Cine PE 2025: Leandra Leal será homenageada com a Calunga de Ouro

por: Cinevitor
Leandra Leal: carreira consagrada no audiovisual brasileiro

O Cine PE – Festival do Audiovisual, que acontecerá entre os dias 9 e 15 de junho, vai prestar uma homenagem à atriz, diretora e produtora Leandra Leal, uma das artistas mais versáteis do audiovisual brasileiro

A cerimônia será no dia 14 de junho, no Cine Teatro do Parque, no Recife, com a entrega da Calunga de Ouro pelo conjunto da obra da artista. A noite também contará com a exibição do longa-metragem Os Enforcados, protagonizado por Leandra ao lado do pernambucano Irandhir Santos, com direção de Fernando Coimbra. As sessões da 29ª edição do Cine PE são gratuitas e abertas ao público.

Leandra Leal começou sua trajetória artística aos sete anos de idade no teatro e, logo depois, estreou na televisão ao lado da mãe, Ângela Leal, no último capítulo da primeira versão de Pantanal. Aos 13 anos, já era premiada nacional e internacionalmente por sua atuação em A Ostra e o Vento, de Walter Lima Jr., seu primeiro longa-metragem e contracenando com nomes como Lima Duarte e Fernando Torres. O filme foi exibido na segunda edição do Cine PE. Desde então, construiu uma carreira sólida, marcada por personagens icônicos e escolhas ousadas.

Entre os destaques de sua trajetória na TV, estão produções como A História de Ana Raio e Zé Trovão, Explode Coração, A Indomada, A Muralha, O Cravo e a Rosa, Senhora do Destino, As Brasileiras, Cheias de Charme, Saramandaia, Império e Justiça, série em que viveu Kellen, papel que voltou a interpretar em Justiça 2, de 2023. Também participou de séries como Aruanas e Betinho: No Fio da Navalha.

A atriz acumula mais de 25 atuações no cinema e recebeu prêmios e indicações também em prestigiados festivais nacionais, como o Prêmio Grande Otelo, Festival do Rio, Cine PE e Festival de Gramado. Leandra brilhou em obras como O Homem que Copiava, Nome Próprio, Cazuza: O Tempo Não Pára, Zuzu Angel, Bingo: O Rei das Manhãs, Mato Sem Cachorro, Chatô: O Rei do Brasil, O Lobo Atrás da Porta, entre muitos outros. Trabalhou com diretores como Jorge Furtado, Murilo Salles, Júlio Bressane, Sérgio Rezende e José Eduardo Belmonte.

Além de atuar, Leandra é diretora e produtora. Começou a dirigir com o clipe Sushi, de Tulipa Ruiz, em 2011. Dividiu a direção do curta-metragem Aquele Abraço com Carol Benjamim e Rita Toledo. Esteve à frente da direção do aclamado Divinas Divas, que ganhou o prêmio de melhor documentário pelo Júri Popular do SXSW, em Austin, nos Estados Unidos. Também foi consagrado no Festival do Rio e no Prêmio Grande Otelo com os troféus de melhor documentário e montagem para Natara Ney

Além disso, é diretora artística e criadora, além de atriz, da série A Vida Pela Frente, que estreou no Globoplay em junho de 2023. A série, assim como outros trabalhos, foi produzida pela DAZA Filmes, produtora independente que Leandra é sócia ao lado de Carol Benjamin, Maria Barreto e Rita Toledo. Leandra também está à frente, ao lado da mãe, Ângela Leal, do tradicional Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro, onde promove shows e espetáculos de artistas independentes.

Sandra Bertini, diretora do Cine PE, destaca que homenagear Leandra é reconhecer uma trajetória que mistura talento, ousadia e compromisso com a arte e a sociedade: “Leandra Leal é uma artista que atravessa gerações com autenticidade. Sua atuação vai além das telas e palcos: ela produz, dirige, escreve, e sempre com um olhar crítico e afetuoso sobre o Brasil”

Foto: Leo Lara/Universo Produção.

Comentários