
Serão abertas na próxima segunda-feira, 02/05, as inscrições para curtas e longas gaúchos da 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá entre os dias 12 e 20 de agosto. Produtores interessados têm até às 23h59 do dia 27 de maio para inscreverem suas obras na Mostra Gaúcha de Curtas e/ou Mostra de Longas-Metragens Gaúchos.
O chamado Gauchão é uma parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Esta será a 19ª vez que, juntas, as instituições irão promover uma mostra competitiva de curtas produzidos no estado. Os participantes concorrem ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema em 13 categorias.
Gramado volta a reforçar a parceria estabelecida na edição passada com a Secretaria de Estado da Cultura e com o Instituto Estadual de Cinema para a entrega do Prêmio Sedac/Iecine de longas-metragens gaúchos, um compromisso com as produções locais. Os filmes participantes concorrem ao kikito em dez categorias.
As fichas de inscrição para as mostras estão disponíveis no site oficial: clique aqui. Já as regras e critérios para participar da seleção constam nos regulamentos disponíveis no site do evento.
Com o objetivo de trazer um olhar mais plural à produção audiovisual gaúcha, a curadoria da mostra de longas-metragens gaúchos do Festival de Gramado passa a contar, neste ano, com a jornalista Carol Zatt. Mestra em Ciências da Comunicação na linha de pesquisa de Mídias e Processos Audiovisuais e especialista em Arqueologia e Patrimônio, ela se junta ao programador da Cinemateca Capitólio, Leonardo Bonfim, para a seleção dos filmes exibidos.
“Para nós é uma grande felicidade. Estamos não apenas mantendo as mostras focadas na produção audiovisual gaúcha, mas incrementando elas e dando cada vez mais visibilidade e retorno. Agradecemos às parcerias com a Assembleia Legislativa, com a Secretaria de Cultura e com o Iecine, que nos proporcionam essa manutenção. Agora, damos um passo ainda mais importante, ampliando nossa curadoria com a chegada da Carol, uma jornalista que cultiva uma longa história com Gramado e que, com certeza, chega para, ao lado do Leonardo, fazer uma seleção do tamanho e da qualidade do cinema gaúcho”, avalia Diego Scariot, gerente de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo festival.
O 50º Festival de Cinema de Gramado já se consolida como uma edição histórica, superando índices de anos anteriores e projetando uma grande ode ao cinema brasileiro e latino. Em 2022, houve um aumento de 34% no número de filmes inscritos para as mostras de curtas-metragens brasileiros, longas-metragens brasileiros e longas-metragens estrangeiros em comparação com a edição de número 49. Somam-se, também, os inscritos na mais nova mostra competitiva de longas-metragens documentais.
Ao total, foram 881 filmes inscritos: 109 longas-metragens brasileiros, 116 longas-metragens documentais, 58 longas-metragens estrangeiros e 598 curtas-metragens brasileiros. Na série histórica, computada desde 2012, os números colocam a edição como a segunda com maior número de produções inscritas. Somam-se mais de 500 horas de conteúdo a ser avaliado pela curadoria e comissão de seleção.
A organização comemora os resultados positivos e agradece pela confiança dos realizadores no evento: “Sabemos que é um momento difícil para a cadeia do audiovisual. Ter recebido esse número expressivo de inscrições reforça nosso compromisso com o setor e nos garante a confiança para realizar mais um festival. Queremos agradecer a todos os realizadores que confiaram seus filmes a Gramado. Juntos, vamos fazer uma grande homenagem ao nosso cinema e aos cinquenta anos do nosso festival”, comentou a Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto.