Anim!Arte 2021 exibirá 452 filmes na programação; festival será on-line

por: Cinevitor
Cena do curta catarinense Sonhos da Isah: O Baú do Papai, de João Ricardo Costa.

A 16ª edição do Festival Anim!Arte acontecerá entre os dias 24 de maio e 13 de junho com uma seleção de 452 filmes de mais de 60 países, que estarão disponíveis através da plataforma Kinow.

Pela primeira vez o festival será acessado de todo o Brasil. Estudantes e professores poderão se cadastrar por meio de um formulário na plataforma e obter acesso gratuito ao festival. Para o público em geral, o ingresso custará R$ 25,00, sendo válido para todos os dias do evento, e poderá ser adquirido no site oficial (clique aqui).

Na edição de 2021, o festival tem um recorde de mulheres: 58% dos filmes selecionados foram dirigidos ou codirigidos por animadoras. O evento também conta com animações que falam sobre a pandemia de Covid-19 pelo mundo, curtas com a temática LGBTQI+, diversidade racial e feminismo; além de filmes dedicados ao público infantil.   

Entre os curtas selecionados na categoria Filme Ambiental, destacam-se: Only a Child, criado por mais de 20 diretores de animação sob a supervisão artística de Simone Giampaolo. O filme dá forma e cor às palavras originais ditas pela canadense Severn Cullis-Suzuki, representante da ECO (Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente) na cúpula da ONU no Rio, em 1992; já Òpárá de Òsún: Quando Tudo Nasce, de Pamela Pelegrino, conta a história do Orixá das águas doces, Òsùn a deusa da fertilidade; o argentino El Árbol ya fue Plantado, de Irene Blei, também está entre os escolhidos.  

Na seleção de Culturas do Mundo Profissional um dos destaques é Girls talk about Football, da cineasta italiana Paola Sorrentino, que conta como é ser garota no mundo dos meninos. Seis meninas compartilham suas próprias experiências jogando futebol em um esporte dominado pelos homens e através de diferentes técnicas de animação exploram várias narrativas; a animação terá sua première mundial. Também na mostra aparece o mexicano El Desfile de los Ausentes, de Marcos Almada Rivero, que faz sua estreia no Brasil.  

Na categoria competitiva Estudantes Brasileiros Maxi destacam-se filmes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina; vinte e sete dos 49 curtas terão sua première mundial. Em Estudantes Internacionais Maxi, 168 filmes terão estreia mundial, brasileira ou sul-americana na 16ª edição do Festival Anim!Arte. Já na categoria Estudantes Internacionais Mini, 51 dos 72 filmes terão sua première no país.

Nos filmes infantis destacam-se: o catarinense Sonhos da Isah: O Baú do Papai, de João Ricardo Costa; o chileno Los Fantásticos Viajes de Ruka: Pez Luna, de Julián Rosenblatt; e Nana & Nilo em Dia de Sol e Chuva, de Sandro Lopes. Além das mostras competitivas, o festival também apresentará sessões retrospectivas, com curtas produzidos por alunos da UVA (Universidade Veiga de Almeida) e da Escola Parque, do Rio de Janeiro.  

O Festival Anim!Arte foi criado em 2001 e há 20 anos vem realizando mostras de filmes feitos por estudantes e para os estudantes. Nas últimas edições, recebeu mais de 3.000 inscrições e apresentou para o seu público uma seleção de curtas-metragens de animação, muitas vezes inéditos no Brasil e na América do Sul. No ano de 2019, o evento contou com mais de 4000 espectadores em onze dias. O Anim!Arte foi o primeiro festival audiovisual da América Latina a integrar o Youth Cinema Network, a mais importante rede internacional de festivais de cinema juvenil.  

Clique aqui e confira a programação completa com todos os selecionados.

Foto: Divulgação.

Comentários