FAM 2022: conheça os vencedores do 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul

por: Cinevitor
Cena do longa Boreal, de Federico Adorno: premiado.

Foram anunciados nesta quarta-feira, 28/09, no CineShow Beiramar Shopping, os vencedores da 26ª edição do FAM 2022, Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, realizado pela Associação Cultural Panvision.

Boreal, longa-metragem de ficção de Federico Adorno, uma coprodução entre Paraguai e México, e o curta brasileiro Poder Falar: Uma Autoficção, de Evandro Manchini, venceram as principais categorias do FAM 2022 e receberam o Troféu Panvision; prêmios de parceiros também foram entregues.

O idealizador do FAM, Antonio Celso dos Santos, agradeceu ao público e realizadores e destacou que o festival acontece há 26 anos em edições sempre muito potentes: “O FAM, nesses anos todos, é uma construção coletiva. Muita gente colaborou para que chegássemos hoje aqui. Me sinto muito feliz e esperamos que a cultura volte a ter um valor grande nesse país”.

Entre seis filmes da Mostra Longas (ficção e documentário), o Júri Oficial escolheu Boreal, de Federico Adorno, que denuncia e remete à dura realidade cíclica de exploração do homem e a hostilidade da natureza, segundo a justificativa do júri. Pelo júri popular, o melhor filme foi o documentário brasileiro Quando Falta o Ar, de Ana Petta e Helena Petta, que retrata o trabalho exaustivo dos profissionais do SUS durante a pandemia de Covid-19 e a necropolítica do governo em relação à doença.

Na Mostra Curtas, pelo júri popular, o vencedor foi Dois Riachões: Cacau e Liberdade, de Fellipe Abreu e Patrícia Moll. Já o filme premiado pelo Júri Oficial, Poder Falar: Uma Autoficção, de Evandro Manchini, é uma autobiografia após o diagnóstico positivo para HIV. O júri destacou a coragem do diretor em contar sua própria história pela quebra de preconceitos e destaque para a qualidade audiovisual, ao jogo de luz, linguagem inovadora e estética potente.

O prêmio do Júri Popular da primeira edição da Mostra Especial Lei Aldir Blanc, composta por filmes produzidos com recursos do auxílio emergencial, foi A Orquestra das Diretas, de Caue Nunes, e, na escolha do Júri Oficial, foi Antes de Falar de Amor, de Sarah Tavares.

O Prêmio Recam, da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul, foi para o curta O Destino da Senhora Adelaide, de Breno Alvarenga e Luiza Garcia, selecionado entre todos os curtas exibidos nas diferentes mostras, que receberá serviços de acessibilidade. O júri também concedeu destaque especial ao curta Meu Nome é Maalum, de Luísa Copetti.

Na Mostra Wip, composta por filmes em pós-produção, parte do ECM+LAB, o vencedor pelo Júri Oficial e popular foi Os Sapos, de Clara Linhart. No Rally Universitário, maratona em que 30 estudantes de diversos países realizaram cinco curtas-metragens em 100 horas, a equipe vencedora foi a Equipe 1, composta por Anderson Nicolás Peña Téllez, Flora Campana Dias de Souza, Guilherme Klabunde, Isabela Souza Campos, Johnny Polo Espinozza e Johnny Mallman, com o filme Tormento.

Depois da premiação, o longa-metragem convidado Mares do Desterro, de Sandra Alves, realizado em Florianópolis, encerrou o festival. A equipe do filme esteve presente e subiu ao palco com uma faixa que alertava sobre os dados de abuso sexual e violência, temas do filme. Foram registrados 179 mil casos de estupro no Brasil entre 2017 e 2022, desses, 35% ocorreram com crianças de até 10 anos, e 74% contra meninas.

Além disso, a sexta edição do Encontro de Coprodução do Mercosul teve a participação de 28 players e mais de 200 horas de negócios envolvendo 190 projetos, participantes do Laboratório de Projetos, Biblioteca, Pitching e reuniões. O ECM+LAB é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais, e conta com vários parceiros. 

Tiago dos Santos, produtor executivo da Panvision, destacou os resultados gerados com a realização do ECM ao mencionar a presença de filmes nas Mostras WIP e Longas este ano que foram participantes do Encontro de Mercado em edições anteriores do FAM

Novidade na 26ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, time de profissionais da imprensa de Santa Catarina formou o Júri Especial da Mostra Competitiva Curtas Catarinense: Brígida de Poli, colunista do Portal Making Of; Ed Soul, apresentador da NSC TV; Marta Gomes, apresentadora da NDTV; Romí de Liz, head de Comunicação e Programação da NSC; e Rosana Ritta, editora-executiva do ND.

