In-Edit Brasil 2025: conheça os filmes brasileiros selecionados

por: Cinevitor
Maria Alcina no longa Sem Vergonha, de Rafael Saar

O In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical, divulgou os curtas e longas-metragens brasileiros selecionados para sua 17ª edição, que acontecerá entre os dias 11 e 22 de junho no CineSesc em São Paulo

O Panorama Brasileiro conta com as seções Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc, Curta um Som e Sessões Especiais. Além disso, apresenta estreias nacionais e produções inéditas dedicadas a importantes nomes e cenas da música brasileira.

Entre os destaques, filmes sobre grandes artistas como o cantor Cazuza, a sambista e militante Leci Brandão, o músico e maestro Letieres Leite (idealizador das orquestras Rumpilezz e Rumpelezzinho),  o cantor e compositor gaúcho Julio Reny, o cantor e ator paulistano Aldo Bueno, o cantor baiano Hyldon, a banda recifense Ave Sangria e o cantor e compositor Azulão, conhecido pelas festas populares em Caruaru, Pernambuco. O festival também traz títulos que exploram a trajetória de figuras cultuadas da música brasileira como Júpiter Maçã, Cachorro Grande, Maria Alcina e Toquinho.

Além dos retratos individuais, a programação mergulha em cenas musicais que marcaram época, como o hardcore brasileiro dos anos 90 e o efervescente rock produzido em Goiânia. E mais: a criação dos Afro-Sambas de Baden e Vinicius, um musical brasileiro, de repertório negro, que rodou mais de 30 países; a cultura afro-brasileira e a trajetória da soul music no Brasil; as raízes culturais e musicais amazônicas; a história da música de Porto Velho, em Rondônia; e do maior estúdio de gravação da região Nordeste, em Salvador, mapeando as múltiplas vertentes da música no país.

O festival apresenta também em Sessões Especiais o clássico A Noite do Espantalho (1974), dirigido pelo cantor, compositor, ator e cineasta Sérgio Ricardo (que quebrou o violão durante o III Festival da Música Popular Brasileira, da TV Record, em 1967) e a sessão comemorativa de 25 anos de O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas (2000), de Marcelo Luna e Paulo Caldas, sobre a história de Helinho e Garnizé (membro da banda de rap Faces do Subúrbio e líder comunitário). 

O In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical nasceu em Barcelona, na Espanha, em 2003, e acontece no Brasil desde 2009. Outros países, como Chile, Grécia, México e Holanda também realizam edições do festival. O vencedor da Competição Nacional vai ser exibido no In-Edit Barcelona 2025.

Conheça os filmes brasileiros selecionados para o In-Edit Brasil 2025:

PANORAMA BRASILEIRO

COMPETIÇÃO NACIONAL

A Última Banda de Rock, de Lírio Ferreira (RS)
Alma Negra, do Quilombo ao Baile, de Flavio Frederico (SP)
Amor e Morte em Julio Reny, de Fabrício Cantanhede (RS)
As Dores do Mundo: Hyldon, de Emílio Domingos e Felipe Rodrigues (SP/RJ)
As Travessias de Letieres Leite, de Iris de Oliveira e Day Sena (BA)
Ave Sangria, A Banda que Não Acabou, de João Cintra e Mônica Lapa (PE)
Brasiliana: O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo, de Joel Zito Araújo (RJ)
Cazuza: Boas Novas, de Nilo Romero e Roberto Moret (SP/RJ)
Os Afro-Sambas: O Brasil de Baden e Vinicius, de Emílio Domingos (RJ)
Sem Vergonha, de Rafael Saar (RJ)

MOSTRA BRASIL

Aldo Bueno: O Eterno Amanhecer, de Adriano De Luca (SP)
Goiânia Rock City, de Théo Farah (GO)
Hardcore 90, de Marcelo Fonseca e George Ferreira (SP)
Jackson: Na Batida do Pandeiro, de Marcus Vilar e Cacá Teixeira (PB/RJ)
Leci, de Anderson Lima (SP)
Mestras, de Roberta Carvalho e Aíla (PA)
O Ano em que o Frevo Não Foi pra Rua, de Mariana Soares e Bruno Mazzoco (PE)
Passarô, de Taciano Valério (PB/RJ)
Toquinho Maravilhoso, de Alejandro Berger Parrado (SP/Uruguai)
WR Discos: Uma Invenção Musical, de Nuno Penna e Maira Cristina (BA)

BRASIL.DOC

Baile Soul, de Cavi Borges (RJ)
Concerto de Quintal, de Juraci Júnior (RO)
Dino Franco, A Raiz do Sertanejo, de João Francisco Cunha (SP)
Essência Interior (Júpiter – Gross – Cascaes): 1996 – 1999, de Roberto Panarotto (RS)
O Clube da Guitarrada, de Tania Menezes (PA)
Regional Beat: Uma Antena Parabólica Fincada na Terra Vermelha, de Matuto S.A (SP)
Veraneio: Uma Antologia Negra, de Nalu Silva (SP)

CURTAS

Antonio e Manoel, de Zeca Ferreira (RJ)
Black House: Jazz é o Corre, de Amilcar Neto (SP)
Discoterra, de Gustavo Aquino dos Reis, Daniel Wierman e Arnaldo Robles (SP)
Jamming: O Ano em que Junior Marvin Morou em Goiânia, de Danilo Camilo (GO)
Jingles como Política Afetiva, de Kjetil Klette Bøhler (SP/Noruega)
Lá no Alto, de Juliana Lima (PE)
Notas da Tradição: Pífanos de Ribeira do Amparo, de Michele Menezes (BA)
Pagode do Didi, Nosso Ponto de Encontro, de Maysa Carolino (PE)
Spectros: Algum Nome, Nenhum Rosto, de Ciro Lubliner (SP)
Vamembolá, de Lucila Meirelles e Cid Campos (SP/RN)
Vollúpya, de Éri Sarmet e Jocimar Dias Jr. (RJ)
Volta Seca a Favor do Vento: Cantigas de Lampião, de Marlon Delano (SE)

SESSÕES ESPECIAIS

A Noite do Espantalho, de Sérgio Ricardo (SP/RJ)
O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas, de Marcelo Luna e Paulo Caldas (SP/PE)

Foto: André Morbach.

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