Festival de Cinema de Vitória 2025: conheça os vencedores

por: Cinevitor
Marcélia Cartaxo, protagonista do curta Umbilina e Sua Grande Rival: dois prêmios

Foram anunciados nesta quinta-feira, 24/07, em cerimônia apresentada por Bel Kutner e Higor Campagnaro, no Teatro Sesc Glória, os vencedores do Troféu Vitória da 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória, o maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo.

A cerimônia de encerramento contou com uma emocionante homenagem a um dos maiores nomes da cultura brasileira, Ney Matogrosso. Como parte da homenagem, o artista recebeu o Troféu Vitória e o Caderno do Homenageado, publicação biográfica inédita, que trata da sua vida e trajetória profissional. Ney é um dos grandes nomes da música brasileira e da cultura nacional.

Ao longo de 50 anos de carreira solo, destacou-se também como ator no cinema e diretor de espetáculos musicais e teatrais, sempre reafirmando, por meio de sua arte, a liberdade e importância de ser quem se é. Em 2025, foi homenageado com o filme biográfico Homem com H, de Esmir Filho, visto por milhares de espectadores nos cinemas. Também nas telonas, um de seus papéis marcantes foi em Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha, de Helena Ignez e Ícaro C. Martins, que foi exibido na noite de encerramento do festival, após a homenagem.

Ovacionado pelo público, subiu ao palco e discursou: “Estou feliz! Vamos seguir a história, não é isso? Para mim é uma felicidade fazer parte do cinema. Desde criança sempre fui ao cinema e ficava muito impressionado com as pessoas naquela tela. Lá dentro desejava isso. Foi para mim uma felicidade mesmo. Sou da música, mas sou do cinema também. E estou disponível para ser do cinema, desde que tenha tempo livre. Fico meio envergonhado, meio travado. Mas aceito sim, muito obrigado!”. Outro momento emocionante da noite foi quando toda a plateia colocou no rosto uma máscara que fazia alusão à maquiagem usada pelo artista na época do Secos & Molhados

Sobre os premiados: na Mostra Competitiva Nacional de Longas, o grande vencedor foi a produção goiana Mambembe, de Fabio Meira, que levou o Troféu Vitória de melhor filme pelo Júri Técnico, melhor interpretação para Índia Morena e Menção Honrosa para Madonna Show. A produção capixaba O Deserto de Akin, de Bernard Lessa, ganhou o Troféu Vitória de melhor filme pelo Júri Popular e melhor fotografia para Heloísa Machado. O longa cearense Centro Ilusão, de Pedro Diogenes, venceu o Troféu Vitória de melhor direção e roteiro. O Júri Técnico da mostra foi composto pelo ator, roteirista e diretor Heraldo de Deus, pela diretora de arte Joyce Castello e pela atriz Marcélia Cartaxo.

Na Mostra Competitiva Nacional de Curtas, o vencedor do Troféu Vitória de melhor filme pelo Júri Técnico foi a produção baiana Na Volta Eu Te Encontro, de Urânia Munzanzu. O capixaba Sola, de Natália Dornelas, recebeu o Troféu Vitória de melhor filme pelo Júri Popular. Já o curta alagoano Entre Corpos levou os prêmios de melhor roteiro e direção para Mayra Costa. O Júri Técnico da mostra foi composto pela diretora Gabriela Gastal, pelo produtor audiovisual Izah Candido e pelo ator e cineasta Victor Di Marco, que também foram jurados da mostra Foco Capixaba

Também foram entregues o Troféu Vitória de melhor filme (Júri Popular e Júri Técnico) para os filmes que participaram das seguintes mostras: 15ª Mostra Quatro Estações, 14ª Mostra Foco Capixaba, 14ª Mostra Corsária, 12ª Mostra Outros Olhares, 10ª Mostra Cinema e Negritude, 10ª Mostra Mulheres no Cinema, 9ª Mostra Nacional de Videoclipes, 8ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental e 7ª Mostra Do Outro Lado.  

O júri do Prêmio Canal Brasil de Curtas elegeu A Invenção do Orum, de Paulo Sena, como o melhor filme da Mostra Competitiva Nacional de Curtas. A produção capixaba ganhou o Troféu Canal Brasil, além de uma premiação no valor de 15 mil reais. O time de jurados foi formado por Marília Barbosa (IstoÉ), Pâmela Ortiz (CineNinja) e Paulo Ernesto (AdoroCinema), que participaram da cobertura do 32º Festival de Cinema de Vitória

O Prêmio Sesc Glória, escolhido pela curadoria do Sesc, foi para o filme Mambembe, de Fabio Meira, exibido na Mostra Competitiva Nacional de Longas. O prêmio consiste no licenciamento por dois anos para exibição nos cinemas do Sesc Espírito Santo. O júri foi formado pelos produtores culturais Gabriel Albuquerque e Leandra Moreira.

