
Foram anunciados nesta quinta-feira, 14/07, os vencedores da sexta edição do Prêmio ABRA de Roteiro, realizado pela Abra, Associação Brasileira de Autores Roteiristas, com patrocínio do Projeto Paradiso, instituição filantrópica de apoio aos talentos do audiovisual.
Com apresentação do humorista Gui Preto, o grande homenageado deste ano foi o diretor, roteirista e produtor executivo Joel Zito Araújo. O prêmio de Roteirista do Ano, oferecido pelo Projeto Paradiso, foi entregue para Ludmila Naves e o Prêmio Abraço Excelência em Roteiro foi para Gautier Lee.
Na categoria de melhor roteiro original de filme de ficção, o longa A Mesma Parte de um Homem, escrito por Ana Johann e Alana Rodrigues, foi o grande vencedor. Já Meu Nome é Bagdá, com roteiro de Caru Alves de Souza e Josefina Trotta, foi contemplado na categoria de melhor roteiro adaptado de filme de ficção; A Última Floresta, escrito por Davi Kopenawa Yanomami e Luiz Bolognesi, conquistou o prêmio de melhor roteiro de documentário.
O Prêmio Abra de Roteiro surgiu em 2016 com a finalidade de valorizar os autores-roteiristas e ressaltar a importância do roteiro na cadeia de produção da indústria audiovisual nacional. Os premiados são escolhidos pelos próprios membros da associação, em dois turnos de votação. A cerimônia de premiação este ano voltou a ser presencial e foi realizada em São Paulo, na Cinemateca Brasileira, que recentemente reabriu suas dependências para receber o público.
Além disso, o Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.
Este foi o quarto Prêmio Paradiso oferecido para o vencedor da categoria Roteirista do Ano no Prêmio Abra de Roteiro. Em 2019, o cineasta Jorge Furtado recebeu o troféu. Em 2020, foi a vez da roteirista Rosane Svartman. Em 2021, Alice Marcone foi eleita a Roteirista do Ano.
Já o Prêmio Parceria foi entregue para o Frapa – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, considerado o primeiro e maior evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina. Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o FRAPA acontece de maneira ininterrupta desde 2013.
Confira a lista completa com os vencedores do 6º Prêmio Abra de Roteiro:
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL | FILME DE FICÇÃO
A Mesma Parte de um Homem, escrito por Ana Johann e Alana Rodrigues
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO | FILME DE FICÇÃO
Meu Nome é Bagdá, escrito por Caru Alves de Souza e Josefina Trotta; livremente inspirado na obra Bagdá, o Skatista, de Toni Brandão; script supervisor: JP Teixeira; assistente de roteiro: Azaraha Martín
MELHOR ROTEIRO | DOCUMENTÁRIO
A Última Floresta, escrito por Davi Kopenawa Yanomami e Luiz Bolognesi
MELHOR ROTEIRO | FILME DE COMÉDIA | PRÊMIO PAULO GUSTAVO
Cabras da Peste, escrito por Denis Nielsen e Vitor Brandt
MELHOR ROTEIRO | CURTA-METRAGEM
Chão de Fábrica, escrito por Nina Kopko e Tainá Muhringer
MELHOR ROTEIRO DE OBRA INFANTIL/INFANTOJUVENIL
Turma da Mônica – Lições, escrito por Thiago Dottori e Mariana Zatz; adaptado da obra Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa e inspirado na graphic novel Lições, de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi; colaboradora de roteiro: Marina Maria Iório
MELHOR ROTEIRO | SÉRIE DE FICÇÃO | DRAMA
Manhãs de Setembro (1ª temporada), escrita por Josefina Trotta, Alice Marcone, Marcelo Montenegro e Carla Meireles; baseado em ideia original de Miguel de Almeida (Prime Video)
MELHOR ROTEIRO | SÉRIE DE FICÇÃO | COMÉDIA
Lov3; criada por Felipe Braga e Rita Moraes; escrita por Rafael Lessa, Duda de Almeida, Filipe Valerim Serra e Natália Sellani; Elton de Almeida (colaborador de roteiro) (Prime Video)
MELHOR ROTEIRO | SÉRIE DOCUMENTAL
O Caso Evandro, escrito por Angelo Defanti, Arthur Warren, Ludmila Naves e Tainá Muhringer; pesquisa e colaboração de roteiro de Ivan Mizanzuk (Globoplay)
MELHOR ROTEIRO DE PROGRAMA DE REALITY OU VARIEDADES
Greg News com Gregorio Duvivier (5ª temporada), escrita por Gregorio Duvivier, Alessandra Orofino, Bruno Torturra, Denis Burgierman, Arnaldo Branco, Eduardo Branco, Luiza Miguez, Mariana Filgueiras, Carol Pires, Fernanda Mena e Amanda Célio
MELHOR ROTEIRO DE TELENOVELA
Um Lugar ao Sol; novela de Lícia Manzo; escrita com Leonardo Moreira e Rodrigo Castilho; colaboração de Carla Madeira, Cecília Giannetti, Dora Castellar e Marta Goés (Rede Globo)
PRÊMIO DA CRÍTICA
Cabeça de Nêgo, escrito por Déo Cardoso
PRÊMIO ABRAÇO | EXCELÊNCIA EM ROTEIRO
Gautier Lee
ROTEIRISTA DO ANO | PRÊMIO PARADISO
Ludmila Naves
PRÊMIO PARCERIA
Frapa – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre
ROTEIRISTA HOMENAGEADO
Joel Zito Araújo
Foto: Isabella Lanave.