
A Aceccine, Associação Cearense de Críticos de Cinema, divulgou a lista com os melhores filmes de 2021, em votação pelos profissionais associados que atuam no Ceará. A premiação levou em conta 54 obras, entre longas, médias e curtas-metragens que foram exibidas em circuitos de festivais e em estreias presenciais e/ou em streaming.
Para as categorias de melhor longa-metragem brasileiro e estrangeiro, estavam elegíveis os lançamentos comerciais entre 1º de janeiro e 31 de dezembro em circuito presencial e streaming. Já nas categorias de melhor longa-metragem cearense e melhor curta-metragem cearense e brasileiro foram consideradas, também, as produções exibidas em festivais e mostras presenciais ou virtuais.
“Todo ano mais profissionais são afiliados, então além de premiar o cinema daquele ano, também fica o compromisso para atualizar a forma como a associação está pensando coletivamente, levando em conta critérios de linguagem e de diversidade nas obras”, conta Thiago Henrique Sena, vice-presidente da gestão.
Vencedor da categoria de melhor longa-metragem cearense, A Praia do Fim do Mundo, premiado no Cine Ceará e no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, aborda a relação de pertencimento com a água em uma obra que tem como plano de fundo famílias castigadas pelas ressacas. O filme protagonizado por Marcélia Cartaxo, é dirigido por Petrus Cariry, cineasta premiado internacionalmente por obras como Mãe e Filha, A Jangada de Welles e O Barco.
Outro vencedor, desta vez na categoria de melhor longa-metragem brasileiro, A Última Floresta é um drama documental, com um pé na fabulação, que aborda as tradições indígenas vivas em um país de violências coloniais. O filme é dirigido por Luiz Bolognesi e conta também com o xamã yanomami Davi Kopenawa como roteirista.
Os curtas Sebastiana, A Gente Acaba Aqui e o longa Ataque dos Cães, filme de Jane Campion, foram outras obras premiadas pela Aceccine: “Vistos juntos, esses filmes apontam para percepções tão distantes quanto rimadas, e parciais, sobre o que foi o cinema de 2021, um ano novamente recheado de desafios para a produção e distribuição no mercado brasileiro, assim como para o trabalho crítico de estar antenado a esses movimentos”, pontua o presidente Arthur Gadelha.
A Aceccine é uma entidade sem fins lucrativos formada por jornalistas, críticos, programadores e pesquisadores do cinema do Ceará. O seu objetivo é promover a reflexão crítica, responsável e de qualidade sobre obras audiovisuais.
Conheça os melhores filmes de 2021 segundo a Aceccine:
MELHOR LONGA-METRAGEM CEARENSE
A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry
MELHOR LONGA-METRAGEM BRASILEIRO
A Última Floresta, de Luiz Bolognesi
MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO
Ataque dos Cães, de Jane Campion
MELHOR CURTA-METRAGEM CEARENSE
Sebastiana, de Cláudio Martins
MELHOR CURTA-METRAGEM BRASILEIRO
A Gente Acaba Aqui, de Everlane Moraes
Foto: Divulgação/Iluminura Filmes.