Festival de Cannes 2025: novos títulos selecionados para a 78ª edição

por: Cinevitor
Lyna Khoudri e Fatima Adoum em 13 jours, 13 nuits: fora de competição

Faltando poucos dias para sua 78ª edição, que acontecerá entre 13 e 24 de maio, o Festival de Cannes revelou os últimos títulos selecionados para este ano, entre eles, o drama de ficção científica Resurrection, de Bi Gan, que disputará a Palma de Ouro

O evento também divulgou os filmes da mostra Cinéma de la Plage, que foi criada em 2001 com a proposta de exibir ao ar livre, na praia de Macé, filmes antológicos e também títulos em estreia mundial fora de competição.

Retornando pelo segundo ano consecutivo, a Competição Imersiva foi introduzida em 2024 para celebrar novas formas de contar histórias por meio de experiências espaciais e sensoriais. Ao se libertarem da tela e da linguagem cinematográfica tradicional, as obras imersivas convidam o espectador a entrar na narrativa e, frequentemente, a interagir com ela. A Seleção Imersiva deste ano apresentará nove obras na Competição, duas não competitivas e um programa especial chamado Focus com cinco criações luxemburguesas que proporcionarão aos participantes do festival uma visão sem precedentes dos processos criativos imersivos.

Juntas, essas dezesseis propostas oferecem uma visão geral de uma linguagem em rápida evolução; da realidade virtual e realidade mista ao mapeamento de vídeo e inteligência artificial. Projetadas para serem vivenciadas em vez de visualizadas, essas obras transportam o público para mundos imaginários onde espaço, narrativa e emoção se entrelaçam. O júri da Competição Imersiva será presidido pelo cineasta francês Luc Jacquet e contará também com Laurie Anderson, Tania de Montaigne, Martha Fiennes e Tetsuya Mizuguchi.

Além disso, vale destacar que a ACID, Association du cinéma indépendant pour sa diffusion, que realiza uma mostra paralela ao Festival de Cannes, homenageará a fotojornalista palestina Fatma Hassona, protagonista do documentário selecionado Put Your Soul on Your Hand and Walk, de Sepideh Farsi, que foi morta por um míssil que atingiu sua casa, em Tuffah. Hassona assumiu como missão testemunhar o cotidiano dos habitantes de Gaza em 2025 por meio de seu trabalho e dedicação, apesar dos riscos associados à guerra no enclave palestino. Fatma Hassona é uma das inúmeras vítimas da violência que assola a região há meses.

Conheça os novos títulos selecionados para o Festival de Cannes 2025:

COMPETIÇÃO
Resurrection (Kuang ye shi dai), de Bi Gan (China/França)

FORA DE COMPETIÇÃO
13 jours, 13 nuits (13 Days 13 Nights), de Martin Bourboulon (França/Bélgica)

SESSÃO ESPECIAL
The Six Billion Dollar Man, de Eugene Jarecki (EUA)

CANNES PREMIÈRE
Ma frère, de Lise Akoka e Romane Gueret (França)

CINÉMA DE LA PLAGE
A Menina e o Ovo de Anjo (Tenshi no tamago), de Mamoru Oshii (Japão) (1985)
Ange, de Tony Gatlif (França) (2025)
Bardot, de Alain Berliner (França/Bélgica) (2025)
Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard), de Billy Wilder (EUA) (1950)
Darling: A que Amou Demais, de John Schlesinger (Reino Unido) (1965)
Duelo ao Sol (Duel in the Sun), de King Vidor (EUA) (1946)
Fervura Máxima (Lat sau san taam/Hard Boiled), de John Woo (Hong Kong) (1992)
Gângsters de Casaca (Mélodie en sous-sol), de Henri Verneuil (França/Itália) (1963)
Golpes da Vida (Les mauvais coups), de François Leterrier (França) (1961)
La légende de la palme d’or continue, de Alexis Veller (França) (2025)
Palombella rossa, de Nanni Moretti (Itália/França) (1989)
Uma Vida Oculta (A Hidden Life), de Terrence Malick (Reino Unido/Alemanha/EUA) (2019)

COMPÉTITION IMMERSIVE
Beyond the Vivid Unknown, de John Fitzgerald e Godfrey Reggio (EUA)
Fillos do Vento: A Rapa, de Brais Revalderia e María Fernanda Ordóñez Morla (Espanha/EUA)
From Dust, de Michel van der Aa (Holanda)
In the Current of Being, de Cameron Kostopoulos (EUA/França)
Lacuna, de Maartje Wegdam e Nienke Huitenga-Broeren (Holanda)
Lili, de Navid Khonsari (EUA/Reino Unido/França)
Taxi, de Yamil Rodriguez, Michael Arcos e Stephen Henderson (Reino Unido)
The Dollhouse, de Charlotte Bruneau e Dominic Desjardins (Luxemburgo/Canadá)
The Exploding Girl VR, de Caroline Poggi e Jonathan Vinel (França/Grécia)

IMMERSIVE | FORA DE COMPETIÇÃO
Chez Moi, de Victoria Yakubova e Frédéric Le Louët (França)
Trailblazer, de Eloise Singer (Reino Unido)

IMMERSIVE | FOCUS
Ceci est mon coeur, de Nicolas Blies e Stéphane Hueber-Blies (Luxemburgo/França/Canadá)
Champ de Bataille, de François Vautier (França/Luxemburgo/Bélgica)
Floating with Spirits, de Juanita Onzaga (Bélgica/Luxemburgo/Holanda)
Ito Meikyu, de Boris Labbé (França/Luxemburgo)
Oto’s Planet, de Gwenael François (Luxemburgo/Canadá/França)

Foto: Jérôme Prébois.

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