BrLab 2021: conheça os projetos selecionados para a categoria BrLab CoPro

por: Cinevitor
Projeto Gente de Bem, de Cíntia Domit Bittar: selecionado.

Atualmente, o BrLab é o único evento de mercado audiovisual no Brasil que recebe projetos de toda América Latina e Península Ibérica e que agrega diferentes workshops e encontros internacionais em sua programação.

Depois de anunciar os selecionados para o laboratório de desenvolvimento de projetos de longa-metragem de ficção, chamado BrLab Features, foram revelados os projetos do BrLab CoPro, nova categoria do BrLab, que visa atender uma crescente demanda de projetos que se encontram em etapa avançada de desenvolvimento e com financiamento parcial, buscando coprodução.

A 1ª edição do BrLab CoPro acontecerá durante o BrLab, entre os dias 18 e 22 de outubro, com programação on-line por conta da pandemia de Covid-19. As atividades são dedicadas à promoção de encontros entre projetos de longa-metragem latino-americanos e profissionais do mercado internacional, potenciais coprodutores, canais, distribuidores, festivais e fundos de diversos locais do mundo.

Rafael Sampaio, diretor do BrLab, falou sobre a nova categoria: “Ao longo dos últimos anos, o BrLab já vinha promovendo encontros e rodadas de negócios para os projetos selecionados que cresceram em quantidade e interesse nas últimas edição. Ao mesmo tempo, com a interrupção de programas federais de financiamento no Brasil, e em outros países da América Latina, vimos crescer a quantidade de filmes financiados parcialmente, que não conseguem encontrar no seu país um caminho para completar todo o orçamento necessário para a produção, que geralmente reúne diferentes fontes e formas de financiamento. A criação do BrLab CoPro quer atender uma parte dessa produção represada através da promoção de encontros estratégicos de coprodução, e também com distribuidores, agentes de vendas, festivais, mercados e laboratórios que possam fortalecer os projetos e acelerar a sua realização”

Os projetos brasileiros de ficção participantes do BrLab CoPro concorrem ainda ao Prêmio Paradiso de mil dólares, que deve ser utilizado no desenvolvimento, financiamento e internacionalização do projeto. O estímulo é oferecido pelo Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio aos talentos do audiovisual nacional.

Além de reuniões individuais entre os projetos selecionados e profissionais cuidadosamente selecionados, o BrLab CoPro realizará também atividades abertas ao público, transmitidas ao vivo e promovidas em parceria com Show me the Fund, projeto realizado por Brazilian Content, Cinema do Brasil e Projeto Paradiso, que aproxima profissionais do audiovisual de fundos internacionais. O BrLab CoPro conta ainda com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Governo Britânico no Brasil para organização de algumas atividades específicas de aproximação com produtores e profissionais dos respectivos países.

Conheça os projetos selecionados para o 1º BrLab CoPro:

1989 (Argentina)
Direção: Karina Minujin
Roteiro: Diego Lerman, Karina Minujin e Paula Markovitch
Produção: Nicolás Avruj e Campo Cine

Animales (Chile)
Direção: Andrés Waissbluth
Roteiro: Alicia Scherson
Produção: Felipe Azúa, Retaguardia Filmes e Avispa Cine

A Procura de Martina (Brasil, RJ)
Direção: Márcia Faria
Roteiro: Gabriela Amaral Almeida
Produção: Rodrigo Letier, Ipanema Filmes e Kromaki

Gente de Bem (Brasil, SC)
Direção e roteiro: Cíntia Domit Bittar
Produção: Ana Paula Mendes e Novelo Filmes

Irmãos Caraíba (Brasil, SP/PE)
Direção e roteiro: Eduardo Morotó
Produção: Leonardo Mecchi, Alexandre Soares Taquary, Enquadramento Produção e Taquary Filmes

O Deserto de Akin (Brasil, ES)
Direção e roteiro: Bernard Miranda Lessa
Produção: Ursula Dart Brottel, Bernard Miranda Lessa, Ladart Filmes e Rede Filmes

Olhe para Mim (Brasil, AL)
Direção e roteiro: Rafhael Barbosa
Produção: Felipe Guimarães e La Ursa Cinematográfica

Pssica (Brasil, SP)
Direção: Quico Meirelles
Roteiro: Bráulio Mantovani e Fernando Garrido
Produção: Fernando Meirelles e Andrea Barata Ribeiro, O2 Filmes

Salomé (Brasil, PE)
Direção e roteiro: André Antônio
Produção: Dora Amorim, Júlia Machado, Thaís Vidal e Ponte Produtora

Silêncio (Brasil, SP/RJ/BA)
Direção e roteiro: Henrique Dantas
Produção: Eliane Ferreira, Muiraquitã Filmes e Hamaca Produções

Solina (Brasil, GO)
Direção: Larissa Fernandes
Roteiro: Larissa Fernandes e Cauê Brandão
Produção: Lidiana Reis, Milena Ribeiro e Panaceia Filmes

Uma História de Vingança (Brasil, SP)
Direção e roteiro: Luan Filippo Oldenbrock
Produção: Sara Silveira, Dezenove Som e Imagens

Yellow Cake (Brasil, PE)
Direção e roteiro: Tiago Melo
Produção: Leonardo Sette, Carol Ferreira e Lucinda Produtora

Foto: Divulgação/Novelo Filmes.

Comentários