Olhar de Cinema abre inscrições para sua 12ª edição e apresenta novidades na programação

por: Cinevitor
O público presente na edição passada

A 12ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, um dos mais importantes eventos voltados à sétima arte no Brasil, acontecerá entre os dias 14 e 22 de junho em formato híbrido com uma programação diversificada de longas e curtas-metragens inéditos no país. 

As inscrições já estão abertas para filmes de todas as tipologias e gêneros, que devem ser realizadas até o dia 10 de março pelo site oficial: “Recebemos produções independentes de todo o mundo, que passam por um processo de seleção da nossa equipe de curadoria especializada, formado por profissionais cinematográficos do Brasil e de outros países. Procuramos sempre valorizar o cinema brasileiro e paranaense, trazendo filmes inéditos, com propostas estéticas inventivas, comprometimento temático e com abordagens diversas do relacionamento humano”, comentou Antonio Gonçalves Junior, diretor do Olhar de Cinema.

Desde 2012, o festival já exibiu cerca de 900 produções e levou mais de 150 mil pessoas às salas de cinema e mais de 30 mil pessoas para as sessões on-line, valorizando o cinema independente mundial.

Algumas novidades farão parte da 12ª edição do Olhar de Cinema, como a nova composição da Mostra Competitiva, que será dividida em Competitiva Brasileira e Competitiva Internacional, em que seis longas e oito curtas inéditos serão selecionados em cada categoria. As mostras Outros Olhares e Olhares Brasil deixam de existir e a mostra Exibições Especiais passa a englobar as produções brasileiras não inéditas, que se destacaram recentemente, e que agora fica na mesma categoria de mestres do cinema.

“Para este ano, a participação do público será ainda mais importante, uma vez que o festival contará com o prêmio de melhor longa e melhor curta, em que filmes da Competitiva Internacional e da Brasileira, concorrerão entre si por meio de votação popular”, explicou Antonio.

As premiações para a Mostra Competitiva Brasileira para os longas-metragens contarão com as categorias: melhor filme, direção, roteiro, atuação, direção de arte, fotografia, som e montagem. Para os curtas, melhor filme e Prêmio Especial do Júri. Já a Mostra Competitiva Internacional contará com a premiação de melhor filme e Prêmio Especial do Júri para longas-metragens, assim como a premiação de melhor filme para os curtas.

A mostra Novos Olhares, dedicada a filmes que se destacam pela radicalidade em suas propostas estéticas, passa a fazer parte da categoria Competitiva e contará com o prêmio de melhor filme: “Com essas mudanças, o nosso objetivo é de valorizar ainda mais a participação do cinema brasileiro, deixando o festival mais simples e claro com relação a cada uma de suas mostras, além de adequá-lo às novas realidades”, finalizou o diretor.

Foto: Divulgação/Grafo Audiovisual.

Comentários