
O Curta Caicó, festival de audiovisual da região de Seridó, no Rio Grande do Norte, já está com inscrições abertas para sua quinta edição. Entre os dias 21 de fevereiro e 13 de março, cineastas e produtores de conteúdo de todo o país poderão inscrever seus curtas-metragens.
Os filmes inscritos deverão contar com duração máxima de 20 minutos e data de finalização a partir de janeiro de 2020. O formulário para a inscrição das produções pode ser encontrado no site oficial do evento.
Criado em 2018, o Curta Caicó vem contribuindo com um cenário de efervescência cultural na região. A cada ano, o festival se consolida como uma importante vitrine para o audiovisual potiguar e nacional. Em quatro edições, o evento já recebeu mais de 2.400 inscrições de curtas-metragens de todas as regiões do país, realizou mais de 15 oficinas de cinema, além de promover debates importantes para o segmento.
“O Curta Caicó vem estimulando as pessoas a produzirem filmes e se tornarem protagonistas de suas próprias narrativas. E o Seridó é uma região de belos cenários, diversidade cultural e que conta com histórias, lendas e mitos que podem render bons roteiros”, avaliou Raildon Lucena, idealizador do festival.
O 5º Curta Caicó contará com diversas mostras audiovisuais distribuídas por localização: Nacional, Nordeste, Potiguar e Seridó, assim como mostras temáticas que homenageiam os antigos cinemas que já existiram na cidade. Neste ano, o evento será realizado no segundo semestre de 2022, em formato híbrido com sessões presenciais e virtuais.
Uma realização da Referência Comunicação, o festival foi aprovado na Lei Estadual Câmara Cascudo e busca patrocínios via renúncia fiscal. No ano passado, o evento consagrou os filmes Inabitável, de Matheus Farias e Enock Carvalho; Fale, de Lourival Andrade; Vai Melhorar, de Pedro Fiuza; e Remoinho, de Tiago A. Neves, como os grandes vencedores.
Uma das novidades desta quinta edição do Curta Caicó é a criação de uma nova categoria, voltada para jornalistas e produtores de conteúdo digital do Rio Grande do Norte. A chamada Mostra Foco RN reunirá matérias, reportagens e documentários que abordam as temáticas cultura, turismo e Rio Grande do Norte: “Com esta nova mostra, queremos estimular os profissionais da comunicação a produzirem conteúdos que mostrem o potencial turístico e cultural do nosso estado”, destacou Diego Vale, produtor executivo do festival.
Foto: Divulgação.