Festival de Cannes 2019: conheça os curtas-metragens selecionados

por: Cinevitor

thevancurtacannesArben Bajraktaraj e Phénix Brossard no curta The Van, de Erenik Beqiri.

Depois de anunciar a seleção oficial com os longas, a 72ª edição do Festival de Cannes, que acontecerá entre os dias 14 e 25 de maio, revelou os curtas-metragens selecionados para a Competição Oficial e também para a mostra Cinéfondation, criada para inspirar e apoiar a próxima geração de cineastas.

Neste ano, o comitê de seleção assistiu 4.240 curtas-metragens; onze foram escolhidos: nove obras de ficção, um documentário e uma animação. Os filmes disputam a Palma de Ouro de curta-metragem, que será entregue pelo júri presidido pela cineasta francesa Claire Denis. O cineasta e roteirista israelense Eran Kolirin, a atriz franco-inglesa Stacy Martin, o diretor e roteirista grego Panos H. Koutras e o cineasta romeno Cătălin Mitulescu completam o time de jurados.

Para a 22ª edição da Cinéfondation, 17 filmes foram selecionados, dentre os 2.000 inscritos por escolas do mundo todo. A importante presença da Europa Central e Oriental destaca a vitalidade da educação cinematográfica nesses países. Seis dos curtas selecionados vêm de escolas que participam pela primeira vez.

Conheça os curtas-metragens selecionados para o Festival de Cannes 2019:

CURTAS-METRAGENS:

The Van, de Erenik Beqiri (Albânia/França)
Anna, de Dekel Berenson (Ucrânia/Israel/Reino Unido)
The Jump, de Nicolas Davenel e Vanessa Dumont (França)
The Distance Between Us and the Sky, de Vasilis Kekatos (Grécia/França)
All Inclusive, de Teemu Nikki (Finlândia)
Ingen lyssnar, de Elin Övergaard (Suécia)
And Then the Bear, de Agnès Patron (França)
Parparim, de Yona Rozenkier (Israel)
Monstruo Dios, de Agustina San Martín (Argentina)
White Echo, de Chloë Sevigny (EUA)
La Siesta, de Federico Luis Tachella (Argentina)

CINÉFONDATION:

Ambience, de Wisam Al-Jafari (Dar al-Kalima University College of Arts & Culture/Palestina)
Mano a Mano, de Louise Courvoisier (CinéFabrique/França)
Sto dvacet osm tisíc (One Hundred and Twenty-Eight Thousand), de Ondřej Erban (FAMU/República Tcheca)
Jeremiah, de Kenya Gillespie (The University of Texas at Austin/EUA)
Pura Vida, de Martin Gonda (FTF VŠMU – Film and Television Faculty, Academy of Performing Arts/Eslováquia)
Adam, de Shoki Lin (Nanyang Technological University/Singapura)
Netek (Rift), de Yarden Lipshitz Louz (Sapir College/Israel)
Solar Plexus, de David McShane (NFTS/Reino Unido)
Rosso: La vera Storia Falsa del Pescatore Clemente (Rosso: A True Lie About a Fisherman), de Antonio Messana (La Fémis/França)
Ahogy eddig (As Up To Now), de Katalin Moldovai (Budapest Metropolitan University, METU/Hungria)
Favoriten (Favourites), de Martin Monk (Filmakademie Wien/Áustria)
Roadkill, de Leszek Mozga (University of the Arts London, UAL/Reino Unido)
Duszyczka (The Little Soul), de Barbara Rupik (PWSFTviT/Polônia)
Hieu, de Richard Van (CalArts/EUA)
Bamboe, de Flo Van Deuren (RITCS/Bélgica)
SLOZHNOPODCHINENNOE (Complex Subject), de Olesya Yakovleva (St. Petersburg State University of Film and Television/Rússia)
Reonghee (Alien), de Jegwang Yeon (Korea National University of Arts/Coreia do Sul)

Foto: Origine Films & Anima Pictures/Divulgação.

Comentários