29º Cine Ceará começa com homenagem a Karim Aïnouz e discurso de Fernanda Montenegro

por: Cinevitor

fernandakarimcearaEmoção na noite de abertura: homenagem e aplausos.

A 29ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema começou na sexta-feira, 30/08, no Cineteatro São Luiz, em uma noite que já entrou para a história do evento. Entre aplausos e muita comoção da plateia, o cineasta cearense Karim Aïnouz foi homenageado.

Primeiro, Karim subiu ao palco para receber uma placa do governador Camilo Santana e do secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba. Depois, relembrou momentos marcantes de sua carreira em um vídeo exibido com trechos de seus filmes e entrevistas.

O momento mais emocionante aconteceu quando Fernanda Montenegro apareceu no palco para entregar o troféu Eusélio Oliveira ao diretor. A atriz, que foi ovacionada pelo público, integra o elenco de A Vida Invisível, novo filme de Karim Aïnouz, que foi recentemente premiado na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, e escolhido para abrir o Cine Ceará deste ano.

No palco, Fernanda fez um discurso emocionante: “O Brasil vai dar certo. É na arte que o Brasil vai dar certo. É na arte que o Brasil dá certo”, sendo muito aplaudida pelo público. Depois de entregar o troféu, ela leu a carta que Karim enviou no início do projeto pedindo para que ela lesse o roteiro: “Eu já tinha visto Madame Satã, O Céu de Suely, Praia do Futuro e pensava: ‘Meu Deus! Que diretor!’. Aí um dia, recebo uma carta”. Ao final da leitura, foi ainda mais aplaudida ao relembrar o primeiro contato com Aïnouz.

Depois disso, Wolney Oliveira, diretor executivo do Cine Ceará, subiu ao palco para cumprimentar o homenageado, que aproveitou o momento para fazer seu discurso: “Eu queria agradecer uma pessoa que estava no começo de tudo, que é o nome desse troféu: Eusélio Oliveira. Minha mãe ligou pra ele e contou que eu queria fazer um filme e pediu uma ajuda. Hoje eu recebo esse prêmio, nesse cinema, com o maior retrato do Brasil, a coisa mais potente que temos no país hoje, que é a Fernanda. Somos todos Fernanda Montenegro”, finalizou.

Aperte o play e assista aos discursos na íntegra e os melhores momentos da homenagem:

*O CINEVITOR está em Fortaleza e você acompanha a cobertura do 29º Cine Ceará por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Chico Gadelha.

Comentários