
Foram anunciados nesta quinta-feira, 22/05, os vencedores da Quinzena de Cineastas, Quinzaine des Cinéastes, antes chamada de Quinzena dos Realizadores, mostra paralela ao Festival de Cannes, organizada pela La Société des réalisateurs de films (la SRF) desde 1969 e que destaca a produção anual de filmes de ficção, curtas e documentários no cenário independente e também popular.
Nesta 57ª edição, o Prêmio do Público, criado no ano passado e concedido em parceria com a Fondation Chantal Akerman, foi entregue para o iraquiano The President’s Cake (Mamlaket al-Qasab), de Hasan Hadi; o mais votado no Choix du Public pelos espectadores recebe 7.500 euros.
Entre os prêmios paralelos, o SACD, entregue pela Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques, escolheu o francês La Danse des Renards, de Valéry Carnoy. A justificativa do júri, formado por Anne Villacèque, Catherine Corsini e Delphine Gleize, diz: “Durante esta Quinzena de Cineastas, ficamos encantadas com algumas propostas fortes, ousadas e empolgantes. Nossa favorita foi um filme cuja história articula as lutas e questões da adolescência com incrível brilhantismo. É um corpo em ação, um coração que floresce, uma vitória sobre o medo, um filme protagonizado por um ator incrível e frágil, que tem a força de um James Dean. O filme é sustentado por uma perspectiva singular, um talento para escrever, dirigir e um senso magistral de enquadramento. Foi esse choque de emoções, de violência, de exaustão de corpos jovens, que nos perturbou e literalmente nos empurrou para as cordas, uma dança sagrada”.
O longa também levou outro prêmio paralelo, o Label Europa Cinemas de melhor filme europeu, que garante promoção e incentivos adicionais para que os exibidores prolonguem a exibição da obra. O júri, formado por Marie Boudon, Ditte Daugbjerg Christensen, Caro Raedts e Piotr Szczyszyk, justificou a escolha: “O filme de estreia de Valéry Carnoy é um drama agridoce e tocante sobre um jovem boxeador em um internato voltado para o esporte. Ele sofre um acidente grave e sofre tanto mental quanto fisicamente. Sua confiança é abalada, sua posição de liderança se desintegra e ele precisa reavaliar completamente sua abordagem da vida. É um filme de esporte, mas sem os clichês previsíveis de sempre. La Danse des Renards aborda a questão candente da amizade e da fragilidade entre jovens homens. Todo o elenco é excepcionalmente forte e realmente confere ao filme força e credibilidade”.
Nesta ano, o cinema brasileiro não marcou presença nas mostras competitivas. Porém, quatro curtas-metragens cearenses, realizados no projeto La Factory des Cinéastes Ceará Brasil, que teve o cineasta Karim Aïnouz como padrinho, foram exibidos na noite de abertura. Clique aqui e saiba mais.
Conheça os vencedores da Quinzena de Cineastas 2025:
PRÊMIO DO PÚBLICO | MELHOR FILME
The President’s Cake (Mamlaket al-Qasab), de Hasan Hadi (Iraque)
PRÊMIO SACD (Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques)
La Danse des Renards (Wild Foxes), de Valéry Carnoy (França/Bélgica)
LABEL CINEMA EUROPA | MELHOR FILME EUROPEU
La Danse des Renards (Wild Foxes), de Valéry Carnoy (França/Bélgica)
CARROSSE D’OR
Todd Haynes
Foto: Susy Lagrange.