
Exibido na abertura da 57ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e na Mostra A Câmera Curiosa: Cinema e Ciência, Criaturas da Mente, nova obra do diretor Marcelo Gomes, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 08/05.
O longa-metragem acompanha a jornada do neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro para melhor entender o universo dos sonhos e do inconsciente a partir da relação do conhecimento científico e dos saberes ancestrais de povos originários e de culturas afrodescendentes, transcendendo o tradicional eurocentrismo da academia.
Sidarta Ribeiro é também professor titular e um dos fundadores do ICe-UFRN, Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além disso, é formando do Grupo Capoeira Brasil e discípulo de Mestre Caxias, sob a supervisão do Mestre Paulinho Sabiá. Como autor, escreveu os livros O Oráculo da Noite: A História e a Ciência do Sonho, Limiar: Uma Década Entre o Cérebro e a Mente, Sonho Manifesto: Dez Exercícios Urgentes de Otimismo Apocalíptico, As Flores do Bem: A Ciência e a História da Libertação da Maconha e Entendendo as Coisas.
Com imagens imersivas, que incluem trechos da própria filmografia de Marcelo Gomes, entre eles, o curta Maracatu, Maracatus, e depoimentos instigantes, Criaturas da Mente apresenta um universo onde ciência e espiritualidade se complementam, desafiando visões reducionistas e convidando o espectador a repensar sua relação com o inconsciente. O documentário chega para provocar reflexões profundas sobre o papel dos sonhos na construção de novas formas de existência e no resgate de tradições há muito negligenciadas.
“Esse documentário é o resultado de um diálogo entre cinema e ciência, justamente duas áreas que foram muito atacadas durante o governo anterior. Em um momento em que o cinema brasileiro é assistido por milhões de pessoas, eu estou aqui para dizer que o cinema brasileiro resistiu e está mais vivo que nunca”, declarou Marcelo Gomes, que também dirigiu Cinema, Aspirinas e Urubus, Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, Joaquim, Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, Paloma, Retrato de um Certo Oriente, entre outros.
Além de Sidarta Ribeiro, o documentário também traz as presenças ilustres de Mizziara de Paiva, Waldemar Magaldi, Marcelo Leite, Mãe Beth de Oxum, Mãe Lu, Ailton Krenak, Dráulio Barros de Araújo, Ana Flávia Mendonça, Gilda Gomes, Sérgio Mota Ribeiro e Adolfo Ramos.
A sinopse oficial diz: o sonho como motor da revolução humana. Esse é o mote de Sidarta Ribeiro, neurocientista brasileiro que, há 20 anos, estuda os mistérios do sonhar. No filme Criaturas da Mente, Sidarta explora como os sonhos e outras formas de acesso ao inconsciente podem transformar a experiência humana. Em sua investigação, propõe unir os saberes ancestrais dos povos originários e de origem africana no Brasil ao conhecimento científico, além de uma reavaliação científica das experiências com alucinógenos.
Com argumento e roteiro de Letícia Simões e Marcelo Gomes, Criaturas da Mente é uma produção de João Moreira Salles e Maria Carlota Bruno, da VideoFilmes, realizada em coprodução com Globo Filmes e GloboNews, em associação com a Carnaval Filmes, com distribuição da Bretz Filmes. A direção de fotografia é de Ivo Lopes Araújo com montagem de Fabian Remy; O Grivo assina a trilha sonora. O som direto é de Pedrinho Moreira e Moabe Filho; e o desenho de som e a mixagem é de Denilson Campos e Solo Áudio Estúdio.
Para falar mais sobre Criaturas da Mente, conversamos com o diretor Marcelo Gomes e com o neurocientista Sidarta Ribeiro. No bate-papo, falaram sobre a conexão entre eles, pesquisa, experiências no set de filmagem, participações especiais e bastidores.
Aperte o play e confira:
Foto: Sylara Silvério.