
Na segunda-feira, 15/08, quarto dia da 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado, o filme O Pastor e o Guerrilheiro, dirigido por José Eduardo Belmonte, foi exibido na mostra competitiva de longas-metragens brasileiros.
A programação no Palácio dos Festivais contou também com os curtas-metragens Tekoha, de Carlos Adriano, e Serrão, de Marcelo Lin; além do longa estrangeiro O Último Animal, de Leonel Vieira, uma coprodução entre Portugal e Brasil.
Com produção de Nilson Rodrigues e protagonizado por Johnny Massaro, O Pastor e o Guerrilheiro é inspirado em uma história real, que se passa nas décadas de 1960 e 1970, e na virada do milênio, nos últimos dias de 1999. Na trama, Juliana, interpretada por Julia Dalavia, filha ilegítima de um coronel que comete suicídio, descobre que seu pai foi torturador durante a ditadura militar no Brasil.
O elenco conta também com César Mello, Cássia Kis, Sergio Mamberti, Antônio Grassi, Ana Hartmann, Tulio Starling, Ricardo Gelli, Buda Lira, entre outros. O roteiro, que aborda temas como a Guerrilha do Araguaia, é assinado por Josefina Trotta, baseado em uma história de José Eduardo Belmonte; a fotografia é de Barbara Alvarez e a distribuição é da A2 FIlmes.
No palco do Palácio dos Festivais, Belmonte fez um discurso ao lado de vários integrantes da equipe: “Essa história me levou de volta a lugares emocionais e físicos da minha história. Eu sou estudante da UnB e reencontrei com várias situações que vivi. O filme foi feito com muito carinho e paixão. Espero que ele dialogue com vocês, assim como dois personagens muito diferentes dialogaram entre si para acharem um consenso. A história deles avançou no tempo e dialogou com outra geração que se interessou, que também é um pouco a trama dessa história”.
Para falar mais sobre o longa, conversamos com Johnny Massaro, que interpreta o guerrilheiro do título.
Aperte o play e confira:
*O CINEVITOR está em Gramado e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto.