42ª Mostra de São Paulo divulga destaques da programação e pôster assinado por Laurie Anderson

por: Cinevitor

jacklarsmostraspUma Thurman e Matt Dillon em A Casa que Jack Construiu, de Lars von Trier.

A programação completa da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontecerá entre os dias 18 e 31 de outubro, será anunciada em breve. Enquanto isso, algumas novidades já foram anunciadas. Uma delas é o cartaz desta edição: assinado pela artista multimídia norte-americana Laurie Anderson, que trabalha com tecnologia, música, cinema e performance.

Segundo a artista, o pôster do evento destaca “um espaço feito de palavras e imagens de palavras; é como caminhar para dentro de uma história e se tornar parte dela. É uma maneira de você poder andar dentro de livros e filmes e deixar eles serem parte de sua própria história”.

Já a instalação em realidade virtual abre o novo CineSesc Anexo. Batizada de Chalkroom (quarto de giz), a obra tem coautoria do artista taiwanês Hsin-Chien Huang e exibe uma gigantesca estrutura formada por palavras, em que, como sugere o nome, desenhos e histórias fraturadas vagam pelo ar, se formam, se desfazem e são recriadas como se fossem inscrições de giz em uma lousa. A cenografia da instalação é de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

3facesmostraspBehnaz Jafari e Jafar Panahi em 3 Faces: destaque da Mostra.

Entre os filmes já anunciados, destacam-se: Assunto de Família, de Hirokazu Kore-eda, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes; o novo filme de Paul Vecchiali, Trem das Vidas ou A Viagem de Angélique (Train de vies ou les voyages d’Angélique), cineasta francês que foi homenageado com o Prêmio Leon Cakoff na Mostra do ano passado; o suspense Culpa (Den skyldige), de Gustav Möller, premiado nos festivais de Sundance e Roterdã e indicado da Dinamarca ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o drama Sofia, de Meryem Benm’Barek-Aloïsi, vencedor do prêmio de melhor roteiro na mostra Un Certain Regard, em Cannes.

Outros filmes exibidos em Cannes também farão parte da Mostra, como: A Casa que Jack Construiu, de Lars von Trier; o drama Capharnaüm, de Nadine Labaki; Em Chamas (Beoning), de Chang-dong Lee, da Coreia do Sul, vencedor do Prêmio FIPRESCI; o romance musical Verão (Leto), de Kirill Serebrennikov; o drama 3 Faces (Se rokh), de Jafar Panahi, vencedor do prêmio de melhor roteiro; e Infiltrado na Klan, de Spike Lee, vencedor do Grande Prêmio do Júri.

Conheça outros filmes já confirmados para a 42ª Mostra de São Paulo:

Boys Who Like Girls (Miehen Malli), de Inka Achté
The Chaotic Life of Nada Kadic (Kaoticni Zivot Nade Kadic), de Marta Hernaiz Pidal
Como Fernando Pessoa Salvou Portugal, de Eugène Green
O Estado Contra Mandela e os Outros (The State Against Mandela and the Others), de Nicolas Champeaux e Gilles Porte
Mochila de Chumbo (Mochila de Plomo), de Darío Mascambroni
Família Submersa (Familia Sumergida), de María Alche
Pedro e Inês: O Amor Não Descansa (Pedro e Inês), de António Ferreira
A Odisseia de Peter (Odysseya Petra), de Alexey Kuzmin-Tarasov e Anna Kolchina
El Creador de Universos, de Mercedes Dominioni
Um Noir nos Balcãs (A Balkan Noir), de Drazen Kuljanin
Um Buraco na Cabeça (Dziura w glowie), de Piotr Subbotko
Malila (Malila: The Farewell Flower), de Anucha Boonyawatana
A Peônia (La Pivoine), de Joaquin Breton
Rosas Selvagens (Dzikie róze), de Anna Jadowska
Julia e a Raposa (Julia y el Zorro), de Inés María Barrionuevo

Confira o pôster da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo:

mostrasp42poster

Fotos: Zentropa/Divulgação.

Comentários