Flee: Nenhum Lugar para Chamar de Lar divulga cartaz oficial e data de estreia no Brasil

por: Cinevitor
Animação indicada ao Oscar chega ao Brasil em breve.

A premiada animação documental Flee: Nenhum Lugar para Chamar de Lar, que foi indicada em três categorias no Oscar deste ano e ganhou mais de 80 prêmios ao redor do mundo, chega aos cinemas brasileiros no dia 21 de abril com distribuição da Diamond Films.

O longa é dirigido pelo dinamarquês Jonas Poher Rasmussen, conhecido também pelo seu trabalho no documentário Searching for Bill. Além disso, conta com produção executiva dos premiados atores Riz Ahmed, de O Som do Silêncio, e Nikolaj Coster-Waldau, de Game of Thrones.

O filme traz uma história de resistência e coragem protagonizada por um homem cujo nome não pode ser revelado, para sua própria segurança e a de sua família. No longa, ele é chamado de Amin Nawabi (o qual também é creditado como roteirista da produção), um bem-sucedido acadêmico de 36 anos que planeja se casar com seu companheiro, Casper, mas que enfrenta algo pessoal que sempre o impede de concretizar a união.

Jonas, que conhece Amin desde que este chegou à Dinamarca, ainda adolescente, desconhece o seu passado e desconfia que essa possa ser a chave para explicar o comportamento do amigo, que tem dificuldades em se comprometer emocionalmente com as pessoas. É então que ele se abre para o colega e conta como sua família fugiu do Afeganistão e dos Mujahidin, conhecidos como “guerreiros santos”.

O longa acompanha a difícil trajetória da família de Amin, que ainda se manifesta como um trauma do passado que atrapalha a sua vida no presente. Flee: Nenhum Lugar para Chamar de Lar mostra desde a fuga do jovem e de seus familiares a Moscou, na Rússia, até a jornada pela Europa em busca de abrigo e de um refúgio para uma vida digna, ainda durante a adolescência.

“Ele queria compartilhar sua história para mostrar para o mundo o que é viver em constante fuga. A animação fez Amin se sentir seguro para falar sobre sua trajetória. Podíamos usar a voz real dele, e ainda assim ele estaria anônimo, o que é importante, pois sua família voltou para o Afeganistão”, destaca o diretor.

A produção foi a primeira da história a ser indicada ao Oscar de melhor animação e melhor documentário ao mesmo tempo, marcando presença também na categoria de melhor filme internacional. Além disso, foi premiada em diversos outros festivais ao redor do mundo, como o Festival Internacional de Animação de Annecy, e também no Annie Awards. No Brasil, o longa já havia sido exibido, em 2021, no 26º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

Confira o trailer de Flee: Nenhum Lugar para Chamar de Lar:

Foto: Divulgação/Diamond Films.

Comentários