
Foram anunciados nesta quarta-feira, 10/11, os vencedores da 31ª edição do Festival Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, que ao longo de oito dias exibiu uma seleção de 130 filmes com o melhor da produção mundial da safra 2020-2021.
Na cerimônia de encerramento, realizada no Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro, o diretor geral do festival, Ailton Franco, anunciou que os grandes vencedores da noite, qualificados para pleitearem uma indicação ao Oscar, foram os curtas Cantareira, dirigido por Rodrigo Ribeyro, e o internacional Trumpets in the Sky, de Rakan Mayasi, uma produção da Palestina, França, Bélgica e Líbano.
O júri da Competição Nacional foi formado por Laura Rohard, Milena Manfredini e Rodrigo Areias; já para a Competição Internacional, o time de jurados contou com Claudia Pino Saraiva, Flavia Cândida e Felipe Cataldo. Para o Prêmio Canal Brasil, o júri foi formado por Andrea Cursino, Clarissa Kurschner e Rodrigo Fonseca. Na mostra Primeiros Quadros, Carolina Rapp e Cristiana Cunha foram os jurados.
Dando os primeiros passos para a retomada da normalidade, o festival aconteceu em formato híbrido com transmissão on-line e projeções presenciais.
Conheça os vencedores do Curta Cinema 2021:
COMPETIÇÃO NACIONAL
Grande Prêmio: Cantareira, de Rodrigo Ribeyro (SP)
Prêmio Especial do Júri: Colmeia, de Maurício Chades (DF)
Melhor Direção: Jasmin Tenucci, por Céu de Agosto
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Grande Prêmio: Trumpets in The Sky, de Rakan Mayasi (Palestina)
Prêmio Especial do Júri: The Star, de Nadav Lapid (Israel/EUA)
Melhor Direção: Hessam Hamidi, por Daily Massacre in Tehran
PRIMEIROS QUADROS
Melhor Filme: Tecido Sigilo, de Lucílio Jota (RJ)
Menção Honrosa: O Andar de Cima, de Tomás Fernandes Silva (SP) e Pandelivery, de Antônio Silva Matos e Guimel Salgado (SP)
PRÊMIO CANAL BRASIL: Sideral, de Carlos Segundo (RN)
PRÊMIO DE PÚBLICO
Panorama Carioca: Entreaberta, de Bruna Amorim
Panorama Latino-Americano: Año Sabático, de David David (Colômbia)
Foto: Divulgação.