Presidido pela cineasta, roteirista e atriz americana Greta Gerwig, do sucesso mundial Barbie, o júri da 77ª edição do Festival de Cannes agora está completo. Foram anunciados nesta segunda-feira, 29/04, os nomes das personalidades da sétima arte que terão a missão de avaliar e premiar os longas-metragens em competição.
O time que escolherá o grande vencedor da Palma de Ouro, entre 22 filmes selecionados, conta com: Ebru Ceylan, atriz, diretora, roteirista e fotógrafa turca, que passou pelo festival em 1998 com o curta-metragem Kiyida, além de assinar os roteiros de Ervas Secas e A Árvore dos Frutos Selvagens; Lily Gladstone, de Assassinos da Lua das Flores, a primeira atriz de origem indígena a ser indicada ao Oscar; Eva Green, atriz francesa que se destacou em diversos filmes, entre eles, Os Sonhadores.
E mais: Nadine Labaki, atriz e cineasta libanesa, que venceu o Prêmio do Júri em Cannes com Cafarnaum; o cineasta espanhol Juan Antonio Bayona, dos sucessos A Sociedade da Neve e O Impossível; o ator italiano Pierfrancesco Favino, que já passou por Cannes com O Traidor e Nostalgia; o consagrado cineasta japonês Hirokazu Koreeda, vencedor da Palma de Ouro com Assunto de Família e premiado também por Pais e Filhos, Broker: Uma Nova Chance e Monster; e o ator e produtor francês Omar Sy, do sucesso Os Intocáveis e da série Lupin.
Além disso, anteriormente o Festival de Cannes também anunciou os integrantes do júri da mostra Un Certain Regard, que será presidido pelo ator e cineasta canadense Xavier Dolan e contará com: Maïmouna Doucouré, cineasta e roteirista francesa; Asmae El Moudir, diretora marroquina; Vicky Krieps, atriz luxemburguesa; e Todd McCarthy, crítico de cinema e cineasta americano.
Em uma premiação paralela, a Queer Palm escolhe o melhor filme LGBTQ+ do Festival de Cannes. Neste ano, o júri será presidido pelo cineasta belga Lukas Dhont e contará com: Juliana Rojas, cineasta brasileira; Sophie Letourneur, diretora francesa; Paloma Hugo Bardin, drag performer francesa; e o jornalista Jad Salfiti.
Vale lembrar que entre os longas-metragens selecionados em competição, o cinema brasileiro está na disputa pela Palma de Ouro com Motel Destino, do cineasta cearense Karim Aïnouz. O Festival de Cannes 2024 acontecerá entre os dias 14 e 25 de maio.
Foto: Patricia de Melo Moreira/Getty Images.