os Mucker, de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer (1978)
Pandemonium, de Jorge Bodanzky (2010)
Sob a Pata do Boi, de Márcio Isensee e Sá (2018)

Fotos: Fred Jordão/Divulgação.

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