O time de jurados desta 32ª edição do Festival de Vitória completou-se com: Ana Pessoa, Bertrand Lira e GG Fákọ̀làdé na mostra Quatro Estações; Margarita Hernández, Julia Martins e Leandra Moreira na mostra Mulheres no Cinema; Bertrand Lira, Maria Grijó e Mayra Alarcón na mostra Do Outro Lado | Cinema Fantástico; André Félix, Izah Candido e Tamyres Batista na mostra Cinema e Negritude; Bertrand Lira, Tião Xará e Margarita Hernández na Mostra Nacional de Cinema Ambiental; Murilo Abreu, Daniel Morelo e Silvana Ramalhete na Mostra Nacional de Videoclipes; Verônica Gomes, Bertrand Lira e Edson Ferreira na mostra Outros Olhares; e Julia Martins, Higor Campagnaro e Gabriele Stein na mostra Corsária

Vale destacar também que, ao longo de sua programação, o Festival de Cinema de Vitória prestou homenagem a dois grandes nomes da cultura brasileira que nos deixaram nos últimos dias: a cantora Preta Gil, que faleceu no domingo, 20/07, e foi homenageada por Silvero Pereira no palco (assista aqui); e a produtora Zita Carvalhosa, fundadora do Curta Kinoforum, que faleceu na terça-feira, 22/07. 

Conheça os vencedores do 32º Festival de Cinema de Vitória:

15ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS

Melhor Filme: Mambembe, de Fabio Meira (GO)
Melhor Filme | Júri Popular: O Deserto de Akin, de Bernard Lessa (ES)
Melhor Direção: Pedro Diogenes, por Centro Ilusão
Melhor Roteiro: Centro Ilusão, escrito por Pedro Diogenes
Melhor Fotografia: O Deserto de Akin, por Heloísa Machado
Melhor Contribuição Artística: Brasiliana: O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo, de Joel Zito Araújo (MG)
Melhor Interpretação: Índia Morena, por Mambembe
Menção Honrosa: Madonna Show, por Mambembe

29ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

Melhor Filme: Na Volta Eu Te Encontro, de Urânia Munzanzu (BA)
Melhor Filme | Júri Popular: Sola, de Natália Dornelas (ES)
Prêmio Especial do Júri: Fenda, de Lis Paim (CE)
Melhor Direção: Mayra Costa, por Entre Corpos
Melhor Roteiro: Entre Corpos, escrito por Mayra Costa
Melhor Fotografia: Arame Farpado, por Renato Hodja
Melhor Contribuição Artística: O Tempo é um Pássaro, de Yasmin Thayná (RJ)
Melhor Interpretação: Noélia Montanhas, por Fenda
Menção Honrosa: O Panda e o Barão, de Melina Galante (ES)

15ª MOSTRA QUATRO ESTAÇÕES
Melhor Filme: Lacraia vai Tremer, de Lá Baiano e Jadson Titanium (ES)
Melhor Filme | Júri Popular: Lacraia vai Tremer, de Lá Baiano e Jadson Titanium (ES)
Menção Honrosa: 2 de Copas, de Ana Squilanti (SP)

14ª MOSTRA FOCO CAPIXABA
Melhor Filme: Castelos de Areia, de Giuliana Zamprogno (ES)
Melhor Filme | Júri Popular: A Última Sala, de Gabriela Busato e Júlio Cesar (ES)

14ª MOSTRA CORSÁRIA
Melhor Filme: Cavaram uma Cova no Meu Coração, de Ulisses Arthur (AL)
Melhor Filme | Júri Popular: Cavaram uma Cova no Meu Coração, de Ulisses Arthur (AL)
Menção Honrosa: O Som do Trovão no Deserto, de Diego Zon (ES)

12ª MOSTRA OUTROS OLHARES
Melhor Filme: Guarapari Revisitada, de Adriana Jacobsen (ES)
Melhor Filme | Júri Popular: Manoel Loreno: Improviso e Paixão, de Enzo Rodrigues (ES)

10ª MOSTRA MULHERES NO CINEMA
Melhor Filme: Mães, de Bruna Aguiar (RJ)
Melhor Filme | Júri Popular: Mães, de Bruna Aguiar (RJ)

10ª MOSTRA CINEMA E NEGRITUDE
Melhor Filme: O Céu Não Sabe Meu Nome, de Carol AÓ (BA)
Melhor Filme | Júri Popular: Sebastiana, de Pedro de Alencar (RJ)
Menção Honrosa: Sebastiana, de Pedro de Alencar (RJ)

9ª MOSTRA NACIONAL DE VIDEOCLIPES
Melhor Filme: humanurbano: Nóis é eternidade, de Fredone Fone (Artista: MC Fredone) (ES)
Melhor Filme | Júri PopularSanto Orixá Guerreiro, de Camila Calmon, Sabrina Repollez e Jeffão (Artista: Monique Rocha) (ES)

8ª MOSTRA NACIONAL DE CINEMA AMBIENTAL
Melhor Filme: Sobre Ruínas, de Carol Benjamin (RJ)
Melhor Filme | Júri PopularPor que Morrem os Rios?, de Dandara Rust Raposo, Luiza Piroli, Maíra Fortuna, Maria Cecília Oliveira e Vanessa Baptista Simões (ES)

7ª MOSTRA DO OUTRO LADO | CINEMA FANTÁSTICO
Melhor Filme: Umbilina e Sua Grande Rival, de Marlom Meirelles (PE/PB)
Melhor Filme | Júri Popular: Umbilina e Sua Grande Rival, de Marlom Meirelles (PE/PB)
Menção Honrosa: Encontros Sobrenaturais, de Lucas Carvalho (ES)

PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS
A Invenção do Orum, de Paulo Sena (ES)

PRÊMIO SESC GLÓRIA
Mambembe, de Fabio Meira (GO)

Foto: Sergio Cardoso/Galpão Produções.

Comentários