
Foram anunciados neste domingo, 01/08, os vencedores da segunda edição do FestCurtas Fundaj 2021 – II Festival Nacional de Curtas do Cinema da Fundação On-line, realizado pela Fundação Joaquim Nabuco, sediada no Recife, em Pernambuco.
Durante seis dias o festival exibiu 30 curtas de 14 estados e alcançou mais de 48 mil acessos e 2.800 votos do público. Os premiados receberão o Troféu FestCurtas Fundaj, em madeira, assinado pelo mestre J. Borges, xilogravurista reconhecido internacionalmente pela sua arte; os selecionados recebem certificados de participação.
Além das categorias de melhor ficção e melhor documentário, o festival entrega o Prêmio Cinemateca Pernambucana, destinado para a melhor produção local; o vencedor deste ano foi o curta Ar, de Marcelo Oliveira e William Oliveira. A trama acompanha um artista independente gay que vive isolado devido à uma ameaça mortal, enquanto tenta escapar do perigo que está cercando sua casa.
Com mais de 850 votos, o curta pernambucano Azul, de Tauana Uchôa, foi escolhido pelos internautas como o vencedor do Prêmio do Público; o filme é uma poesia visual sobre amizade e autismo. O júri também concedeu uma Menção Honrosa para Abjetas 288, de Júlia da Costa e Renata Mourão, “pela invenção narrativa e perspectiva feminina de guerrilha”.
O júri foi composto pela cineasta e continuísta Adelina Pontual, pelo produtor e realizador Chico Serra e pelo cineasta Ivan Cordeiro, ícone do Ciclo Super-8 do Recife. Todos exaltaram a qualidade dos filmes exibidos e ressaltaram a importância da segunda edição do festival por oferecer um panorama da produção brasileira de curtas-metragens.
Conheça os vencedores do FestCurtas Fundaj 2021:
MELHOR FICÇÃO
A Beleza de Rose, de Natal Portela (CE)
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Adelaide, Aqui Não Há Segunda Vez para o Erro, de Anna Zêpa (SP)
PRÊMIO CINEMATECA PERNAMBUCANA
Ar, de Marcelo Oliveira e William Oliveira (PE)
PRÊMIO DO PÚBLICO
Azul, de Tauana Uchôa (PE)
MENÇÃO HONROSA
Abjetas 288, de Júlia da Costa e Renata Mourão (SE)
Foto: Divulgação.