Documentário sobre Lorna Washington estreia em plataforma digital

por: Cinevitor

lornadocumentarioDocumentário premiado já está disponível. 

Ícone vivo do transformismo na cena gay carioca, Lorna Washington é conhecida por sua versatilidade, elegância e pelas opiniões polêmicas. Ela fez história em boates nos anos 1980 e 1990, como Papagaio, de Ricardo Amaral, Sótão e nos áureos tempos da Le Boy e 1140.

A militância na luta contra o preconceito e na conscientização sobre o HIV também a levaram a ser homenageada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e em diversas Paradas de Orgulho LGBTQIA+. Quando os holofotes se apagam, as câmeras revelam uma rotina curiosa. Lorna mora no Engenho da Rainha, subúrbio do Rio, e lida com um problema de saúde na perna que a levou a deixar de lado os saltos e a fazer shows num andador.

Dirigido por Rian Córdova e Leonardo Menezes, Lorna Washington – Sobrevivendo a Supostas Perdas apresenta imagens raras de bastidores de boates gays cariocas dos anos 1980, 1990 e 2000 e a história é contada por personagens próximos a Lorna, como: Rogéria, em uma de suas últimas entrevistas em vida, Alcione, Milton Cunha, Edy Star e Isabelita dos Patins.

O filme, que mostra uma artista com 42 anos de carreira e que transformou sua tragédia numa grande comédia, recebeu Menção Honrosa de melhor documentário no Rio Festival de Gênero & Sexualidade, em 2016, e foi selecionado para o Festival Vina Del Mar, em 2017.

Vale lembrar que os diretores Rian Córdova e Leonardo Menezes saíram da TV para montar um projeto de três filmes mapeando a cena LGBTQIA+: Sobrevivendo a Suposta Perdas, Filha da Lua (sobre a ativista travesti Luana Muniz) e V de Viadão (sobre ativistas de direitos humanos LGBTQIA+ de São Paulo).

Lorna Washington – Sobrevivendo a Supostas Perdas será exibido no Canal Brasil no dia 10 de agosto e também já está disponível na plataforma NOW.

Assista ao trailer:

Foto: Divulgação.

Comentários