Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, ganha trailer e data de estreia

por: Cinevitor
Taís Araujo e Alfred Enoch em cena.

Dirigido por Lázaro Ramos, o longa Medida Provisória, que chega aos cinemas no dia 14 de abril, conta com Taís Araujo, Seu Jorge e Alfred Enoch, da franquia Harry Potter e da série How to Get Away with Murder, no elenco.

O filme se passa em um futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África como forma de reparar os tempos da escravidão. Diante do cenário, o advogado Antônio, sua companheira, a médica Capitú e seu primo, o jornalista André, decidem resistir. O conflito e o amor vivido pelos personagens principais, então, viram plano de fundo para uma obra que mistura humor, drama e thriller e debate questões sociais.

O roteiro é baseado na peça teatral Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação, e foi escrito originalmente em 2011. Lázaro se apaixonou pelo texto e o adaptou para o cinema em 2015, iniciando as filmagens em 2019, em diversas locações na cidade do Rio de Janeiro. Medida Provisória conta com um grande elenco de 77 atores, entre eles: Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Emicida, Pablo Sanábio, Jéssica Ellen, Tia Má, Flávio Bauraqui e Paulo Chun.

A trilha sonora conta com direção musical de Plínio Profeta, conhecido pelo trabalho de composição em O Palhaço e O Filme da Minha Vida, que trouxe toda a carga cinematográfica para a obra. Já Rincon Sapiência e Kiko Souza, que também assinam a direção musical, trazem a sonoridade do hip hop paulista contemporâneo, com canções nas vozes de Elza Soares, Xênia França e Liniker.

Estreia de Lázaro Ramos na direção de um longa-metragem, Medida Provisória passou por diversos festivais internacionais, entre eles o SWSX, South by Southwest, e foi bem recebido pela crítica estrangeira. Ainda em 2020, o filme recebeu o troféu de melhor roteiro no Indie Memphis Film Festival, nos Estados Unidos. Em 2021, o longa venceu os prêmios de melhor direção e melhor ator, para Alfred Enoch, no Pan African Film, Festival de Huelva e no  FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa. No Brasil, recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio.

Lázaro afirma que espera sensibilizar as pessoas com entretenimento, em um filme que alerta sobre “as coisas que a gente não quer que aconteça”. O diretor ainda destaca a comparação do longa com o cenário mundial: “É uma distopia assim como tantas outras do audiovisual, entre elas The Handmaid’s Tale e Black Mirror. É um texto que veio do teatro, em 2011, pensando em um futuro impossível de acontecer. Infelizmente de lá para cá muito se assemelha a pontos da história contemporânea e, aí, a ficção, mais uma vez, se confunde com a realidade”.

Medida Provisória conta com produção de Lereby e Lata Filmes, coprodução da Globo Filmes e Melanina Acentuada, apoio do Telecine e distribuição da Elo Company e H20 Filmes.

Confira o trailer:

Foto: Divulgação/Elo Company.

Comentários