O grande prêmio da noite, o melhor filme da Mostra Longas pelo Júri Oficial, foi concedido pelo realizador, diretor de fotografia, produtor e educador Bruno Risas; pela diretora catarinense, Fabi Penna; e pela diretora e produtora executiva Viviana Saavedra. Dos curtas, que inclui a Mostra Curtas, Mostra Curtas Catarinense e Mostra Especial Lei Aldir Blanc, os jurados foram: Adis Mesquita, produtora executiva na Boomerang Stream e gerente de Desenvolvimento de Projetos da empresa Matices Media; Ana Maria Rocha, jornalista, produtora e documentarista; e Mariana Toledo, repórter do site Tela Viva.

Formaram o Júri Oficial da Mostra Infantojuvenil: a produtora executiva da Belli Studio, presidente do Santacine (Sindicato da Indústria Audiovisual de SC) e representante da BRAVI no estado de SC, Aline Belli; a cineasta, roteirista e produtora, Bárbara Cariry; e a antropóloga, realizadora audiovisual e diretora executiva da Usina da Imaginação, Rita de Cácia Oenning da Silva. Na Mostra WIP, avaliando os filmes ainda em etapa de pós-produção, estavam: Denise Jancar, executiva do mercado audiovisual e distribuidora de filmes; Gustavo Castro, consultor argentino; e Lucila Frank, que atualmente trabalha na distribuidora Cinetren, também da Argentina.

O júri da Mostra Videoclipe ficou por conta de Diana Boccara, que integra o duo Couple Of Things ao lado de Leo Longo; Marcelo Mudera, comunicador, artista e produtor audiovisual de Florianópolis; e, também da capital catarinense, o professor Silvio Sato. Na Mostra Rally Universitário, composta pelos filmes produzidos pelos estudantes durante o festival, o Júri Oficial foi formado por Alejandra Marano, diretora executiva da Construir TV, diretora artística da Construir CINE e ODS LAB e mentora da Série LAB da Sanfic Industria; Leo Longo, diretor, filmmaker e showrunner; e Victor Hugo Furtado, redator e crítico do site Papo de Cinema e comentarista de cinema na Rádio União FM.

Confira a lista completa com os vencedores do FAM 2022:

MOSTRA LONGAS | FICÇÃO | DOCUMENTÁRIO

Melhor Filme | Júri Popular: Quando Falta o Ar, de Ana Petta e Helena Petta (Brasil)
Melhor Filme | Júri Oficial: Boreal, de Federico Adorno (México/Paraguai)

MOSTRA CURTAS

Melhor Filme | Júri Popular: Dois Riachões: Cacau e Liberdade, de Fellipe Abreu e Patrícia Moll (Brasil, SP)
Melhor Filme | Júri Oficial: Poder Falar: Uma Autoficção, de Evandro Manchini (Brasil, RJ)
Prêmio Especial do Júri: Keradó, de Andrés Castillo e Diego Castillo (Colômbia)

MOSTRA CURTAS CATARINENSE

Melhor Filme | Júri Popular: Artistas Invisíveis, de Nadjara Cardoso (Itajaí)
Melhor Filme | Júri Oficial: Sonido, de Gabriely Kaiser (Itajaí)
Melhor Filme | Prêmio Especial Imprensa Catarinense: Artistas Invisíveis, de Nadjara Cardoso

MOSTRA ESPECIAL LEI ALDIR BLANC

Melhor Filme | Júri Popular: A Orquestra das Diretas, de Caue Nunes (SP)
Melhor Filme | Júri Oficial: Antes de Falar de Amor, de Sarah Tavares (MG)

MOSTRA INFANTOJUVENIL

Melhor Filme | Júri Popular: Anônima, de Santiago José Asef e Alunos do CEIT Leonel de Moura Brizola de Bombinhas (Brasil, SC)
Melhor Filme | Júri Oficial: Meu Nome é Maalum, de Luísa Copetti (Brasil, RJ)

MOSTRA VIDEOCLIPES

Júri Popular: Chorar, de Karola Nunes e Pacha Ana feat. Curumin; direção: Juliana Segóvia (MT)
Júri Oficial: Pensando em Mim, de Sandyalê; direção: Raymundo Calumby (SE)

MOSTRA RALLY UNIVERSITÁRIO
Tormenta, Equipe 1 (Brasil, Florianópolis)

MOSTRA WIP (Work in Progress)
Os Sapos, de Clara Linhart (Brasil, RJ)

ECM+LAB

Prêmio Consultoria Projeto Paradiso
Ninho Tinto, de Valéria Hidalgo (Mirá Vos Audiovisual) (Brasil)

Sanfic Indústria
Fim de Ano, de Vânia Alves Lima (Têm Dendê Produções) (Brasil)

ODS Lab
Mar das Árvores, de Aletéia Selonk (Brasil)

Bolivia Lab
Pájaro Sagrado, de Walter Alvarez (Alva Films Spa) (Chile)

Sapcine
Luciano, de Juan Diego Kantor (Reina de Pike Srl) (Argentina)
Beyond Patagônia, de Manuel Fernandéz Arroyo (El Rompehielos) (Argentina)

IDA: Independent Distribution Agency
Las Tormentas Tropicales, de Florencia Antúnez (Doménica Films) (Argentina)

Foto: Divulgação.

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