National Society of Film Critics: Tár, de Todd Field, é eleito o melhor filme de 2022

por: Cinevitor
Cate Blanchett em Tár: prêmio de melhor atriz

Fundada em 1966, a National Society of Film Critics é formada por importantes críticos americanos e o seu prêmio anual, que elege os melhores da sétima arte, é considerado um dos mais prestigiados da indústria cinematográfica.

Os 62 membros da NSFC, que tem Justin Chang, do Los Angeles Times, como presidente, trabalham nos principais jornais e veículos de Los Angeles, Boston, Nova York, Filadélfia e Chicago, incluindo: Wall Street Journal, New Yorker, Christian Science Monitor, NPR, Rolling Stone, Variety, TheWrap, IndieWire, Deadline, The Hollywood Reporter, Time, entre outros. 

Nesta 57ª edição, o drama Tár, dirigido por Todd Field, e que conta a história da maestrina Lydia Tár, interpretada por Cate Blanchett, foi eleito o melhor filme de 2022 pelos críticos. O segundo lugar ficou com Aftersun, de Charlotte Wells; No Bears, do cineasta iraniano Jafar Panahi, aparece na sequência.

Vale lembrar que qualquer filme que estrear nos Estados Unidos durante o ano, nos cinemas ou em plataformas de streaming, é elegível para consideração. Não há processo de nomeação e submissões não são necessárias. Porém, links podem ser enviados para os membros antes da votação.

Além disso, os prêmios foram dedicados à memória de Sheila Benson, que fez parte da National Society of Film Critics e morreu em fevereiro do ano passado: “Dedicamos esta reunião para Sheila Benson, a mais calorosa e graciosa das colegas. Como crítica de cinema do Los Angeles Times e outras publicações, ela escreveu sobre filmes com alegria contagiante e habilidade invejável. Sentimos muito sua falta”, disse o comunicado publicado durante a reunião de votação, que aconteceu neste sábado, 07/01.

Confira a lista com os melhores de 2022 segundo a National Society of Film Critics Award:

MELHOR FILME
Tár, de Todd Field (61 pontos)
2º: Aftersun, de Charlotte Wells (49 pontos)
3º: No Bears, de Jafar Panahi (32 pontos)

MELHOR DIREÇÃO
Charlotte Wells, por Aftersun (60 pontos)
2º: Park Chan-wook, por Decisão de Partir (47 pontos)
3º: Jafar Panahi, por No Bears (36 pontos)

MELHOR ATRIZ
Cate Blanchett, por Tár (59 pontos)
2º: Michelle Yeoh, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (38 pontos)
3º: Tilda Swinton, por The Eternal Daughter, e Michelle Williams, por Os Fabelmans (27 pontos)

MELHOR ATOR
Colin Farrell, por After Yang e Os Banshees de Inisherin (71 pontos)
2º: Paul Mescal, por Aftersun (55 pontos)
3º: Bill Nighy, por Living (33 pontos)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Kerry Condon, por Os Banshees de Inisherin (57 pontos)
2º: Nina Hoss, por Tár (43 pontos)
3º: Dolly de Leon, por Triângulo da Tristeza (35 pontos)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (45 pontos)
2º: Brian Tyree Henry, por Passagem (35 pontos)
3º: Barry Keoghan, por Os Banshees de Inisherin (27 pontos)

MELHOR ROTEIRO
Tár, escrito por Todd Field (61 pontos)
2º: Os Banshees de Inisherin, escrito por Martin McDonagh (42 pontos)
3º: Armageddon Time, escrito por James Gray (18 pontos)

MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO INGLESA
EO (IO), de Jerzy Skolimowski (Polônia) (43 pontos)
2º lugar: No Bears, de Jafar Panahi (Irã) (37 pontos)
3º lugar: Decisão de Partir, de Park Chan-wook (Coreia do Sul) (34 pontos)

MELHOR DOCUMENTÁRIO
All the Beauty and the Bloodshed, de Laura Poitras (46 pontos)
2º: O Último Navio Negreiro, de Margaret Brown (40 pontos)
3º: All That Breathes, de Shaunak Sen (27 pontos)

MELHOR FOTOGRAFIA
EO, por Michał Dymek (62 pontos)
2º: Não! Não Olhe!, por Hoyte van Hoytema (37 pontos)
3º: Decisão de Partir, por Kim Ji-yong (34 pontos)

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Foto: Courtesy of Focus Features.

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